Logo Passei Direto
Buscar
A Constituição Federal de 1988 também é conhecida como Constituição Cidadã. Sobre ela, assinale a alternativa INCORRETA: A) Liberdade Sindical e diminuição da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais. B) Voto facultativo para menores entre 16 e 18 anos, exceto para deficientes físicos. C) Direito à greve e licença-paternidade. D) Direito de voto para os analfabetos e seguro-desemprego.
User badge image
Vinicius Gois

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a INCORRETA: A) Liberdade Sindical e diminuição da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais. - Esta afirmação está correta, pois a Constituição de 1988 realmente garante a liberdade sindical e estabelece a jornada de trabalho de 44 horas semanais. B) Voto facultativo para menores entre 16 e 18 anos, exceto para deficientes físicos. - Esta afirmação é INCORRETA. O voto é facultativo para os jovens de 16 a 18 anos, mas não há restrição específica para deficientes físicos nesse contexto. C) Direito à greve e licença-paternidade. - Esta afirmação está correta, pois a Constituição garante o direito à greve e também estabelece a licença-paternidade. D) Direito de voto para os analfabetos e seguro-desemprego. - Esta afirmação é INCORRETA, pois a Constituição de 1988 não garante o direito de voto para analfabetos. O voto é obrigatório para alfabetizados. Portanto, a alternativa INCORRETA é a B).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Com a ascensão de grandes campanhas populares favoráveis à realização de eleições diretas para presidência, bem como com as crises econômica e política, agravadas pela crise internacional do petróleo, em 1985 é eleito pelo voto direto o novo Presidente do Brasil: Tancredo Neves, que por problemas de saúde não chegou a assumir a posição. Mas a semente da democracia havia sido plantada. Em 1º de Fevereiro de 1987 foi instalada a Assembleia Nacional Constituinte de 1988 no Congresso Nacional, com o objetivo de elaborar uma Constituição Federal democrática, após 21 anos sob regime militar. Os trabalhos da Constituinte foram encerrados em setembro de 1988, após a votação e aprovação do texto final da atual Constituição Federal brasileira. É essa a Constituição em vigor até os dias de hoje e que introduziu direitos fundamentais a todos os cidadãos brasileiros. Entre outros, a nova Constituição delimitou direitos como as férias remuneradas e a licença maternidade de 120 dias para as mães brasileiras. A Constituição de 1988 foi batizada de “Constituição Cidadã” pelo presidente da Assembleia Constituinte Ulisses Guimarães.
Dentre as razões para tal denominação, qual se destaca?
A) A existência de um Estado pequeno que promovesse a autonomia dos cidadãos frente ao Estado intervencionista historicamente existente.
B) A promoção de uma sociedade igualitária e totalitária para promover o socialismo e o comunismo.
C) A existência de um conjunto de normas que garantiam um mínimo existencial para os cidadãos por meio dos direitos sociais.
D) A garantia de uma economia liberal para melhor promover a diversidade econômica e a promoção do bem-estar.

São, de maneira mais restrita, excluindo da conceituação, além dos atos normativos da administração pública e dos contratos administrativos, os atos de conhecimento, opinião, juízo ou valor (como pareceres, atestados e certidões).
Do que estamos falando?
A Atos jurídicos.
B Atos não administrativos.
C Atos falhos.
D Atos administrativos.

O preâmbulo tem por finalidade retratar os principais objetivos do Texto Constitucional, enunciando os princípios constitucionais mais valiosos, assim como as ideias essenciais que alimentaram o processo de criação da Constituição.
A respeito disso, analise as sentenças a seguir:
I- O preâmbulo da CR/88 não pode, por si só, servir de parâmetro de controle da constitucionalidade de uma norma.
II- A invocação de Deus no preâmbulo da CR/88 torna o Brasil um Estado confessional.
III- O preâmbulo traz em seu bojo os valores, os fundamentos filosóficos, ideológicos, sociais e econômicos e, dessa forma, norteia a interpretação do texto constitucional.
IV- A invocação de Deus no preâmbulo da CR/88 é norma de reprodução obrigatória nas Constituições Estaduais.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

