Logo Passei Direto
Buscar
3. Considerando os capítulos VI, VII e VIII, assinale a alternativa correta:
A. É facultado aos serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens a adoção de planos de medidas técnicas com o objetivo de permitir o uso da linguagem de sinais ou outra subtitulação.
B. Não é obrigatório ao Poder Público o fomento de programas destinados à promoção de pesquisas científicas voltadas ao tratamento e à prevenção de deficiências.
C. Os veículos de transporte coletivo deverão cumprir os requisitos de acessibilidade estabelecidos nas normas técnicas específicas.
D. Não é da alçada do Poder Público implementar a formação de profissionais intérpretes de escrita em braille, linguagem de sinais e de guias-intérpretes.
E. Não é da alçada do Poder Público fomentar programas destinados ao desenvolvimento tecnológico orientado à produção de ajudas técnicas para as pessoas com deficiência, sendo da responsabilidade das empresas do ramo de tecnologia assistiva.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada alternativa: A. É facultado aos serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens a adoção de planos de medidas técnicas com o objetivo de permitir o uso da linguagem de sinais ou outra subtitulação. Verdadeiro, essa alternativa está correta, pois a legislação geralmente prevê a acessibilidade em serviços de radiodifusão. B. Não é obrigatório ao Poder Público o fomento de programas destinados à promoção de pesquisas científicas voltadas ao tratamento e à prevenção de deficiências. Falso, o Poder Público tem a responsabilidade de fomentar programas que visem a promoção de pesquisas nessa área. C. Os veículos de transporte coletivo deverão cumprir os requisitos de acessibilidade estabelecidos nas normas técnicas específicas. Verdadeiro, essa alternativa está correta, pois a acessibilidade em transporte coletivo é uma exigência legal. D. Não é da alçada do Poder Público implementar a formação de profissionais intérpretes de escrita em braille, linguagem de sinais e de guias-intérpretes. Falso, é da alçada do Poder Público promover a formação desses profissionais. E. Não é da alçada do Poder Público fomentar programas destinados ao desenvolvimento tecnológico orientado à produção de ajudas técnicas para as pessoas com deficiência, sendo da responsabilidade das empresas do ramo de tecnologia assistiva. Falso, o Poder Público tem um papel importante no fomento a programas que visem o desenvolvimento de tecnologias assistivas. Com base na análise, as alternativas corretas são A e C. No entanto, como a pergunta pede a alternativa correta e não há uma opção que contenha ambas, a alternativa que se destaca como correta é a A. Portanto, a resposta correta é: A. É facultado aos serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens a adoção de planos de medidas técnicas com o objetivo de permitir o uso da linguagem de sinais ou outra subtitulação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre os elementos da urbanização e da acessibilidade nos edifícios públicos ou de uso coletivo, assinale a resposta correta: O planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados pensando na população em geral, deixando em segundo plano, se for possível, a execução de modificações de acessibilidade para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os banheiros de uso público existentes ou a construir em parques, praças, jardins e espaços livres públicos deverão ser acessíveis e dispor, pelo menos, de um sanitário e um lavatório que atendam às especificações das normas técnicas da ABNT. Nas áreas de estacionamento de veículos, localizadas em vias ou em espaços públicos, será facultativa a reserva de vagas próximas dos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção. Aos locais de espetáculos, conferências, aulas e outros de natureza similar é facultativo dispor de espaços reservados para pessoas que utilizam cadeira de rodas. A construção, a ampliação ou a reforma de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão ser executadas de acordo com as possibilidades financeiras e de espaço.

Mais conteúdos dessa disciplina