Logo Passei Direto
Buscar
O uso intenso das águas subterrâneas sem planejamento tem causado sérios prejuízos à sociedade, ao usuário e ao meio ambiente. Em várias partes do mundo, percebe-se que a exploração de forma incorreta tem levado a perdas do próprio aquífero. No texto, apontam-se dificuldades associadas ao uso de um importante recurso natural. Um problema derivado de sua utilização e uma respectiva causa para sua ocorrência são:

a) Contaminação do aquífero — Contenção imprópria do ingresso direto de água superficial.
b) Intrusão salina — Extração reduzida da água doce do subsolo.
c) Superexploração de poços — Construção ineficaz de captações subsuperficiais.
d) Rebaixamento do nível da água — Bombeamento do poço equivalente à reposição natural.
e) Encarecimento da exploração sustentável — Conservação da cobertura vegetal local.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao problema do uso intenso das águas subterrâneas e suas causas: a) Contaminação do aquífero — Contenção imprópria do ingresso direto de água superficial. - A contaminação pode ocorrer, mas a causa mencionada não é a mais comum. b) Intrusão salina — Extração reduzida da água doce do subsolo. - A intrusão salina geralmente ocorre devido à extração excessiva de água doce, não reduzida. c) Superexploração de poços — Construção ineficaz de captações subsuperficiais. - A superexploração é um problema, mas a construção ineficaz não é a causa direta. d) Rebaixamento do nível da água — Bombeamento do poço equivalente à reposição natural. - O rebaixamento do nível da água ocorre quando o bombeamento é maior do que a reposição natural, o que é uma relação correta. e) Encarecimento da exploração sustentável — Conservação da cobertura vegetal local. - Essa opção não se relaciona diretamente a um problema da exploração das águas subterrâneas. Após essa análise, a alternativa que melhor representa um problema derivado da utilização das águas subterrâneas e uma causa para sua ocorrência é: d) Rebaixamento do nível da água — Bombeamento do poço equivalente à reposição natural.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nossa sociedade desenvolveu-se econômica e socialmente a partir da criação contínua de novas necessidades, considerando nosso planeta uma fonte inesgotável de recursos. Uma das forças motrizes do crescimento insustentável está baseada na ideia de que as pessoas serão sempre mais felizes consumindo mais. Entretanto, essa concepção de desenvolvimento não poderá ser mantida por mais tempo. Se não forem tomadas decisões urgentes e implementadas medidas de alcance global visando à sustentabilidade, correremos o sério risco de perda de bem-estar e estaremos cada vez mais suscetíveis a catástrofes ecológicas (DALY, 2005).O desenvolvimento sustentável da economia exige:Alternativasa) a satisfação contínua de demandas energéticas individuais e coletivas; a importação de espécies exóticas para a preservação da biodiversidade nativa; a utilização de áreas de proteção permanente para a silvicultura.b) o desenvolvimento e a utilização de tecnologia sofisticada para extração de combustíveis fósseis em águas profundas; a ampliação da fronteira agrícola a fim de aumentar a produtividade de alimentos; a ampliação do mercado de consumo de bens tecnológicos.c) a exploração de recursos renováveis de forma a não exceder a capacidade do ecossistema de regenerá-los; o uso limitado dos recursos naturais e a absorção de seus rejeitos pelo ecossistema; o consumo planejado de recursos não renováveis e sua substituição por renováveis.d) a ampliação da fronteira agrícola para o aumento da produção de matrizes energéticas renováveis; um modelo de desenvolvimento baseado na satisfação de novas necessidades de cada cidadão; o manejo de áreas de alto grau de endemismo.

Mais conteúdos dessa disciplina