Logo Passei Direto
Buscar
Quais alternativas são consoantes com a perspectiva de desenvolvimento da personalidade na infância? Assinale as alternativas CORRETAS: I - Na infância, a criança está ainda alheia. Portanto, não tem como formar uma consciência sobre os objetos e seu conhecimento sobre as relações humanas e, sobretudo, sobre si mesma (a autoconsciência). II - Nos primeiros anos de vida, a criança aprende valores, normas de conduta e capacidades especificamente humanas e torna-se capaz de expressar-se de maneira singular diante do mundo. III - A infância é o período espontâneo do desenvolvimento da formação da personalidade. IV - Na infância se estabelecem os primeiros níveis da formação da personalidade e trazem as marcas do sujeito humano. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A I - III – IV.
B I – II – III.
C II – I. – IV.
D II – III - IV.
User badge image
Questões Para o Saber

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas em relação à perspectiva de desenvolvimento da personalidade na infância: I - Na infância, a criança está ainda alheia. Portanto, não tem como formar uma consciência sobre os objetos e seu conhecimento sobre as relações humanas e, sobretudo, sobre si mesma (a autoconsciência). - Esta afirmação é incorreta, pois as crianças começam a desenvolver a autoconsciência e a compreensão das relações humanas desde cedo. II - Nos primeiros anos de vida, a criança aprende valores, normas de conduta e capacidades especificamente humanas e torna-se capaz de expressar-se de maneira singular diante do mundo. - Esta afirmação é correta, pois reflete o aprendizado e a formação da personalidade na infância. III - A infância é o período espontâneo do desenvolvimento da formação da personalidade. - Esta afirmação é correta, pois a infância é um período crucial e espontâneo para o desenvolvimento da personalidade. IV - Na infância se estabelecem os primeiros níveis da formação da personalidade e trazem as marcas do sujeito humano. - Esta afirmação também é correta, pois a infância é fundamental para a formação da personalidade. Agora, vamos organizar as alternativas corretas: - As alternativas II, III e IV são corretas. Assim, a alternativa que apresenta a sequência correta é: D) II – III - IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I - Olhar o desenvolvimento humano como um todo é um processo de descobertas, mudanças, avanços, novas aquisições e crescimento. Da concepção à morte, a cada instante, e de forma singular, vivemos esse processo.
II - Olhar o desenvolvimento como um todo diz respeito a nossa vida cotidiana, com questões que vão desde a aquisição da fala ou do andar, passando pelo processo de aprendizagem escolar e pelas inquietações da adolescência, até as transformações biopsicossociais que a vida adulta e a velhice trazem consigo.
III - Durante o ciclo vital, o sujeito é impedido de vivenciar mudanças e continuidades ao longo de todo o seu processo de desenvolvimento. Tais mudanças são interdependentes, não apenas em relação a um dado momento de vida, mas também às mudanças que ocorrem na sociedade da qual ele é participante.
IV - O ciclo de vida é, também, culturalmente organizado, encerrando, portanto, a nossa passagem pela existência humana com uma certa ordem, pois não dá para vivenciarmos a velhice sem ter passado pela infância.
A As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D As afirmativas II, III e IV estão corretas.

