Logo Passei Direto
Buscar
Os direitos referentes ao trabalho, à saúde, à educação e à moradia dizem respeito aos direitos: a. Particulares. b. Individuais. c. Sociais. d. Políticos. e. Econômicos.
User badge image
Saori Iguchi

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender a classificação dos direitos. Os direitos referentes ao trabalho, à saúde, à educação e à moradia são considerados direitos que garantem condições mínimas para a dignidade humana e o bem-estar social. Analisando as alternativas: a) Particulares - Não se encaixa, pois direitos particulares geralmente se referem a relações privadas entre indivíduos. b) Individuais - Embora esses direitos possam ser exercidos por indivíduos, eles não se referem especificamente a direitos sociais. c) Sociais - Esta é a alternativa correta, pois esses direitos estão diretamente relacionados ao bem-estar social e à proteção dos cidadãos. d) Políticos - Refere-se a direitos relacionados à participação na vida política, como o direito de votar e ser votado. e) Econômicos - Embora haja uma relação, os direitos mencionados são mais amplamente classificados como sociais. Portanto, a alternativa correta é: c) Sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nos anos de 1960/1970 a categoria de assistentes sociais assumiu inquietações e insatisfações do momento histórico e direcionaram seus questionamentos ao serviço social tradicional através de um processo de revisão global nos níveis teórico, metodológico, operativo e político.
Tal processo ficou conhecido como movimento:
a. modernizador.
b. de reconceituação.
c. fenomenológico.
d. marxista.
e. reatualização.

Nas últimas décadas, o capitalismo experimentou grandes transformações. Entretanto, “nenhuma dessas transformações modificou a essência exploradora da relação capital/trabalho”, que se revela mediante:
a. as rebeliões de trabalhadores.
b. o desemprego estrutural.
c. a intensificação do trabalho.
d. o crescimento dos sindicatos.
e. as políticas focalizadas.

O que se pede a todas as profissões, não excluindo o Serviço Social, é a construção de propostas de trabalho criativas, possibilitando preservar e efetivar direitos a partir das demandas. Em suma, ser um profissional:
a . apenas executivo
b. neutro
c. alienado
d. propositivo
e. partidário

A capacidade adquirida pelo profissional de Serviço Social durante o processo de atuação de planejar e estabelecer objetivos se refere à:
a. Teoria.
b. Norma operacional.
c. Legislação.
d. Instrumentalidade.
e. Atuação.

As posturas de crítica e engajamento político que não se sustentam teoricamente nem em termos de competência profissional se referem ao:
a. Teoricismo.
b. Militantismo.
c. Praticismo.
d. Tecnicismo.
e. Conformismo.

A interação global, marcada pela quebra de fronteiras, unificação econômica, acentuação das desigualdades é uma das características:
a . Da globalização
b. Da colonização
c. Do socialismo
d. Do comunismo
e. Da social-democracia

O movimento de Reconceituação do Serviço Social emergiu na metade dos anos 1960, prolongou-se por uma década e foi, na sua especificidade, um fenômeno tipicamente latino-americano. De acordo com apontamentos de Iamamoto (1999), tal como se expressou em sua tônica dominante na América Latina, o movimento de Reconceituação representou um marco decisivo no desencadeamento:
a. da definição de objetivos claros comprometidos com a sociedade de classes postos ao Serviço Social.
b. do processo de revisão crítica do Serviço Social no continente.
c. de posições favoráveis ao rompimento com princípios marxistas orientadores do conjunto teórico profissional.
d. da configuração da prática profissional vigente até os dias atuais.
e. da tendência conservadora presente nas propostas de políticas públicas estatais.

Ao final do século XX, o debate marxista foi intensificado na produção teórica do Serviço Social. Esse debate no interior do Serviço Social procura explicitar velhas e novas tensões que se colocam à superação. Com base nessas afirmacoes, assinale a alternativa correta.
a. A formação e atuação profissional com base na perspectiva de totalidade, orientada por uma razão ontológico-instrumental e utilitária, consolida a direção do projeto ético-político do Serviço Social.
b. O recurso à tradição marxista fornece aos assistentes sociais recursos suficientes para superar a funcionalidade e limitações do exercício profissional circunscrito a um Estado neoliberal.
c. A apropriação de fundamentos marxistas no Serviço Social possibilita análises teórico-metodológicas que rompem com o pragmatismo, a departamentalização e o utilitarismo teórico-prático.
d. O recurso à tradição marxiana e marxista possibilita a compreensão da complexidade dos fenômenos contemporâneos, contribuindo para a difusão da razão pós-moderna.
e. A interlocução do Serviço Social com a tradição marxista, desde os anos de 1980, evidencia a predominância dessa perspectiva nas análises do exercício profissional, porque ela porta a determinação econômica necessária para explicar as questões sociais.

Mais conteúdos dessa disciplina