Logo Passei Direto
Buscar
A respeito da atividade financeira do Estado e suas características, assinale a única alternativa incorreta: ( ) Gerir dinheiro está para o orçamento, assim como criar dinheiro está para empréstimos públicos e obter dinheiro está para o efetivo recebimento de recurso financeiros (receita pública). ( ) A atividade financeira do Estado se manifesta por meio das despesas e receitas públicas, orçamentos públicos e empréstimos (créditos) públicos. ( ) A Administração Direta e a Indireta (autarquias, fundações públicas, sociedade de economia mista e empresas públicas) são sujeitos da atividade financeira do Estado. ( ) As características da atividade financeira do Estado são: a presença constante de uma pessoa jurídica de direito público é uma atividade de conteúdo econômico e monetário. É a instrumentalidade da atividade financeira. Ou seja, a atividade financeira é um meio para se atingir as necessidades públicas, e não um fim em si mesma, e é um instrumento essencial para a Política Econômica do país.
User badge image
Danielli Alice Botelho Da Silva

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

A alternativa incorreta é a primeira: "Gerir dinheiro está para o orçamento, assim como criar dinheiro está para empréstimos públicos e obter dinheiro está para o efetivo recebimento de recursos financeiros (receita pública)." Essa afirmação confunde os conceitos de gestão orçamentária e a criação de dinheiro, que não são diretamente comparáveis. As demais alternativas estão corretas e refletem as características da atividade financeira do Estado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ainda sobre a LOA, assinale a alternativa correta:
I – A reserva de contingência é uma dotação orçamentária específica, isto é, destinada a um determinado órgão, fundo ou despesa. II – A LOA é o orçamento propriamente dito ou o orçamento por excelência. Sua função é atender as demandas da sociedade, colocando em execução as ações de governo. III – O orçamento fiscal e de investimentos das estatais devem ser compatibilizados com o PPA e tem como função reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional. (É a função social do orçamento). O orçamento da seguridade social envolve as três áreas (saúde, previdência e assistência social). IV – A LOA compreende o orçamento fiscal, o orçamento de investimento e o orçamento de seguridade social. Cada um deles contém previsão de receita e despesas fixadas.
1. As alternativas I, III e IV estão corretas.
2. As alternativa I e IV estão corretas.
3. Todas as alternativas estão corretas.
4. As alternativas I, II e IV estão corretas.
5. Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.

Sobre Planejamento e processo orçamentário na LRF, assinale a única alternativa errada:
A LRF determinou ainda que a LOA contenha detalhamentos por meio de seus anexos: Anexo de Compatibilidade da Programação com os Objetivos e Metas Fiscais; e Anexo de Medidas de Compensação a Renúncias de Receita e ao Aumento de Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado.
1. A LRF determinou ainda que a LOA contenha detalhamentos por meio de seus anexos: Anexo de Compatibilidade da Programação com os Objetivos e Metas Fiscais; e Anexo de Medidas de Compensação a Renúncias de Receita e ao Aumento de Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado.
2. A LRF estabeleceu à LDO novos conteúdos e exigiu detalhamentos por meio de seus anexos (Anexo de Metas Fiscais, Anexo de Riscos Fiscais e, no caso da União, Anexo dos Objetivos das Políticas Monetária, Creditícia e Cambial).
3. Na LOA devem constar todas as despesas relativas à dívida pública e as receitas correspondentes a essa dívida, juntamente com as receitas e despesas relativas ao refinanciamento da dívida pública. A LRF reitera também a proibição de inclusão na LOA de dotação para investimentos com duração superior a dois exercícios financeiro que não esteja previsto no PPA ou em lei que autorize sua inclusão.
4. Incorreta: No tocante à etapa de controle do processo orçamentário, a LRF impõe o dever do Poder Legislativo de fiscalizar o cumprimento das normas da LRF diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, e pelo sistema de controle interno de cada Poder e do Ministério Público.
5. No tocante à etapa de controle do processo orçamentário, a LRF impõe o dever do Tribunal de Contas da União - TCU em acompanhar o cumprimento das operações do Banco Central do Brasil com o Tesouro Nacional.

Ainda em relação ao PPA, assinale a única alternativa errada:
A gestão do PPA consiste na articulação dos meios necessários para viabilizar a execução das políticas públicas traduzidas nos Programas Temático.
1. A gestão do PPA consiste na articulação dos meios necessários para viabilizar a execução das políticas públicas traduzidas nos Programas Temático.
2. A avaliação do PPA consiste na análise das políticas públicas e dos programas, fornecendo subsídios para eventuais ajustes em sua formulação e implementação.
3. A revisão do PPA só poderá ser feita por medida provisória ou projeto de lei de revisão, com vistas a criar ou excluir programas ou alterar redação; criar ou excluir objetivos ou alterar a sua redação; e, criar ou excluir metas e iniciativas.
4. O PPA também é passível de revisão por ser considerado um instrumento dinâmico. Geralmente, ocorre uma revisão anual até o mês de junho e uma por ocasião da edição da LOA, uma vez que os planos de trabalhos (PTs) somente podem ser inseridos na LOA se constarem no PPA.
5. O Monitoramento é a atividade estruturada que possibilita a produção, a organização e a interpretação de informações, a fim de ampliar os conhecimentos sobre a execução das políticas públicas.

