A oração reduzida “Antes de casar” pode ser adequadamente substituída pela seguinte oração desenvolvida: (A) “Antes de meu casamento.” (B) “Antes de que eu me case.” (C) “Antes de que eu me casasse.” (D) “Antes de que eu me casei.” (E) “Antes de eu ser casado.”
Presente em um dicionário de citações, essa frase, em linguagem figurada, significa que (A) não se pode prever a raça de uma criança. (B) é impossível adivinhar a cor da pele de uma criança. (C) desconhece-se que tipo de pessoa futura será um bebê. (D) ignora-se se um feto irá nascer saudável. (E) não se pode saber a aparência de um futuro bebê.
Essa frase se apoia em antíteses (vocábulos de sentido oposto). Assinale a opção em que ocorre o mesmo. (A) “Pobre é o povo que não se abaixa para levantar uma moeda do chão”. (B) “O ruim de ser rico é viver com pessoas ricas.” (C) “Um idiota pobre é um idiota. Um idiota rico é um rico.” (D) “Uma pessoa nunca será nem muito magra nem muito rica.” (E) “Não há nenhum grande homem para o seu criado de quarto.”
Sobre o sentido dessa frase, assinale a afirmativa correta. (A) a cultura na África é predominantemente oral. (B) os anciões africanos registram por escrito as tradições. (C) todos os anciões africanos são sábios. (D) os anciões são os protetores oficiais da cultura africana. (E) na África, as bibliotecas são raras.
A oração sublinhada equivale à seguinte oração desenvolvida: (A) “após caminhar por seus domínios”. (B) “enquanto caminhava por seus domínios”. (C) “quando em caminho por seus domínios”. (D) “ao caminhar por seus domínios”. (E) “à proporção que caminhava por seus domínios.”
Sobre os componentes dessa frase, assinale a única afirmativa inadequada. (A) A frase “Adoro crianças” entra em contradição com o restante do texto. (B) O segmento “principalmente quando choram” mostra ironia. (C) O termo “aí” tem valor de lugar. (D) O pronome “as” se refere a “crianças”. (E) O termo “embora” equivale a “para suas casas.”
As autoras propõem uma nova metodologia para o ensino nos Anos Iniciais, baseada (A) em atividades lúdicas de memorização da forma das letras e de seus sons. (B) no deslocamento da investigação do como se ensina para o que se aprende. (C) em uma metodologia para o ensino da escrita próprio para cada meio social. (D) na aquisição da escrita com ênfase na capacidade de imitação das crianças. (E) em aprimorar a qualidade do traço e a distribuição espacial das formas.
Assinale a situação de produção textual nos anos iniciais do Ensino Fundamental que não corresponde aos objetivos descritos nos PCN’s. (A) Utilizar um texto oral ou desenhos como ponto de partida para o texto escrito. (B) Propor a produção de textos em situações reais como bilhetes, listas de compras ou recados. (C) Incentivar a troca dos textos dos alunos entre si, para que percebam a si mesmos como autores. (D) Ler em voz alta contos, fábulas e outros textos presentes no quotidiano dos alunos. (E) Usar os textos produzidos pelos alunos como pretexto para correção ortográfica.