Logo Passei Direto
Buscar
Mitocôndrias estão relacionadas com o processo de respiração celular e são encontradas em maior número em células que apresentam grande atividade metabólica. Mitocôndrias são organelas que apresentam dupla membrana. A membrana mais interna da mitocôndria forma as cristas mitocondriais. A afirmação de que a herança mitocondrial humana é sempre materna:

a. procede porque somente o núcleo do espermatozoide penetra no óvulo.
b. não procede porque a célula ovo não contém mitocôndrias.
c. não procede porque todo o corpo do espermatozoide penetra no óvulo.
d. procede porque as mitocôndrias do embrião são provenientes do espermatozoide.
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta sobre a herança mitocondrial, é importante entender como as mitocôndrias são transmitidas de uma geração para outra. As mitocôndrias são herdadas principalmente da mãe, pois, durante a fertilização, apenas o núcleo do espermatozoide penetra no óvulo, enquanto as mitocôndrias do espermatozoide geralmente não são transmitidas. Vamos analisar as alternativas: a) procede porque somente o núcleo do espermatozoide penetra no óvulo. - Esta afirmação é verdadeira, pois realmente é o núcleo que entra no óvulo, e as mitocôndrias do espermatozoide não são geralmente herdadas. b) não procede porque a célula ovo não contém mitocôndrias. - Esta afirmação é falsa, pois o óvulo contém mitocôndrias. c) não procede porque todo o corpo do espermatozoide penetra no óvulo. - Esta afirmação é falsa, pois apenas o núcleo do espermatozoide penetra. d) procede porque as mitocôndrias do embrião são provenientes do espermatozoide. - Esta afirmação é falsa, pois as mitocôndrias do embrião vêm do óvulo. Portanto, a alternativa correta é: a) procede porque somente o núcleo do espermatozoide penetra no óvulo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Brasil é o maior exportador de café no mercado mundial e ocupa a segunda posição, entre os países consumidores da bebida. O Brasil responde por um terço da produção mundial de café, o que o coloca como maior produtor mundial, posto que detém há mais de 150 anos. Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a cafeicultura brasileira é uma das mais exigentes do mundo, em relação às questões sociais e ambientais, e há uma preocupação em se garantir a produção de um café sustentável. Alguns pesquisadores admitem que a espécie Coffea arabica tenha se originado na Etiópia, a partir da hibridização natural entre duas espécies ancestrais: Coffea eugenioides (2n = 22 cromossomos) e Coffea canephora (2n = 22 cromossomos). No híbrido resultante, teria havido uma duplicação do número de cromossomos (poliploidização): em uma das divisões celulares, as cromátides de todos os cromossomos, ao invés de migrarem cada uma delas para ambas as células-filhas, teriam permanecido na mesma célula. Deste modo, originou-se um novo ramo, ou uma nova planta, tetraplóide. Esta nova planta é a Coffea arabica, que hoje cultivamos e que tem importante papel em nossa economia. A partir destas informações, é possível dizer que o número de cromossomos: no gameta da espécie C. eugenioides, no gameta da espécie C. canephora e na célula somática e no gameta de C. arábica são, respectivamente:

a. 11, 11, 44 e 22.
b. 22, 22, 88 e 44.
c. 22, 22, 44 e 22.
d. 11, 11, 22 e 11

Mais conteúdos dessa disciplina