Logo Passei Direto
Buscar
Trata-se da assunção das atitudes, dos modelos de comportamento, dos valores característicos da subcultura carcerária. Estes aspectos da subcultura carcerária, cuja interiorização é inversamente proporcional às chances de reinserção na sociedade livre, têm sido examinados sob o aspecto das relações sociais e de poder, das normas, dos valores, das atitudes que presidem estas relações, como também sob o ponto de vista das relações entre os detidos e o staff da instituição penal. (BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal. 3. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2002, p. 184-185). O fenômeno retratado pelo trecho acima é chamado de:

(A) criminalização da pobreza.
(B) prisionização.
(C) direito penal do inimigo.
(D) criminologia crítica.
(E) encarceramento em massa.
User badge image
Questões para Estudantes

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Analisando o trecho apresentado, ele fala sobre a assunção de atitudes e valores da subcultura carcerária, e como isso afeta as chances de reinserção dos detidos na sociedade. O fenômeno descrito se refere à adaptação dos indivíduos ao ambiente prisional e à interiorização de comportamentos e valores que dificultam a reintegração social. Vamos analisar as alternativas: (A) criminalização da pobreza - Refere-se à forma como a pobreza é tratada pelo sistema penal, mas não aborda diretamente a subcultura carcerária. (B) prisionização - Este termo se refere exatamente ao processo de adaptação e interiorização dos valores e comportamentos da subcultura carcerária, que é o foco do trecho. (C) direito penal do inimigo - Refere-se a uma teoria que trata do tratamento diferenciado de certos indivíduos pelo sistema penal, mas não se relaciona diretamente com a subcultura carcerária. (D) criminologia crítica - É uma abordagem que analisa o crime e o sistema penal de forma crítica, mas não se refere especificamente ao fenômeno descrito. (E) encarceramento em massa - Refere-se à alta taxa de encarceramento, mas não aborda a interiorização de valores da subcultura carcerária. Diante disso, a alternativa correta que melhor se encaixa no fenômeno descrito é: (B) prisionização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No Estado Democrático de Direito a prevenção criminal é integrante da agenda federativa passando por vários setores do Poder Público, não se restringindo à Segurança Pública e ao Judiciário. Com relação à prevenção criminal, assinale a afirmativa correta:

a) A prevenção primária se orienta aos grupos que ostentam maior risco de protagonizar o problema criminal, se relacionando com a política legislativa penal e com a ação policial.
b) A prevenção secundária corresponde a estratégias de política cultural, econômica e social, atuando, por exemplo, na garantia da educação, saúde, trabalho e bem-estar social.
c) A prevenção terciária se orienta aos grupos que ostentam maior risco de protagonizar o problema criminal, se relacionando com a política legislativa penal e com a ação policial.
d) A prevenção secundária tem como destinatário o condenado, se orientando a evitar a reincidência da população presa por meio de programas reabilitadores e ressocializadores.
e) A prevenção primária corresponde a estratégias de política cultural, econômica e social, atuando, por exemplo, na garantia da educação, saúde, trabalho e bem-estar social.

Sobre a relação entre o preso e a sociedade, segundo Alessandro Baratta, é CORRETO afirmar:
a) A reinserção do preso na sociedade, após o cumprimento da pena, é assegurada a partir do momento em que, no cárcere, o preso absorve um conjunto de valores e modelos de comportamento desejados socialmente.
b) É necessário primeiro modificar os excluídos, para que eles possam voltar ao convívio social na sociedade que está apta a acolhê-los.
c) O cárcere não reflete as características negativas da sociedade, em razão do isolamento a que são submetidos os presos.
d) São relações sociais baseadas no egoísmo e na violência ilegal, no interior das quais os indivíduos socialmente mais débeis são constrangidos a papéis de submissão e de exploração.
a) A
b) B
c) C
d) D

Mais conteúdos dessa disciplina