Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
O autoconhecimento da criança sobre o seu sexo biológico e a identidade de gênero que irá adotar, bem como a distinção entre outras pessoas como sendo de gêneros diferentes, faz parte de um processo que se inicia logo nos primeiros dias de vida e vai sendo desenvolvido juntamente com seu entendimento geral do mundo. Neste contexto, analise as alternativas abaixo e assinale a VERDADEIRA.
a. A criança não compreende a ideia de gênero até o início da adolescência.
b. Sexo biológico e gênero psicológico não tem nenhuma relação no autoconceito de cada criança.
c. A identidade é o primeiro estágio para o entendimento de gênero.
d. A estabilidade de gênero se refere à influência das condições externas.
e. As diferenças genitais não interferem no entendimento de gênero.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a verdadeira: a) A criança não compreende a ideia de gênero até o início da adolescência. - Esta afirmação é falsa, pois as crianças começam a desenvolver uma compreensão de gênero muito antes da adolescência. b) Sexo biológico e gênero psicológico não têm nenhuma relação no autoconceito de cada criança. - Esta afirmação é enganosa, pois o sexo biológico e a identidade de gênero podem influenciar o autoconceito da criança. c) A identidade é o primeiro estágio para o entendimento de gênero. - Esta afirmação é verdadeira, pois a identidade de gênero é um dos primeiros aspectos que as crianças começam a entender em relação ao gênero. d) A estabilidade de gênero se refere à influência das condições externas. - Esta afirmação é falsa, pois a estabilidade de gênero está mais relacionada ao entendimento interno da criança sobre seu próprio gênero. e) As diferenças genitais não interferem no entendimento de gênero. - Esta afirmação é falsa, pois as diferenças genitais podem influenciar a forma como a criança percebe e entende o gênero. Portanto, a alternativa verdadeira é: c) A identidade é o primeiro estágio para o entendimento de gênero.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Educação é a criação do conhecimento como processo social resultante da ação-reflexão humana para a transformação da realidade.
Escolha a alternativa a seguir que complementa esse conceito.
A. A educação se dá na busca contínua da transformação da realidade por meio da ação-reflexão humana, da criação do conhecimento e da transformação-reinvenção da realidade constante da busca.
B. A educação atinge três setores importantes da vida humana: o político, o moral e o religioso.
C. A educação é o processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação-reinvenção da realidade.
D. A educação é realizada pela ação-reflexão humana, mas não é um processo político.
E. A educação é também um processo de conhecimento que se destaca pelo caráter político, que vê na educação uma formação, principalmente, das elites.

Alfredo Bosi, em Dialética da colonização, define cultura a partir da linguística e da etimologia da palavra: cultura, assim como culto e colonização, viria do verbo latino colo, que significa eu ocupo a terra. Tal definição dá à cultura um significado muito próximo do ato de educar.
Marque a alternativa que comunga com o estudo de Bosi.
A. Tudo aquilo que um grupo político ensina aos descendentes dele para garantir a sobrevivência.
B. O estudo das invenções e das realizações humanas, da infância até a juventude.
C. Conjunto de práticas, técnicas, símbolos e valores que devem ser transmitidos às novas gerações para garantir a convivência social.
D. Produção artística voltada à música e à pintura. Assim, pode-se falar de cultura erudita.
E. Processo que tem uma estrutura própria, permanecendo estanque, mas com ideias dinâmicas.

O que caracteriza a cultura?
A. A cultura não é simbólica, pois as culturas não têm símbolos que são compreendidos de modo semelhante por todas as pessoas que as integram.
B. A cultura está presente em alguns aspectos da vida humana.
C. A cultura é aprendida, porque existe graças a um processo de transmissão de geração em geração.
D. A cultura não é adaptável, porque o homem modifica a natureza, de modo a satisfazer as suas necessidades.
E. A cultura é individual, porque não é propriedade de um indivíduo, mas, sim, de todas as pessoas de uma sociedade.

A escola é uma instituição cultural.
Escolha a alternativa que explica esta afirmação:
A. Assim, se pode conceber uma experiência pedagógica 'desculturizada', em que a referência cultural esteja presente.
B. Então, não podem ser concebidas como entre dois polos independentes, mas sim como universos entrelaçados, como uma teia realizada no cotidiano e com fios e nós profundamente articulados.
C. É mais que a transmissora da cultura, da 'verdadeira cultura', passa a ser concebida, não como um espaço de cruzamento, de diferentes culturas, mas espaço de aprendizagem.
D. A escola especifica, identifica e distingue de outros espaços de socialização: a 'mediação objetiva'.
E. A escola funciona como um depósito de valores e conhecimentos e um espaço onde se partilha problemas.

