Logo Passei Direto
Buscar

Zoologia

Outros
Com relação ao texto, às figuras e aos múltiplos aspectos que eles suscitam, julgue os itens a seguir (certo ou errado).
A celulose, encontrada na parede celular de plantas, confere maior resistência mecânica às células vegetais.
A nomenclatura taxonômica da bactéria citada no texto sugere que esse gênero de bactérias é produtor de carboidratos.
Nos mamíferos, a celulose é digerida pela celulase, uma enzima produzida por organismos simbiônticos presentes no estômago desses animais.
A produção de celulose com o uso de bactérias, a exemplo da G. xylinus, tem impacto positivo sobre o ecossistema porque as bactérias pertencem ao grupo dos decompositores, que transformam substâncias orgânicas em substâncias minerais que retornam, por intermédio dos vegetais, ao ciclo de utilização da matéria.
User badge image
Desvendando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: 1. A celulose, encontrada na parede celular de plantas, confere maior resistência mecânica às células vegetais. Certo. A celulose é um polissacarídeo que proporciona rigidez e resistência às paredes celulares das plantas. 2. A nomenclatura taxonômica da bactéria citada no texto sugere que esse gênero de bactérias é produtor de carboidratos. Errado. A nomenclatura taxonômica não necessariamente indica que um gênero de bactérias é produtor de carboidratos, a menos que haja uma referência específica a isso. 3. Nos mamíferos, a celulose é digerida pela celulase, uma enzima produzida por organismos simbiônticos presentes no estômago desses animais. Certo. Muitos mamíferos, como ruminantes, dependem de organismos simbiônticos que produzem celulase para digerir a celulose. 4. A produção de celulose com o uso de bactérias, a exemplo da G. xylinus, tem impacto positivo sobre o ecossistema porque as bactérias pertencem ao grupo dos decompositores, que transformam substâncias orgânicas em substâncias minerais que retornam, por intermédio dos vegetais, ao ciclo de utilização da matéria. Certo. A G. xylinus é uma bactéria que produz celulose e pode contribuir para a reciclagem de nutrientes no ecossistema. Espero que isso ajude na sua análise! Se precisar de mais alguma coisa, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Estudos com fósseis de dinossauros têm elucidado a fisiologia desses animais. Tecidos macios, como os da pele e do coração, raramente são preservados em fósseis. Por isso, durante muito tempo, permaneceu a seguinte dúvida: a pele dos dinossauros era coberta por penas ou escamas? A descoberta do fóssil do dinossauro Psittacosaurus evidenciou que essa espécie de herbívoros bípedes tinha pele dura e escameada, com mais de 25 camadas de colágeno, e parecida com a de tubarões, répteis e golfinhos atuais. Pesquisadores americanos obtiveram sequências de peptídeos de ossos de um T-Rex com sessenta e oito milhões de anos e descobriram que elas faziam parte de proteínas de colágeno. Por meio de uma pesquisa da Universidade de Manchester, na Grã-Bretanha, descobriu-se que dinossauros como os da espécie Velociraptor possuíam sistema respiratório semelhante ao das aves modernas. Já o exame do primeiro fóssil de um coração de dinossauro revelou que o órgão do animal extinto era mais parecido com o de um homem que com o de um lagarto. A partir desse texto, julgue os itens a seguir (certo ou errado). • A descoberta decorrente do exame do coração fossilizado de um dinossauro dá sustento à teoria de que os dinossauros eram animais endotérmicos. • A estrutura de fibras proteicas do dinossauro Psittacosaurus, conforme descrita no texto, evidencia que a pele desse animal exercia importante função de suporte e proteção. • Os fragmentos de colágeno encontrados em fósseis de T-Rex podem ser utilizados para a obtenção de moléculas de DNA, necessárias à criação desse dinossauro por meio de técnica de clonagem. • O fato de ter sido possível obter fragmentos de proteína de colágeno de ossos de um T-Rex é evidência irrefutável de que esses ossos ainda estavam vivos.
A descoberta decorrente do exame do coração fossilizado de um dinossauro dá sustento à teoria de que os dinossauros eram animais endotérmicos.
A estrutura de fibras proteicas do dinossauro Psittacosaurus, conforme descrita no texto, evidencia que a pele desse animal exercia importante função de suporte e proteção.
Os fragmentos de colágeno encontrados em fósseis de T-Rex podem ser utilizados para a obtenção de moléculas de DNA, necessárias à criação desse dinossauro por meio de técnica de clonagem.
O fato de ter sido possível obter fragmentos de proteína de colágeno de ossos de um T-Rex é evidência irrefutável de que esses ossos ainda estavam vivos.
C C E E

