Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Segundo a Lei nº 14.133/2021, a escolha do servidor/empregado público para desempenhar o encargo de fiscal de contratos deve observar determinados critérios. Assinale a alternativa QUE NÃO representa um critério a ser observado:
a. Ser servidor efetivo ou empregado público, preferencialmente.
b. Ter a capacitação necessária para desempenho das atividades.
c. Obedecer às regras de nepotismo quanto aos licitantes ou contratados habituais.
d. Observar as regras de segregação de funções.
e. Ter, obrigatoriamente, formação acadêmica compatível com o objeto do contrato.
User badge image
Desvendando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação aos critérios estabelecidos pela Lei nº 14.133/2021 para a escolha do fiscal de contratos. a) Ser servidor efetivo ou empregado público, preferencialmente. - Este é um critério que a lei menciona, pois a preferência é por servidores efetivos. b) Ter a capacitação necessária para desempenho das atividades. - Este também é um critério importante e mencionado na lei. c) Obedecer às regras de nepotismo quanto aos licitantes ou contratados habituais. - Embora o nepotismo seja uma questão relevante, essa alternativa não é um critério específico para a escolha do fiscal de contratos. d) Observar as regras de segregação de funções. - Este é um critério que deve ser observado para evitar conflitos de interesse. e) Ter, obrigatoriamente, formação acadêmica compatível com o objeto do contrato. - A lei não exige que a formação acadêmica seja obrigatoriamente compatível, mas sim que o fiscal tenha a capacitação necessária. Dessa forma, a alternativa que NÃO representa um critério a ser observado é: c) Obedecer às regras de nepotismo quanto aos licitantes ou contratados habituais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A gestão e a fiscalização de contratos são realizadas por diversos atores. Assinale a alternativa que descreve a fiscalização técnica, nos moldes da IN Seges/ME n. 5/2017:
a. Acompanhamento com o objetivo de avaliar a execução do objeto nos moldes contratados e, se for o caso, aferir se a quantidade, a qualidade, o tempo e o modo da prestação dos serviços estão compatíveis com os indicadores de níveis mínimos de desempenho estipulados no ato convocatório.
b. Acompanhamento dos aspectos administrativos da execução dos serviços nos contratos com regime de dedicação exclusiva de mão de obra quanto às obrigações previdenciárias, fiscais e trabalhistas.
c. Coordenação das atividades relacionadas à fiscalização técnica, administrativa, setorial e pelo público usuário, bem como dos atos preparatórios à instrução processual e ao encaminhamento da documentação pertinente ao setor de contratos para formalização dos procedimentos quanto aos aspectos que envolvam a prorrogação, a alteração, o reequilíbrio, o pagamento, a eventual aplicação de sanções, a extinção dos contratos, entre outros.
d. Acompanhamento da execução do contrato nos aspectos técnicos ou administrativos quando a prestação dos serviços ocorrer concomitantemente em setores distintos ou em unidades desconcentradas de um mesmo órgão ou entidade.
e. Acompanhamento da execução contratual por pesquisa de satisfação junto ao usuário com o objetivo de aferir os resultados da prestação dos serviços, os recursos materiais e os procedimentos utilizados pela contratada, quando for o caso, ou outro fator determinante para a avaliação dos aspectos qualitativos do objeto.

A partir dos ditames da Lei n. 14.133/2021, analise as assertivas abaixo:
Assinale a alternativa INCORRETA.
a. 2 anos.
b. 5 anos.
c. 10 anos.
d. 15 anos.
e. 35 anos.

Um órgão público firmou contrato administrativo com a empresa Serviços Legais EIRELI para prestação de serviços de copeiragem na quantidade de 20 postos.
Sobre os limites e espécies das alterações quantitativas e qualitativas, analise as assertivas abaixo.
a. A contratada alterou sua razão social para Serviços Bem Legais Eireli. Essa alteração pode ser registrada por apostilamento.
b. Por envolver a manutenção do equipamento que faz o café, o contrato pode ter acréscimos de até 10 postos.
c. Mesmo identificada a necessidade e o interesse público, não podem ser acrescidos 2 postos de garçonaria a partir da supressão de 2 postos de copeiragem, por se tratar de mudança do objeto.
d. A Serviços Legais Eireli é obrigada a aceitar o acréscimo de 4 postos, necessário à Administração.
e. A Serviços Legais Eireli deve concordar com a supressão de 5 postos diante do interesse da Administração.

Mais conteúdos dessa disciplina