Logo Passei Direto
Buscar
Após ler e analisar a afirmação, assinale se ela é verdadeira ou falsa: Analisando o histórico dos danos e prejuízos, com base nos dados da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e dos órgãos estaduais de Defesa Civil, 1995 – 2019, é possível concluir que os danos materiais estão fundamentalmente relacionados aos desastres climatológicos (secas e estiagens), afetando a agricultura e a pecuária, e que os prejuízos estão majoritariamente relacionados aos desastres hidrológicos, principalmente enxurradas e inundações, impactando em infraestruturas públicas e habitações.
Verdadeiro
Falso
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para determinar se a afirmação é verdadeira ou falsa, precisamos considerar o contexto dos dados da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e a relação entre os danos materiais e os desastres climatológicos e hidrológicos. A afirmação menciona que os danos materiais estão relacionados a desastres climatológicos, como secas e estiagens, que realmente afetam a agricultura e a pecuária. Por outro lado, os prejuízos relacionados a desastres hidrológicos, como enxurradas e inundações, impactam infraestruturas públicas e habitações, o que também é uma observação correta. Dessa forma, a afirmação reflete uma análise coerente com os dados históricos sobre os danos e prejuízos causados por desastres naturais no Brasil. Portanto, a resposta correta é: Verdadeiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Após ler e analisar a afirmação, assinale se ela é verdadeira ou falsa: A primeira iniciativa de se obter um banco de dados estruturado em nível nacional foi a construção do S2ID, que resultou na elaboração do Atlas Brasileiro de Desastres Naturais, publicado em 2011, e que trazia as informações dos desastres ocorridos no Brasil nas últimas duas décadas, de 1991 até 2010.
Verdadeiro
Falso

De acordo com os estudos, analise as afirmativas sobre o S2ID e assinale as corretas.
Escolha uma ou mais:
a. A partir da implantação do S2ID, os dados passaram a ser registrados diretamente pelos municípios de forma sistematizada e padronizada.
b. Os registros no S2ID informam, no mínimo, a identificação do local de ocorrência (município), data e tipo do desastre.
c. O S2ID é coordenado pelo Sedec.
d. Utilização do S2ID não é obrigatória para os estados e municípios.

Em relação ao conteúdo sobre base de dados nacionais, marque verdadeiro ou falso nas seguintes afirmacoes:
No Atlas Digital de Desastres no Brasil, é possível pesquisar os dados de ocorrências conforme a tipologia do desastre, data e localização, detalhando os dados até o nível municipal.
Resposta 1: Verdadeiro
Resposta 2: O Decreto nº 10.593/2020 coloca a Sedec como responsável pela instituição e coordenação do Sistema Nacional de Informações e Monitoramento de Desastres.
Resposta 3: O Relatório de Danos Materiais e Prejuízos Decorrentes de Desastres Naturais no Brasil é elaborado pelo Banco Mundial, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com base nos dados da Sedec e dos órgãos estaduais de P&DC.
Resposta 4: Entre as referências com dados disponíveis sobre os impactos dos desastres no país, além do Atlas Digital, encontra-se o Relatório de Danos Materiais e Prejuízos Decorrentes de Desastres Naturais no Brasil, 1995 a 2019.

Sobre a distribuição dos danos materiais e prejuízos ao longo do território brasileiro, pode concluir-se que:
a. Os desastres climatológicos impactam, principalmente, a Região Nordeste, Centro-Oeste e parte oeste da Região Sul.
b. Os hidrológicos são mais abrangentes e ocasionam mais perdas no Sudeste, Norte e Sul do país, mas também afetam significativamente a Região Centro-Oeste e faixa litorânea dos estados nordestinos.
c. Os desastres climatológicos têm maior impacto nos quatro estados do Centro-Oeste, com baixa incidências nas demais regiões.

Mais conteúdos dessa disciplina