Logo Passei Direto
Buscar
Com base nas normas da CF acerca dos servidores públicos e de aspectos a eles relacionados, assinale a opção correta.

A Em regra, é inadmitida a acumulação de cargos e empregos públicos.
B Cada estado-membro e cada município, devido a sua autonomia, decidem livremente, em lei, o regime jurídico de seus servidores públicos.
C O prazo de validade dos concursos públicos é, em regra, de quatro anos, prorrogável uma vez, por igual período.
D Todo agente público é contratado por prazo indeterminado, não sendo admitidos no serviço público vínculos profissionais de caráter temporário.
E Eventuais acréscimos pecuniários percebidos por servidor público serão computados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas com base nas normas da Constituição Federal (CF) sobre servidores públicos: A) Em regra, é inadmitida a acumulação de cargos e empregos públicos. - Esta afirmação está correta, pois a CF, em seu artigo 37, inciso XVI, estabelece que a acumulação de cargos é, em regra, proibida, exceto em algumas situações específicas. B) Cada estado-membro e cada município, devido a sua autonomia, decidem livremente, em lei, o regime jurídico de seus servidores públicos. - Embora os estados e municípios tenham autonomia, eles devem seguir as diretrizes gerais estabelecidas pela CF, portanto, essa afirmação não é totalmente correta. C) O prazo de validade dos concursos públicos é, em regra, de quatro anos, prorrogável uma vez, por igual período. - A CF não estabelece um prazo fixo de quatro anos para a validade dos concursos, mas sim que a lei pode dispor sobre a validade, o que torna essa afirmação imprecisa. D) Todo agente público é contratado por prazo indeterminado, não sendo admitidos no serviço público vínculos profissionais de caráter temporário. - Essa afirmação é incorreta, pois a CF admite a contratação de servidores temporários em situações excepcionais. E) Eventuais acréscimos pecuniários percebidos por servidor público serão computados para fins de concessão de acréscimos ulteriores. - Essa afirmação não é precisa, pois a CF não trata especificamente dessa questão de forma tão ampla. Diante da análise, a alternativa correta é a) Em regra, é inadmitida a acumulação de cargos e empregos públicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina