Logo Passei Direto
Buscar
Com relação às vantagens na adoção da estratégia do estudo de caso no desenvolvimento da habilidade do raciocínio clínico, marque V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) O estudo de caso estimula enfermeiros e estudantes de enfermagem na geração de hipóteses, na formulação de argumentos, na reflexão e na discussão em grupo.
( ) O estudo de caso, quando utilizado na prática assistencial, orienta novos enfermeiros em relação ao tipo de pacientes que estarão sob seus cuidados e no ensino, como material didático, para testar a habilidade do raciocínio diagnóstico do estudante.
( ) Estudos de caso oferecem oportunidades para que enfermeiros e estudantes de enfermagem desenvolvam o raciocínio de forma acrítica para diagnósticos, intervenções e resultados.
( ) O estudo de caso escrito é uma estratégia de aprendizagem que auxilia o desenvolvimento da habilidade do raciocínio clínico e a utilização das terminologias em enfermagem para documentação.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada afirmação sobre as vantagens da estratégia do estudo de caso no desenvolvimento da habilidade do raciocínio clínico: ( ) O estudo de caso estimula enfermeiros e estudantes de enfermagem na geração de hipóteses, na formulação de argumentos, na reflexão e na discussão em grupo. É verdadeira (V). O estudo de caso realmente promove a reflexão crítica e a discussão, incentivando a geração de hipóteses e a formulação de argumentos. ( ) O estudo de caso, quando utilizado na prática assistencial, orienta novos enfermeiros em relação ao tipo de pacientes que estarão sob seus cuidados e no ensino, como material didático, para testar a habilidade do raciocínio diagnóstico do estudante. É verdadeira (V). O estudo de caso é uma ferramenta valiosa para orientar novos enfermeiros e testar suas habilidades de raciocínio diagnóstico. ( ) Estudos de caso oferecem oportunidades para que enfermeiros e estudantes de enfermagem desenvolvam o raciocínio de forma acrítica para diagnósticos, intervenções e resultados. É falsa (F). O objetivo do estudo de caso é desenvolver o raciocínio crítico, não acrítico. Portanto, essa afirmação está incorreta. ( ) O estudo de caso escrito é uma estratégia de aprendizagem que auxilia o desenvolvimento da habilidade do raciocínio clínico e a utilização das terminologias em enfermagem para documentação. É verdadeira (V). O estudo de caso escrito realmente ajuda no desenvolvimento do raciocínio clínico e na familiarização com a terminologia da enfermagem. Com isso, a sequência correta é: V - V - F - V. Portanto, a alternativa correta é: d) V - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em um hospital-dia, é utilizada a teoria de enfermagem de Hildegard Peplau como referência teórica para subsidiar a assistência de enfermagem prestada a pacientes com problemas de saúde mental. Essa teoria tem como tema central (TC) e aplicação à prática clínica (APC):


a) TC = a interação contínua da pessoa com o ambiente e sua participação na manutenção da saúde; APC = a saúde como um processo aberto e contínuo, e não ausência de enfermidade, com o cuidado de enfermagem planejado com base na perspectiva de saúde e nos cuidados do paciente.
b) TC = o autocuidado é uma necessidade humana e déficits de autocuidado requerem ações de enfermagem; APC = a enfermagem é um serviço humano e os enfermeiros elaboram intervenções para oferecer e lidar com atos de autocuidado que mantenham a saúde ou recuperem o indivíduo da doença.
c) TC = as pessoas estão em constante contato com estressores no ambiente; APC = o maior interesse da enfermagem é manter o paciente estável por meio da avaliação precisa dos efeitos dos estressores ambientais e do auxílio ao paciente nos ajustes necessários para o bem-estar.
d) TC = o paciente é um indivíduo que precisa de ajuda para atingir a independência; APC = a prática de enfermagem é independente, suas funções autônomas são identificadas e são descritos os conceitos de autoajuda.
e) TC = a enfermagem como processo terapêutico, interpessoal e voltado para metas; APC = as intervenções de enfermagem estão voltadas ao desenvolvimento da personalidade do paciente para uma vida pessoal e comunitária produtiva.

Mais conteúdos dessa disciplina