Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o Art. 1, § 1 da Constituição Federal de 1988, quais são as formas de exercício do poder popular?
a. Formas diretas, com ênfase na eleição de presidentes, governadores, senadores, deputados e vereadores.
b. O povo não exerce diretamente o poder. Isso é uma atribuição de nossos políticos.
c. O povo exerce o poder diretamente em todos os casos, já que, de acordo com a constituição brasileira, todo o poder emana do povo.  Errado. Embora a constituição diga que todo o poder emana do povo, tal poder é, muitas vezes, exercido por meio de representantes eleitos, ou seja, indiretamente.
d. O povo exerce seu poder tanto por formas diretas quanto por formas indiretas.
e. Formas indiretas, tais como plebiscito e referendos.
User badge image
DireitosHumanizados

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao que diz o Art. 1, § 1 da Constituição Federal de 1988, que afirma que "todo o poder emana do povo". a) Formas diretas, com ênfase na eleição de presidentes, governadores, senadores, deputados e vereadores. - Esta opção fala apenas sobre formas diretas, mas não menciona a combinação com formas indiretas. b) O povo não exerce diretamente o poder. Isso é uma atribuição de nossos políticos. - Esta opção está incorreta, pois a Constituição afirma que o poder emana do povo. c) O povo exerce o poder diretamente em todos os casos, já que, de acordo com a constituição brasileira, todo o poder emana do povo. Errado. Embora a constituição diga que todo o poder emana do povo, tal poder é, muitas vezes, exercido por meio de representantes eleitos, ou seja, indiretamente. - Esta opção é confusa e não reflete corretamente a ideia de que existem formas diretas e indiretas de exercício do poder. d) O povo exerce seu poder tanto por formas diretas quanto por formas indiretas. - Esta opção é a mais correta, pois reconhece que o poder pode ser exercido de ambas as formas. e) Formas indiretas, tais como plebiscito e referendos. - Esta opção fala apenas sobre formas indiretas e não menciona as formas diretas. Portanto, a alternativa correta é: d) O povo exerce seu poder tanto por formas diretas quanto por formas indiretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre as formas de ativismo e o papel das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ou Organizações não Governamentais (ONGs) é correto afirmar que

a. As ONGs atuam em diversas áreas de políticas públicas, quase nunca em diálogo direto com o governo.
b. As ONGs devem substituir o Estado e o Governo, pois são mais eficientes na execução de políticas.
c. São exemplos de ONGs: o Movimento Feminista, o Movimento Negro e o Movimento Indígena.
d. As ONGs não deveriam existir, pois servem somente para promover casos de corrupção e mau uso de recursos públicos.
e. As ONGs podem executar ações e políticas públicas, complementando a ação do Estado.

Mais conteúdos dessa disciplina