Nos organismos eucariotos, o transporte de informação entre núcleo e citoplasma é um dos mecanismos mais importantes do funcionamento celular, pois a produção de proteínas é realizada no citoplasma, estando a maior parte do material genético situada no núcleo da célula e separada do citoplasma pela carioteca. No material genético, o DNA, as ligações entre as bases que constituem o eixo central da dupla hélice ajustam-se em virtude das ligações de hidrogênio que tais bases podem formar. Com relação ao transporte de informações do núcleo para o citoplasma, ao funcionamento celular como um todo e considerando a figura apresentada, que ilustra a aproximação das bases citosina e guanina, julgue os itens a seguir (certo ou errado). • Em organelas citoplasmáticas de células dos eucariotos, existem moléculas de DNA que são transmitidas por herança materna. • Para a produção da sequência primária das proteínas, processo denominado de tradução, é necessário que haja a síntese de uma molécula de RNA mensageiro, de modo que a informação genética chegue ao citoplasma e ocorra a troca de “linguagem” de ácido nucleico para peptídeo. • Na produção de proteína, há a participação de, pelo menos, três classes de RNAs: RNA mensageiro; RNA transportador; RNA ribossômico. A segunda classe transporta os aminoácidos até o ribossomo e, para cada códon, há um transportador específico.
Em organelas citoplasmáticas de células dos eucariotos, existem moléculas de DNA que são transmitidas por herança materna.
Para a produção da sequência primária das proteínas, processo denominado de tradução, é necessário que haja a síntese de uma molécula de RNA mensageiro, de modo que a informação genética chegue ao citoplasma e ocorra a troca de “linguagem” de ácido nucleico para peptídeo.
Na produção de proteína, há a participação de, pelo menos, três classes de RNAs: RNA mensageiro; RNA transportador; RNA ribossômico. A segunda classe transporta os aminoácidos até o ribossomo e, para cada códon, há um transportador específico.
C C C

Nos organismos eucariotos, o transporte de informação entre núcleo e citoplasma é um dos mecanismos mais importantes do funcionamento celular, pois a produção de proteínas é realizada no citoplasma, estando a maior parte do material genético situada no núcleo da célula e separada do citoplasma pela carioteca. No material genético, o DNA, as ligações entre as bases que constituem o eixo central da dupla hélice ajustam-se em virtude das ligações de hidrogênio que tais bases podem formar. Com relação ao transporte de informações do núcleo para o citoplasma, ao funcionamento celular como um todo e considerando a figura, que ilustra a aproximação das bases citosina e guanina, julgue os itens a seguir (certo ou errado). • A carioteca é uma barreira para a passagem de moléculas grandes, como o ácido ribonucleico. • Para que a transcrição ocorra, é necessário que a fita dupla de DNA se abra na região genômica onde se localiza o gene a ser transcrito; a fita a ser utilizada para o processo de produção do RNA é a fita molde do gene, e não o gene propriamente dito. • Nas estruturas de dupla hélice do DNA, as bases citosina e guanina podem formar, entre si, cinco ligações de hidrogênio.
A carioteca é uma barreira para a passagem de moléculas grandes, como o ácido ribonucleico.
Para que a transcrição ocorra, é necessário que a fita dupla de DNA se abra na região genômica onde se localiza o gene a ser transcrito; a fita a ser utilizada para o processo de produção do RNA é a fita molde do gene, e não o gene propriamente dito.
Nas estruturas de dupla hélice do DNA, as bases citosina e guanina podem formar, entre si, cinco ligações de hidrogênio.
E C E

Supondo-se que as células a serem doadas tenham sido coletadas da tuba uterina da doadora e mantiveram-se exatamente na fase em que se encontravam quando da ovulação, pode-se dizer que estavam em metáfase:
a) I e apresentavam n cromossomos, cada um deles com duas cromátides.
b) I e apresentavam 2n cromossomos, cada um deles com uma única cromátide.
c) II e apresentavam n cromossomos, cada um deles com uma única cromátide.
d) II e apresentavam n cromossomos, cada um deles com duas cromátides.
e) II e apresentavam 2n cromossomos, cada um deles com duas cromátides.

Mais conteúdos dessa disciplina