O Direito Constitucional é um ramo do direito público e que tem como finalidade principal organizar o funcionamento do Estado. Sobre seus principais temas, analise as sentenças a seguir:
I- Estrutura de seus órgãos, distribuição de competências, aquisição, exercício e transmissão da autoridade, direitos e garantias fundamentais.
II- Abrange a legislação com o formato público e social, que tem o intuito de garantir a soberania da nação e as relações na sociedade.
III- Destina-se apenas à regulamentação das atividades estatais, às relações do Estado e às ações dos cidadãos dentro da esfera pública.
IV- Destina-se apenas à regulamentação das atividades privadas, às relações do Estado e às ações dos cidadãos somente dentro da esfera pública.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O Brasil é um Estado leigo, laico e não confessional. A respeito de outras características da Constituição brasileira de 1926, analise as sentenças a seguir:
I- Três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
II- Constituição flexível: não existe mais distinção entre norma material e formalmente constitucional.
III- Fim do voto censitário: exige a alfabetização para votar.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Ela determina regras e estabelece critérios que devem ser respeitados por todos e de forma indiscriminada, ou seja, é a regra maior e se encontra no topo da pirâmide da legislação pátria.
Do que estamos falando?
A Jurisprudência.
B Constituição.
C Assembleia Legislativa.
D Legislação.

A Constituição de 1824 ficou conhecida como Constituição Política do Império do Brasil. A respeito dela, assinale a alternativa CORRETA:
A) Promulgou a existência do poder Fiscalizador.
B) Promulgou a existência apenas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
C) Outorgou a existência dos poderes Moderador, Executivo, Legislador e Judiciário.
D) Outorgou a existência do Poder Mediador.

No que se refere à classificação das fontes do Direito Constitucional, podemos perceber que são diferenciadas, inclusive, os autores não são consensuais.
Sobre o conceito de fontes não escritas, analise as sentenças a seguir:
I- O costume e os usos constitucionais.
II- O costume forma-se quando a prática repetida de certos atos induz a uma determinada coletividade à crença ou convicção de que os atos são necessários ou indispensáveis.
III- Os tratados internacionais, as normas de direito Canônico, a legislação estrangeira, as resoluções da comunidade internacional pelos seus órgãos representativos.
IV- As prescrições administrativas contidas em regulamentos e decretos, de importância para o Direito Constitucional.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

Em março de 1964, um conjunto de eventos resultou no Golpe de Estado no Brasil, quando os militares assumiram o Poder e encerram o governo do então presidente democraticamente eleito, João Goulart. Já com os Militares no Poder, em 1967 entrou em vigor uma nova Constituição Federal elaborada pelo Congresso Nacional. O Ato Institucional n. 4 atribuiu ao Congresso Nacional a função de poder constituinte originário, isto é: os congressistas tinham poderes ilimitados para redigir as novas regras, leis, direitos, deveres e garantias que iriam governar o País. Com os membros da oposição afastados e sob pressão dos militares, foi aprovada e promulgada uma Carta Constitucional, cuja redação buscava legalizar e institucionalizar a Ditadura Militar. Com isso, ela concentrava no Poder Executivo a maior parte da competência de criar, aplicar e julgar matéria de segurança, orçamento, economia ou que envolvessem decisões relevantes ao País. Além disso, durante a vigência dessa Constituição, foi reestabelecida a previsão de pena de morte para crimes que atentassem contra a segurança nacional, a ampliação da Justiça Militar e a restrição da liberdade de expressão e manifestação, com aplicação de pena de censura e banimento.
A respeito das Contituições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Apesar de ter sido convocada por emenda constitucional, a Assembleia Constituinte que deu origem à Constituição da República de 1988 pode ser considerada exemplo de manifestação do poder constituinte originário.
( ) É possível afirmar que a Constituição do Império de 1824 recebeu a presença de inspirações liberais francesas e inglesas em sua formulação, diferente do que ocorreria no processo que conduziu à Constituição de 1988.
( ) A elevação do princípio da moralidade à categoria de princípio geral da Administração Pública brasileira é uma inovação da Constituição Cidadã.
( ) Assim como em 1988, a Constituição de 1946 procurou redemocratizar o país, porém acabou sendo substituída pela Constituição de 1967 e pela Emenda nº 01/69, que consolidaram a tomada do poder pelo movimento ditatorial de 1964.
A F – V – F – V.
B V – F – V – F.
C V – V – V – V.
D V – V – F – F.

Mais conteúdos dessa disciplina