Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Sobre o 19º Concílio Ecumênico da Igreja Católica organizado entre 1545 e 1563, que entrou para a história como o “Concílio de Trento”, leia atentamente as proposições abaixo e classifique-as corretamente como verdadeiras (V) ou falsas (F). Escolha uma opção:

a. F, F, F, F.
b. F, V, F, V. ✓
c. F, F, V, V.
d. V, V, F, V.
e. V, V, F, F.
User badge image
Questões para Estudantes

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder corretamente à questão sobre o 19º Concílio Ecumênico da Igreja Católica, precisamos analisar as proposições que foram apresentadas. No entanto, como você não forneceu as proposições específicas para que eu possa classificá-las como verdadeiras (V) ou falsas (F), não consigo determinar a sequência correta. Portanto, você precisa criar uma nova pergunta com as proposições para que eu possa ajudá-lo a encontrar a resposta correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre este pontífice e sua relação com o frade dominicano João Tetzel, assinale a alternativa correta:

a. Em 1515, Leão X lançou uma bula papal ordenando o envio de grandes persuasores para várias regiões da Europa para coletar ofertas de indulgência. Nesse contexto, o perdão dos pecados era ofertado por um clérigo apenas para casos muito restritos, o que escandalizou Tetzel, pois o intento do frade era vender indulgências com restrições menores.
b. Leão X era altamente comprometido com o desenvolvimento da cultura renascentista. Em sua procissão pelas ruas de Roma na qual assumia o pontificado, estendeu uma grande faixa na qual se referia metaforicamente aos papas Alexandre VI e Júlio II por meio de deidades greco-romanas. Tetzel era um opositor do caráter mundano e pagão da postura do Papa.
c. Leão X instituiu novamente a prática até então abandonada da liberação de indulgências para permitir com que a população tirasse algum ancestral do purgatório. Seu objetivo foi o de arrecadar fundos para a construção de uma nova Basílica de São Pedro, e Tetzel foi o frade responsável por implantar a 'teologia do medo' como forma de coerção.
d. Leão X incentivou o clero a empregar recursos dramáticos e peças teatrais como ferramentas para convencer as multidões a comprarem indulgências, nas quais os personagens eram vistos agonizando no fogo do inferno. Ao descobrir que parte dos ganhos eram direcionados a ricas famílias alemãs, Tetzel insistiu que toda a renda fosse para o clero.
e. O papado de Leão X ficou conhecido por sua leviandade e esbanjamento em busca do hedonismo e foi marcado pela construção de uma nova Basílica de São Pedro, a qual exigia uma grande quantia de dinheiro. Por isso, foi iniciada uma venda de indulgências sem precedentes, e Tetzel foi o mais famoso coletor de rendas de indulgência nesse período.

Sendo assim, sobre o nascimento do Estado Moderno, leia atentamente as assertivas abaixo: I – Reinando entre 1643-1715, Luís XVI tornou-se o maior símbolo do absolutismo, com sua declaração emblemática: “O Estado sou eu!” e seu título honorífico de “Rei Sol”, qualificando-o como o líder supremo de sua nação. Ele colheu os frutos de um longo processo de acumulação de poder entre os senhores feudais iniciado por Luís IV e seus descendentes no século XII. II – A unificação francesa implicou na monopolização da força e das decisões nas mãos de um seleto conjunto de nobres que formaram um conluio junto ao rei vigente, manipulando-o para que transferisse os territórios dos senhores feudais vencidos às suas posses – este grupo de poder e influência crescentes viria a se tornar o principal ramo da aristocracia local. III – O momento da institucionalização da cobrança de impostos na França do século XIV foi de grande importância na formação do Estado Moderno, pois a partir dele o Estado passou a adquirir feições próprias, constituindo-se como instituição e obtendo recursos para gerir seus interesses, de modo a não depender mais de empréstimos para com senhores feudais. IV – No modelo de Estado Moderno, o rei representa a centralização de poder político e a tomada de decisões em conjunto com os interesses da alta burguesia e da aristocracia, a nobreza representa a força militar, cujos exércitos ela cede ao rei em tempos de guerra, e a burguesia representa o aparato financeiro do Estado, financiando seus empreendimentos. É correto o que se diz em:

a. III e IV, apenas.
b. I e II, apenas.
c. III, apenas.
d. I e IV, apenas.
e. II e IV, apenas.

Sobre o processo de derrocada do autoritarismo do Terror, o novo governo de moderados encabeçado pelos girondinos que passaram a ter mais predominância política e suas medidas reparadoras, assinale a alternativa correta:

a. Os representantes políticos do Terror foram ameaçados por um movimento triplo. Havia os que desaprovavam a administração política extrema, os que eram ligados à monarquia e buscavam ascensão política, e a aristocracia liderada por Danton favorável à Contrarrevolução.
b. Com o fim do Terror, o “Comitê de Salvação Pública” foi extinto e dissolvido. Acusados de terem pretendido impor um despotismo em nada correspondente aos ideais iluministas, os jacobinos encabeçados por Saint-Just foram denunciados por várias facções da Convenção.
c. Quando, no dia seguinte ao “Golpe do 9 de Termidor”, deu-se a derrubada de Robespierre e sua execução, a fúria da reação dos sans-culottes foi imprevisível. As massas atacaram os carrascos e foram rechaçadas com disparos, mas isso não foi o bastante para frustrar o golpe.
d. Seguindo os moldes da Constituição, os representantes políticos mais ponderados que assumiram a liderança da República substituíram a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão por um documento bem menos ousado e radical, chamado “Declaração dos Deveres”.
e. Com a nova predominância dos girondinos no poder, foi redigido mais um texto constitucional, o qual garantia os direitos de posse de senhores sobre amplos domínios e mais uma vez a maior camada da população francesa não foi considerada no processo eleitoral.

Mais conteúdos dessa disciplina