Educação e cultura caminham juntas.
Escolha a alternativa que justifica essa afirmação.
A. Ambas procuram incorporar os pressupostos curriculares cooperativos, para que, assim, o ambiente escolar possa se transformar em um ambiente favorável aos alunos.
B. A cultura faz parte do viés global do indivíduo. Esses indivíduos são criadores e propagadores da cultura, mas não se manifestam no interior das escolas.
C. A cultura e a educação, juntas, tornam-se elementos socializadores, porém, não são capazes de modificar a forma de pensar dos educandos e dos educadores.
D. Ambas permitem que cada indivíduo que frequenta o ambiente escolar se sinta ouvinte do processo educacional.
E. Ambas estão inseridas em grupos sociais que não devem ser ignorados pelos educadores, mas esquecidos pela escola, sendo valorizados por meio de discussões, para que as culturas tradicionais possam ser conhecidas e reconhecidas.

Patrimônios culturais e históricos podem ser divididos em categorias segundo a sua materialidade, ou seja, a maneira como se constroem e são apresentados aos indivíduos, e ainda terem status de patrimônios nacionais ou até internacionais.
Nesse sentido, como podem ser definidos os patrimônios imateriais da humanidade?
A. Conjunto de expressões culturais intangíveis de importância para o contexto civilizatório da sociedade local.
B. Conjunto de expressões artísticas, como música, dança, teatro e escultura.

A salvaguarda dos patrimônios culturais e históricos é definida de forma local, a partir das políticas públicas e da legislação vigente em cada país. Assim, toda sociedade que procura preservar seu patrimônio pode redigir leis, tratados e status que direcionem e regularizem as ações necessárias para a salvaguarda do patrimônio.
No Brasil, qual é o documento mais importante que assegura práticas de proteção e promoção do patrimônio cultural?
A. Carta de São Francisco, que definiu os parâmetros de salvaguarda de patrimônios a partir da UNESCO.
B. Constituição de 1988, especialmente a partir dos artigos 214 e 215, dos quais se derivam projetos, instituições e práticas para salvaguarda do patrimônio cultural nacional.
C. Carta dos Direitos Humanos, que assegura que a salvaguarda do patrimônio cultural é um direito dos cidadãos do mundo.
D. Constituição de 1988, que assegura que a salvaguarda do patrimônio cultural é responsabilidade direta e única da sociedade civil.
E. Carta dos Direitos Culturais do Brasil, que assegura a salvaguarda dos patrimônios históricos como responsabilidade conjunta entre instituições e sociedade civil.

Os conceitos de cultura e de educação, bem como a importância conferida a esses elementos nas estruturas sociais, são definidos historicamente a partir dos contextos em que a sociedade e as instituições necessitam de suas práticas ou se dispõem a fomentá-las.
Que cenário humanístico, político e científico permite a valorização desses dois conceitos nas sociedades modernas?
A. O contexto da interação entre sociopolítica e leituras antropológicas que valorizam as expressões de grupos sociais locais sobre as práticas, saberes e formas de relacionamento constituídas num determinado espaço e período no tempo.
B. O contexto do estabelecimento de políticas públicas que definam, exclusivamente a partir do olhar das instituições, as estruturas do que pode ser considerado cultura e, portanto, quais elementos para além das ciências naturais deverão ser ensinados nas escolas.
C. O contexto da identificação do viés antropológico que define a cultura como maior e mais importante elemento de fomentação civilizatória e que molda, portanto, as estruturas escolares e as práticas educacionais.
D. O contexto da interação política-institucional.

A cultura e a educação se definem como elementos importantes, necessários e, inclusive, politicamente úteis para a unidade e o fortalecimento da identidade nacional. Auxiliam ainda a promover a estabilidade e a segurança territorial a partir do momento que as instituições passam a perceber as expressões subjetivas como elemento que facilita a conexão de sua agenda com as necessidades e as possibilidades de suporte oferecido pelo povo.
Analisando esses diversos aspectos que formam uma cultura, pode-se dizer que:
A. A valorização da cultura do individualismo fortalece a necessidade de relacionamento entre as pessoas.
B. A cultura do coletivismo tem sido apontada como causa de muitos problemas sociais.
C. Muitas das divergências entre as nações são causadas pelo modo de pensar e de valores de culturas diferentes.
D. Nas culturas coletivas, ou no coletivismo, os objetivos pessoais sobrepõem-se a outros objetivos do grupo.
E. Somente os grandes grupos culturais influenciam o comportamento de seus membros.

Mais conteúdos dessa disciplina