Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
O CO2 produzido pelo metabolismo dos tecidos é, em grande parte, transportado no sangue sob a forma de bicarbonato e de ácido carbônico. em condições normais, tais compostos encontram-se na seguinte proporção: Esse sistema de transporte, cuja parte alcalina corresponde ao e a parte ácida ao constitui o principal mecanismo de manutenção do pH do sangue em 7,4. Algumas situações, como prender a respiração por tempo prolongado, podem alterar a taxa normal desses dois compostos no plasma, conforme se observa no gráfico a seguir: Indique a alteração observada no pH do sangue quando a respiração é suspensa por tempo prolongado. Justifique sua resposta, utilizando as informações do gráfico.

A alteração observada quando a respiração é suspensa por um tempo prolongado é a diminuição do pH, pois, embora a parte alcalina do sistema aumente, a parte ácida cresce em proporção maior.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

A questão aborda o transporte de CO2 no sangue e como a respiração afeta o pH do sangue. Quando a respiração é suspensa por um tempo prolongado, o CO2 se acumula no organismo, resultando em um aumento da concentração de ácido carbônico e, consequentemente, em uma diminuição do pH do sangue. A justificativa correta para a alteração observada no pH do sangue é que, embora a parte alcalina do sistema (bicarbonato) possa aumentar, a parte ácida (CO2 e ácido carbônico) cresce em proporção maior, levando à acidose. Portanto, a resposta correta é que a alteração observada quando a respiração é suspensa por um tempo prolongado é a diminuição do pH, pois a parte ácida cresce em proporção maior.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A monocultura de cana-de-açúcar, que durante muito tempo dominou a economia brasileira, pode voltar a assombrar o país. Estudo realizado pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) aponta que o Cerrado – segundo bioma mais ameaçado do Brasil – sofre os impactos da expansão da lavoura de cana-de-açúcar com vistas à produção de etanol. De acordo com a pesquisa, a ampliação do cultivo de cana em áreas prioritárias para a conservação do Cerrado compromete a biodiversidade da região, a mão de obra familiar e a produção de alimentos (...) Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo são os estados em que regiões de Cerrado com alta prioridade de conservação estão dando lugar a polos de produção de cana-de-açúcar. Os impactos ambientais provocados pela expansão das plantações são muitos. (...) A esclerose múltipla é uma patologia que ocasiona sintomas neurológicos múltiplos e está relacionada à destruição do estrato mielínico das células nervosas. Assim, o estrato mielínico ou bainha de mielina tem como função: 01) aumentar a eficiência da ação do sistema nervoso ao ampliar a velocidade de propagação do impulso ao longo do axônio dos neurônios. 02) reconhecer os dendritos dos neurônios com os quais se realizarão as interações nervosas. 03) permitir o livre trânsito de substâncias e o estabelecimento de cargas elétricas na membrana dos neurônios. 04) capturar os neurotransmissores ou mediadores químicos no processo de transmissão da informação neuronal. 05) atuar como isolante para evitar a dissipação de energia sob a forma de ATP quando ocorrem as alterações do potencial de membrana nas células nervosas.

01
02
03
04
05

Mais conteúdos dessa disciplina