Logo Passei Direto
Buscar
Um ponto comum entre os três, conforme Paulo Fochi, é a

(A) defesa da intervenção direta do adulto como necessária ao desenvolvimento.
(B) crença na criança criativa e capaz, a ser estudada a partir de modelos abstratos.
(C) defesa da experiência concreta como mote para o aprofundamento teórico.
(D) recusa de qualquer compreensão biológica do desenvolvimento infantil.
(E) recusa de uma pedagogia centrada na imagem da criança.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder à pergunta sobre o ponto comum entre os três, conforme Paulo Fochi, vamos analisar as alternativas: (A) defesa da intervenção direta do adulto como necessária ao desenvolvimento. - Essa opção sugere que a intervenção do adulto é essencial, o que pode ser um ponto de vista, mas não necessariamente um ponto comum entre todos. (B) crença na criança criativa e capaz, a ser estudada a partir de modelos abstratos. - Essa opção destaca a visão da criança como criativa, mas não menciona um ponto comum entre os três. (C) defesa da experiência concreta como mote para o aprofundamento teórico. - Essa opção sugere que a experiência concreta é fundamental, o que pode ser um ponto comum em algumas abordagens pedagógicas. (D) recusa de qualquer compreensão biológica do desenvolvimento infantil. - Essa opção é bastante específica e pode não ser um ponto comum entre todos. (E) recusa de uma pedagogia centrada na imagem da criança. - Essa opção sugere uma crítica a uma abordagem pedagógica, mas não necessariamente um ponto comum. Após analisar as alternativas, a opção que parece mais alinhada com a ideia de um ponto comum entre as abordagens discutidas por Paulo Fochi é a (C) defesa da experiência concreta como mote para o aprofundamento teórico. Essa opção reflete uma perspectiva que pode ser compartilhada em várias abordagens educacionais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

02. A Lei no 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), em seu artigo 2o, define a educação como dever da família e do Estado. Considerando o que a referida lei determina no que compete à família (em seu artigo 6o), bem como o que a Lei no 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelece a esse respeito (em seu artigo 55), é correto afirmar que é dever dos pais ou responsáveis
(A) garantir a formação das crianças na educação básica, na rede regular de ensino ou em sistema equivalente, a partir dos 5 anos de idade.
(B) efetuar a matrícula das crianças na educação básica, na rede regular de ensino, a partir dos 3 anos de idade.
(C) garantir a formação das crianças na educação básica, na rede regular de ensino ou em sistema equivalente, a partir dos 2 anos de idade.
(D) garantir a formação das crianças na educação infantil a partir dos 3 anos de idade (na rede regular de ensino ou em domicílio) e no ensino fundamental a partir dos 6 anos de idade (na rede regular de ensino).
(E) efetuar a matrícula das crianças na educação básica, na rede regular de ensino, a partir dos 4 anos de idade.

04. O artigo 26­A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) foi incluído em 2003 pela Lei no 10.639 e, posteriormente, alterado pela Lei no 11.645/2008. A principal novidade incorporada ao referido artigo pela legislação de 2008 é a como conteúdo obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
(A) exclusão da educação moral e cívica
(B) inclusão da história e cultura quilombola
(C) inclusão da história e cultura indígena
(D) inclusão da história e cultura afro­brasileira
(E) exclusão da educação religiosa

05. A meta 9 do Plano Nacional de Educação atualmente vigente (Lei no 13.005/2014) discorre sobre o problema do analfabetismo no país, definindo estratégias a esse respeito. Especificamente, o propósito da referida meta até o final da vigência do PNE é
(A) reduzir em 50% as taxas de analfabetismo absoluto e funcional.
(B) erradicar o analfabetismo absoluto e o analfabetismo funcional.
(C) manter estáveis as taxas de analfabetismo absoluto e funcional.
(D) erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.
(E) erradicar o analfabetismo funcional e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo absoluto.

O artigo 207 da Lei Orgânica do Município de São Paulo, de 1990, refere-se ao uso do prédio escolar municipal e de suas instalações. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

(A) É vedado todo uso do prédio escolar e de suas instalações que não seja destinado às atividades curriculares previstas no Projeto Político-Pedagógico, na forma da lei.
(B) É facultada à gestão escolar a autonomia de cessão do prédio escolar e suas instalações, tanto à comunidade quanto à iniciativa privada, na forma da lei.
(C) É permitido o uso de prédios escolares e suas instalações para atividades de ensino privado, desde que tenham natureza comprovadamente pedagógica, na forma da lei.
(D) É permitido o uso, pela comunidade, do prédio escolar e de suas instalações apenas durante a semana e nos períodos regulares de atividade letiva, na forma da lei.
(E) É permitido o uso, pela comunidade, do prédio escolar e de suas instalações durante os fins de semana, férias escolares e feriados, na forma da lei.

Mais conteúdos dessa disciplina