Logo Passei Direto
Buscar
Os requisitos de existência e validade dos negócios jurídicos, e, por consequência, dos contratos, cuja disciplina depende integralmente dos conceitos trazidos pelas disposições acerca dos negócios, são: agente capaz, objeto lícito, possível, determinado ou determinável e forma prescrita ou não defesa em lei. Sobre esses requisitos, pode-se afirmar que:

a) os absolutamente incapazes poderão ser sujeitos de contrato, desde que representados, e os relativamente incapazes deverão estar assistidos.
b) os absolutamente incapazes poderão ser sujeitos de contrato, desde que assistidos, e os relativamente incapazes deverão estar representados.
c) apenas os absolutamente incapazes são incapazes de celebrar contratos.
d) os relativamente incapazes poderão celebrar contratos, desde que o façam por escritura pública.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando os requisitos de capacidade para a celebração de contratos: a) "os absolutamente incapazes poderão ser sujeitos de contrato, desde que representados, e os relativamente incapazes deverão estar assistidos." - Esta afirmação está correta, pois os absolutamente incapazes (como menores de 16 anos) precisam ser representados, enquanto os relativamente incapazes (como menores entre 16 e 18 anos) precisam de assistência. b) "os absolutamente incapazes poderão ser sujeitos de contrato, desde que assistidos, e os relativamente incapazes deverão estar representados." - Esta afirmação está incorreta, pois os absolutamente incapazes não podem celebrar contratos, mesmo com assistência. c) "apenas os absolutamente incapazes são incapazes de celebrar contratos." - Esta afirmação é incorreta, pois também existem os relativamente incapazes que têm limitações. d) "os relativamente incapazes poderão celebrar contratos, desde que o façam por escritura pública." - Esta afirmação é incorreta, pois os relativamente incapazes podem celebrar contratos, mas não necessariamente precisam fazê-lo por escritura pública. Diante da análise, a alternativa correta é a) os absolutamente incapazes poderão ser sujeitos de contrato, desde que representados, e os relativamente incapazes deverão estar assistidos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina