Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Acerca do assunto tratado no texto e sabendo que o filósofo Arthur Schoppenhauer afirmava, em sua doutrina da vontade de viver, que os seres humanos oscilam entre os estados existenciais da dor, quando a vontade de viver não foi satisfeita, e do tédio, quando ela foi satisfeita, julgue os itens a seguir (certo ou errado). • Os níveis das substâncias associadas às manifestações descritas na tabela decorrem da interação entre os sistemas nervoso e endócrino, que são os dois sistemas de comunicação extracelular do corpo humano. • Nos indivíduos do gênero masculino, a luxúria está relacionada ao aumento de hormônio produzido por células ricas em retículo endoplasmático liso localizadas no tecido intersticial dos túbulos seminíferos. • Os hormônios associados à fase calma, duradoura e segura do relacionamento amoroso são mensageiros químicos sintetizados por células especializadas. Esses hormônios, após sua secreção, atuam em outras células-alvo. • Relacionando-se a doutrina da vontade de viver, de Schoppenhauer, com as informações apresentadas no texto e na tabela, é correto concluir que altos níveis de testosterona correspondem ao estado existencial do tédio, e altos níveis de ocitocina e vasopressina, ao estado existencial da dor.

C C C E
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações apresentadas: 1. "Os níveis das substâncias associadas às manifestações descritas na tabela decorrem da interação entre os sistemas nervoso e endócrino, que são os dois sistemas de comunicação extracelular do corpo humano." - Esta afirmação está correta. Os sistemas nervoso e endócrino realmente interagem e são responsáveis pela comunicação no corpo. 2. "Nos indivíduos do gênero masculino, a luxúria está relacionada ao aumento de hormônio produzido por células ricas em retículo endoplasmático liso localizadas no tecido intersticial dos túbulos seminíferos." - Esta afirmação também está correta. A luxúria está relacionada à testosterona, que é produzida nas células de Leydig nos testículos. 3. "Os hormônios associados à fase calma, duradoura e segura do relacionamento amoroso são mensageiros químicos sintetizados por células especializadas. Esses hormônios, após sua secreção, atuam em outras células-alvo." - Esta afirmação está correta. Hormônios como ocitocina e vasopressina são realmente mensageiros químicos que atuam em células-alvo. 4. "Relacionando-se a doutrina da vontade de viver, de Schoppenhauer, com as informações apresentadas no texto e na tabela, é correto concluir que altos níveis de testosterona correspondem ao estado existencial do tédio, e altos níveis de ocitocina e vasopressina, ao estado existencial da dor." - Esta afirmação está errada. Altos níveis de testosterona estão mais associados à busca de prazer e à luxúria, enquanto a ocitocina e a vasopressina estão mais relacionadas a sentimentos de apego e segurança, não ao estado de dor. Portanto, a sequência correta é: C C C E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Com relação às principais parasitoses ocorrentes no Brasil, analise as afirmativas e conclua.

I II 0 0 A malária e a filariose são parasitoses heteroxênicas e têm como vetor organismos distintos do reino animal, porém do mesmo gênero e classe taxonômica. Nesses casos, o homem e o mosquito alternam entre hospedeiro intermediário e definitivo.
1 1 Cisticerco e oncosfera são estágios do ciclo de vida do parasita Taenia solium. Na teníase, o homem se contamina com o cisticerco e, na cisticercose, com a oncosfera. O homem é o hospedeiro definitivo na teníase, e passa a ser hospedeiro intermediário na cisticercose.
2 2 A ancilostomíase, ou "amarelão", causada pelo Ancylostoma duodenale, é uma verminose intestinal. O Ancylostoma braziliensis, ou larva migrans, causa prurido e irritação na pele. A profilaxia para ambos os casos consiste em não andar descalço em areia contaminada.
3 3 A ascaridíase é uma verminose causada pelo Ascaris lumbricoides ou pelo Necator americanus, sendo o primeiro mais comum em nossa região. O saneamento básico consiste numa medida profilática importante no combate a essa verminose, além de cuidados como: lavar frutas e verduras, beber água fervida ou filtrada e promover saneamento básico.
4 4 A transmissão do parasita do mal de Chagas ocorre quando o barbeiro, ao picar o homem, defeca e libera as formas infestantes do Trypanosoma cruzi. Quando a pessoa se coça, introduz os tripanossomos no local da picada. A contaminação também pode ocorrer em transfusões sanguíneas. O mal de Chagas pode ser congênito.

a) Considerando o imperdoável erro de a geopolítica ter negado a Minas Gerais um tiquinho de mar, apresente um filo de invertebrados atuais que não tem representantes naturais (não ocorre naturalmente) no território mineiro. b) Por outro lado, as planárias têm representantes marinhos, de água doce e terrestres, e alguns desses podem ser encontrados em Minas Gerais. Uma característica distintiva da planária é seu sistema urinário (excretor), composto por células – flama ou solenócitos. Descreva essa estrutura e explique qual o seu papel no processo de excreção. c) Na grande maioria, os invertebrados marinhos são isosmóticos (ou isotônicos) em relação ao meio. Os peixes marinhos (ou de água doce), ao contrário, são obrigados a osmorregular, com gasto energético. Por que um peixe ósseo marinho precisa osmorregular e como ele realiza esse processo? Gabarito: (Resolução oficial) a) O filo Echinodermata não tem representantes terrestres ou límnicos, portanto, não ocorre em Minas Gerais. b) A célula excretora pode ter um único flagelo muito longo (solenócito) ou um feixe deles (célula-flama). Sua função é eliminar água e excreções nela dissolvidas, principalmente sais e produtos nitrogenados, expulsos para a superfície pelos batimentos dos flagelos. c) A concentração salina interna do peixe ósseo marinho é inferior à da água do mar (são hiposmóticos ou hipotônicos). A água perdida, principalmente por difusão (osmose), é reposta por ingestão, e o excesso de sal (NaCl) excretado mormente pelas brânquias.

Mais conteúdos dessa disciplina