oria do cérebro trino, analise as sentenças a seguir: I - A função proeminente do cérebro néocortex é atinente ao plano do comportamento emocional do indivíduo. A partir desse plano, o indivíduo consegue incorporar novas aprendizagens com sustentação na experiência e, de modo mais amplo, refere-se a um processo responsável pela sobrevivência. Ou seja, refere-se ao cérebro responsável pela dimensão lógica do conhecimento e a racionalização. II - A racionalidade e o pensamento são gerados por impulsos nervosos que se instauram como importantes potenciais de ação. Esses impulsos se movimentam por meio do córtex. Trata-se de um cérebro lógico formado por uma memória temporária, o qual tem dificuldades de se concentrar em muitas coisas ao mesmo tempo. No entanto, é esse nível que nos ajuda a decidir racionalmente entre fazer uma coisa ou outra. III - Os estados emocionais, na maioria das vezes, acabam por envolver muitas áreas do sistema límbico. Quando consideramos estados como a alegria ou a raiva, notamos que esse processo se dá em intercalações entre estruturas ativadas e outras inibidas, concomitantemente. Dessa forma, esse sistema processa nossas emoções no plano bioquímico. IV - A Teoria do Cérebro Triuno ainda é a única visão macro evolutiva no mercado sobre a morfologia e genética do cérebro humano e de como as emoções humanas estariam a partir daí prefiguradas. Assim, o homem ao longo de sua condição evolutiva constituiu uma caminhada que o impulsionou para uma etapa em que se edificou o patamar de ser pensante e dotado de saberes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Para a ocorrência da aprendizagem, muitas condições influenciam, como é o caso da dimensão social (que pode ser interpretada como sendo as interações entre as pessoas, a cultura, o nível socioeconômico que permite entender os acessos e as limitações dos sujeitos), psicológica (relacionada a nossa maturidade e estabilidade emocional) e motora (atinente a nossa organização mental relativa aos cinco sentidos e a maturação concernente ao crescimento e a evolução). PFROMM, S. N. Psicologia da aprendizagem e do ensino. São Paulo: EPU, 1987.

Sobre os fatores que influenciam a aprendizagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.


I - Potencial de aprendizagem também possui uma carga importante da herança genética que, quando combinada com o patrimônio social e cultural, exerce uma relevância fundamental para aprendizagem humana.

II - É necessária e urgente a união da biologia, neurociência, desenvolvimento e educação para formar a base da pesquisa educacional de qualidade socialmente referenciada.

III - Pessoa que é privada de atividades lúdicas e psicomotoras pode apresentar danos em sua capacidade de aprender, já que são fundamentais para o processamento de um novo conhecimento.

IV - Estar presente ou lidar com um ambiente de intenso potencial repressivo pode repercutir em processos de encolhimento da capacidade de aprendizagem

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:



A) V – F – F – F.
B) F – F – V – F.
C) F – V – V – F.
D) V – F – V – V.

A psicopatologia é o estudo das doenças mentais, mais especificamente, um campo de estudo acerca do sofrimento psíquico. Essa construção de conhecimento tem como propósito contribuir, com informações e dados sistematizados, para os sujeitos, durante seu desenvolvimento, terem acesso a esclarecimentos e desmistificação sem um julgamento moral do objeto em apreciação. Isso porque o propósito é poder observar, reconhecer e ter um melhor entendimento das doenças mentais que afetam as pessoas. ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. (Orgs.) Transtornos da Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2006. Em relação à discussão sobre a psicopatologia, analise as afirmativas a seguir: I - Nos últimos 40 anos, a psicopatologia passou por profundas mudanças no Brasil. Essa área está cada vez mais presente no cotidiano e se relaciona com as teorias, conceitos e práticas psiquiátricas e seus usos por distintos públicos. II - A psicopatologia não é científica e sim uma atividade permanente que se constitui, nos últimos 200 anos (desde que se criou a ideia de doença mental), como exercício cultural constante de demarcação do que é a normalidade, do que é a diferença (mas ainda não patologia) e do que é a diferença que se considera patológica e que exige intervenção. III - Na atualidade, ainda não temos critérios de definição dos fenômenos que distinguem o normal do patológico, pois isso varia muito e tornou inviável qualquer tentativa, sobretudo em função das opções filosóficas dos profissionais. IV - Como todo conhecimento, a psicopatologia requer um pensamento sustentado em conceitos, de modo sistemático, e sua origem se dá em razão de uma tradição médica (observação de doentes mentais, sobretudo ao longo do século XIX e XX) e humanista (Filosofia, Literatura, Artes e Psicanálise). Assinale a alternativa CORRETA:

Mais conteúdos dessa disciplina