Logo Passei Direto
Buscar
Sabendo a importância do joelho e a grande incidência de lesões neste segmento, podemos afirmar que durante a avaliação e tratamento de pacientes com lesão de Ligamento Cruzado Anterior (LCA), é correto dizer:

a. O teste que nos dá a maior certeza de uma lesão no ligamento cruzado anterior, realizado pelo fisioterapeuta, é o teste de Macintosh, que é realizado com o paciente em decúbito dorsal com a perna fletida, o fisioterapeuta deve colocar a mão por trás do joelho flexionado e puxar a tíbia, exercendo uma tração no sentido anterior. Conforme o movimento apresentado, determina-se se há lesão do ligamento cruzado anterior e o grau desta lesão.
b. O mecanismo mais comum de lesão do LCA é uma flexão do joelho com uma rotação externa. Isso pode ocorrer quando o joelho está momentaneamente desprotegido pela musculatura ao redor, especialmente os músculos posteriores da coxa.
c. A conduta fisioterapêutica deve ser composta por cinesioterapia, para restabelecer qualidades fisiológicas, propriocepção, suprimento nutricional e propriedades mecânicas e físicas da articulação e é contraindicação termoterapia e eletroterapia.
d. A instabilidade causada pela lesão do LCA e as alterações degenerativas são provocadas pela cinemática anormal do joelho e pela diminuição da ação dos mecanorreceptores. A cinemática do joelho depende da estabilidade mecânica e controle neuromotor.
e. O tratamento fisioterapêutico no pré-cirúrgico não é indicado, pois o paciente apresenta edema, dor, diminuição da ADM e diminuição do padrão da marcha flexora, devido à frouxidão apresentada na estrutura do joelho.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação à avaliação e tratamento de pacientes com lesão de Ligamento Cruzado Anterior (LCA): a) O teste de Macintosh não é o teste mais comum para avaliar lesões do LCA. O teste mais utilizado é o teste de Lachman. Portanto, essa alternativa está incorreta. b) O mecanismo de lesão do LCA geralmente envolve uma combinação de flexão do joelho e rotação interna, não externa. Assim, essa alternativa também está incorreta. c) A conduta fisioterapêutica deve incluir cinesioterapia, mas a termoterapia e eletroterapia podem ser indicadas em algumas fases do tratamento, então essa alternativa é incorreta. d) A instabilidade causada pela lesão do LCA realmente está relacionada à cinemática anormal do joelho e à diminuição da ação dos mecanorreceptores. Essa alternativa está correta. e) O tratamento fisioterapêutico no pré-cirúrgico é, na verdade, indicado para melhorar a condição do paciente antes da cirurgia, então essa alternativa está incorreta. Portanto, a alternativa correta é: d. A instabilidade causada pela lesão do LCA e as alterações degenerativas são provocadas pela cinemática anormal do joelho e pela diminuição da ação dos mecanorreceptores. A cinemática do joelho depende da estabilidade mecânica e controle neuromotor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o caso descrito, qual das alternativas descreve melhor as possibilidades do tratamento fisioterapêutico? Um paciente sofreu um grave acidente de moto e teve uma fratura exposta. Após o exame de raio x foi constatada uma fratura transversa no terço distal da tíbia. O tratamento ortopédico para o caso foi o uso do fixador externo linear por 30 dias e após este período foi realizada a substituição do fixador por um Ilizarov. O paciente foi encaminhado à fisioterapia após 45 dias do acidente.

a. Aquecimento em bicicleta ou esteira, exercícios de ganho de ADM para os movimentos de dorsiflexão e flexão plantar, exercícios de alongamento e fortalecimento para os membros inferiores principalmente, exercícios de propriocepção sem descarga de peso.
b. Aquecimento em bicicleta ou esteira, exercícios de ganho de ADM para os movimentos de dorsiflexão e flexão plantar, exercícios de alongamento e fortalecimento para os membros inferiores principalmente, exercícios de propriocepção e descarga de peso imediata.
c. Aquecimento, tens caso ele tenha dor, exercícios de alongamento e fortalecimento para os principais grupos musculares dos membros inferiores. Exercícios em cadeia cinética aberta, treino de marcha de três pontos com muleta.
d. Ondas curtas e tens caso ele tenha dor, exercícios de alongamento e fortalecimento para os principais grupos musculares dos membros inferiores. Exercícios de descarga de peso, equilíbrio e incentivo à marcha.
e. Ondas curtas e tens caso ele tenha dor, exercícios de alongamento e fortalecimento para os principais grupos musculares dos membros inferiores. Exercícios em cadeia cinética aberta, sem descarga de peso.