Sobre a Lei Orçamentária Anual - LOA, assinale a alternativa correta:
( ) Deverá haver dotação orçamentária fixada na LOA para concessão de aumento aos servidores públicos. Além dessa atribuição, a LOA, com a vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, passou a dispor sobre outras matérias, tais como: a reserva de Contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente bruta, serão estabelecidos na LDO.
( ) Objetivo geral da LOA é prever a arrecadação de receitas e fixar a realização de despesas para o período de um ano e o objetivo específico é demonstrar a finalidade do gasto e dar transparência às contas públicas.
( ) A Lei Orçamentária Anual - LOA é um instrumento de planejamento operacional utilizado pelo governo para colocar em prática ano a ano o planejamento estratégico. Ou seja, as diretrizes, objetivos e metas do PPA e cumprir as metas e prioridades estabelecidas na LDO.
( ) A LRF determina que a LOA deve conter todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que a atenderão, constarão na Lei Orçamentária Anual.

A cerca dos princípios teóricos da tributação, assinale a alternativa incorreta:
Os princípios teóricos da tributação buscam a máxima eficiência do órgão governamental cuja competência é arrecadar receitas.
1. Os princípios teóricos da tributação buscam a máxima eficiência do órgão governamental cuja competência é arrecadar receitas.
2. São teóricos, mas são fáceis de serem operacionalizados pois sua aplicação interfere nos pilares da atividade financeira do Estado, sobretudo o orçamento e a receita.
3. Incorreta: Buscam afetar da menor maneira possível as atividades econômicas, visando uma tributação mais próxima do ideal, ao considerar um sistema de tributos, principalmente com neutralidade/eficiência e equidade.
4. Os princípios são diretrizes que visam ao bem comum que é a finalidade da atividade financeira do Estado.
5. Os principais princípios teóricos da tributação são o da neutralidade/eficiência e o da equidade.

Sobre a atividade financeira do Estado e a LRF, assinale a alternativa correta:
( ) A LRF visa normatizar aspectos da atividade financeira do Estado, através de objetivos jurídicos e fiscais, onde o primeiro objetiva solucionar os problemas das finanças públicas instituindo práticas que visem reduzir o déficit das contas públicas.
( ) A LRF estabeleceu novos conteúdos ao PPA e exigiu detalhamentos por meio de seus anexos (Anexo de Metas Fiscais, Anexo de Riscos Fiscais e, no caso da União, Anexo dos Objetivos das Políticas Monetária, Creditícia e Cambial).
( ) Um dos efeitos atribuído pela LRF ao planejamento das finanças públicas diz respeito à implementação de uma gestão fiscal por resultados, haja vista a determinação de metas fiscais constantes do anexo da LDO.

Sobre o princípio da Neutralidade/Eficiência, assinale a alternativa correta:
I – O princípio da neutralidade/eficiência expressa que a tributação não provoque a distorção de preços, não influenciando à competitividade e deve abranger todos os itens relativos ao mercado tributado, ou seja, ser aplicado de modo universal.
II – O Princípio da neutralidade afeta a eficiência nas decisões de alocação de recursos para a produção e o consumo de produtos e serviços, ao contrário, do princípio da eficiência.
III – O princípio da neutralidade prega que as decisões de produção das empresas não devem ser afetadas pelas regras da tributação. Essas decisões de produção podem estar relacionadas a quais bens e serviços serão produzidos e em que quantidade; ou ainda em que região o empreendimento será instalado.

Em relação a programação financeira, assinale a alternativa correta:
( ) As liberações de recursos serão efetivadas mediante a concessão de limites de saque à conta única do Tesouro Nacional. Os limites para pagamento de pessoal têm prioridade, e de acordo com o cronograma, serão registrados até o vigésimo dia útil de cada mês de competência da folha para os órgãos do Poder Executivo.
( ) A programação financeira se materializa por meio da Nota de Programação Financeira - PF. Esse documento permite registrar os valores constantes da Proposta de Programação Financeira - PPF, e a Programação Financeira Aprovada - PFA, envolvendo a COFIN/STN e OSPF.da folha, em conta corrente específica.
( ) Tratando-se de folha complementar, os limites serão registrados no dia 20 do mês subsequente ao de competência.

Ainda sobre a LDO, assinale a única alternativa incorreta:
O Anexo de Metas Fiscais estabelece o resultado nominal e primário. No cálculo do resultado nominal consideram-se todas as receitas e despesas, exceto as receitas e despesas de cunho financeiro. Ou seja, as receitas de aplicações financeiras e as despesas com juros e com o principal da dívida. Já no resultado primário são incluídas as receitas e despesas de cunho financeiro.
1. É na LDO que se encontram os critérios utilizados na avaliação dos programas de trabalho. É por meio da aplicação desses critérios que sabemos se os programas de trabalho estão cumprindo ou não a finalidade a que se propõem. Exemplo: critérios de avaliação de obras públicas.
2. O AMF estabelece metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultado (superávit) nominal e primário, e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.
3. A ARF avalia os passivos contingentes que são dívidas cuja existência depende de fatores imprevisíveis. São despesas que envolvem um grau de incerteza quanto à sua efetiva ocorrência. São todos os atos ou fatos que podem levar o administrador público a ter um desembolso inesperado.
4. A ARF avalia os outros riscos capazes de afetar as contas públicas, tais como: os riscos orçamentários, como a possibilidade de algumas receitas previstas na LOA não serem realizadas; e, os riscos da dívida, tais como: altas variações das taxas de juros e de câmbio em títulos vincendos.

Mais conteúdos dessa disciplina