Logo Passei Direto
Buscar

Botânica

Outros
Identifique e explique duas características que as células xilemáticas apresentam para manter a eficiência do transporte a longa distância (das raízes até as folhas).

User badge image
Questões Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

As células xilemáticas, responsáveis pelo transporte de água e nutrientes das raízes até as folhas, apresentam algumas características importantes para manter a eficiência desse transporte: 1. Elementos de vaso: As células xilemáticas possuem estruturas chamadas elementos de vaso, que são tubos longos e estreitos. Esses elementos permitem um fluxo contínuo de água, reduzindo a resistência ao transporte e facilitando a movimentação de grandes volumes de líquido a longas distâncias. 2. Permeabilidade e lignificação: As paredes celulares das células xilemáticas são lignificadas, o que significa que possuem lignina, uma substância que confere rigidez e impermeabilidade. Isso não só ajuda a suportar a pressão interna gerada pelo transporte de água, mas também minimiza a perda de água por evaporação, garantindo que a eficiência do transporte seja mantida. Essas características são fundamentais para o funcionamento eficaz do xilema nas plantas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A explicação do estudante para a mudança da cor da pétala de malva-rosa e sua explicação para a transmissão hereditária dessa característica estão corretas? Justifique.

Com relação à eficiência fotossintética das plantas após o deslocamento em relação àquela do ponto de origem, e considerando apenas a variação da incidência dos raios solares, é correto afirmar que

a) a eficiência fotossintética de ambas as plantas não irá se alterar se o botânico navegar para maiores latitudes, em qualquer sentido.
b) a planta do Pará apresentará maior eficiência fotossintética se o botânico navegar para maiores longitudes, em sentido leste, mas a planta do Gabão apresentará eficiência fotossintética diminuída.
c) a planta do Pará apresentará maior eficiência fotossintética se o botânico navegar para maiores longitudes, em sentido oeste, mas a planta do Gabão apresentará eficiência fotossintética diminuída.
d) ambas as plantas manterão, aproximadamente, a mesma eficiência fotossintética se o botânico navegar para maiores longitudes, tanto em sentido leste quanto para oeste.
e) ambas as plantas terão a eficiência fotossintética aumentada se o botânico navegar para maiores latitudes ao norte, mas terão a eficiência fotossintética diminuída se navegar para o sul.

Para não se perderem na floresta, João e Maria resolveram fazer marcas nas árvores pelas quais passavam. A marca consistia em cortar com uma faca um anel do tronco, na altura dos seus olhos. Na volta para casa algum tempo depois, ficaram surpresos ao observar que algumas das árvores que tinham marcado estavam morrendo. Considere o esquema do caule das árvores apresentado abaixo e assinale a alternativa que explica o que ocorreu.

-) Ao cortarem o anel das árvores, João e Maria removeram o felogênio, o que resultou na falta de produção de parênquima cortical necessário à manutenção do tronco.
-) Embora o corte tenha atingido apenas a camada 1, os troncos perderam sua proteção natural, o que levou à morte das árvores.
-) As árvores teriam sobrevivido se o corte chegasse somente até a região do câmbio, pois ficariam preservadas as estruturas essenciais a sua sobrevivência: a camada 4 e o cerne.
-) Quando foram cortadas, as árvores que estão morrendo perderam a estrutura 3, responsável pela distribuição de nutrientes.
-) Pequenos ferimentos causados na estrutura 2 já são suficientes para matar as árvores, pois essa estrutura é responsável pela proteção contra a dessecação do tronco.

Sobre a estrutura vegetal de onde foi extraído este corte, é correto afirmar que:
01. há fluxo de seiva elaborada por ela.
02. pela posição dos vasos, pode ser caule ou raiz envelhecidos.
04. nela a seiva elaborada é transportada mais externamente em relação à seiva bruta.
08. é flexível, ainda não dotada de muitas células com paredes muito espessadas.
16. em virtude de ter menor quantidade de células epidérmicas, deve ser um órgão interno.
32. a presença de células parenquimáticas indica ser um órgão com alto poder de multiplicação celular.

a) 01 e 08 são corretas.
b) 02 e 16 são corretas.
c) 01, 04 e 08 são corretas.
d) 08 e 32 são corretas.
e) 04, 16 e 32 são corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina