Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Instituída através da Lei nº 9.394/96 e vigente até hoje, traz em seu contexto as diretrizes que buscam orientar a educação nacional, independentemente de ser pública ou privada, definindo as responsabilidades da União, dos Estados e municípios. Sobre a política educacional que o texto se refere, assinale a alternativa CORRETA:
a) Plano Nacional de Educação - PNE.
b) Projeto Político-Pedagógico - PPP.
c) Lei de Diretrizes e Bases - LDB.
d) Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD
User badge image
Pedagogiando

há 8 meses

prova2
6 pág.

UNIASSELVI

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A descrição apresentada no texto refere-se à legislação que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional no Brasil. A Lei nº 9.394/96 é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que realmente orienta a educação, definindo responsabilidades entre União, Estados e Municípios. Analisando as alternativas: a) Plano Nacional de Educação - PNE: É um plano que estabelece metas para a educação, mas não é a lei que institui as diretrizes. b) Projeto Político-Pedagógico - PPP: Refere-se a um documento específico de cada instituição de ensino, não à legislação nacional. c) Lei de Diretrizes e Bases - LDB: Esta é a alternativa correta, pois é a lei que estabelece as diretrizes da educação nacional. d) Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD: É um programa específico, não uma lei que orienta a educação. Portanto, a alternativa correta é: c) Lei de Diretrizes e Bases - LDB.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

prova2
6 pág.

UNIASSELVI

Mais perguntas desse material

A teoria construtivista teve sua concepção fundamentada pelo biólogo suíço Jean Piaget, que enfatiza que a aprendizagem ocorre quando o sujeito adquire uma visão específica do mundo que o cerca, possibilitando a ele um estado de adaptação e equilíbrio com relação às situações que vivencia. Nesse processo de construção da inteligência, os níveis posteriores são uma sequência dos níveis anteriores. Sobre os estágios do desenvolvimento, segundo a concepção construtivista de Jean Piaget, analise as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O estágio sensório-motor caracteriza-se pela fase em que o bebê, nos primeiros dois anos de vida, interioriza e organiza as informações obtidas através dos sentidos e devolve respostas de acordo com os estímulos que recebe no ambiente.
II- No estágio pré-operatório, a criança ainda não faz uso dos esquemas sensório-motores, mas já possui capacidade de representar um objeto por outro, tendo alcançado a construção e o uso das funções dos esquemas simbólicos.
III- A integração e a inclusão promovem o acesso, porém só a inclusão torna esse acesso legítimo ao considerar as especificidades de cada indivíduo e ao fazer os ajustes necessários para que essa pessoa se sinta parte do grupo.
IV- No estágio operatório formal, o indivíduo já tem definidos e internalizados muitos conceitos, assim, é capaz de criar e defender hipóteses através do uso da linguagem.
a) () As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) ( ) As afirmativas I e III estão corretas.
c) ( ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) ( ) Somente a afirmativa IV está correta.

O processo avaliativo escolar tem se constituído, ao longo da história, num grande desafio para os educadores e pesquisadores, e é constantemente vinculado às causas de fracasso e do baixo nível de empenho e aprendizado dos alunos, o que aumenta, em muitos casos, o número de reprovação e evasão escolar, impactando num grande problema socioeducacional. Dessa forma, as políticas públicas, os órgãos de gestão educacional e a escola precisam estudar, cada vez mais, alternativas que minimizem tal problema e propiciem a aprendizagem, como aulas de reforço, atividades no contraturno, classes de aceleração, monitorias e parcerias através de profissionais de outras áreas para auxiliar no entendimento da condição que alguns estudantes manifestam, propondo estratégias que auxiliem a superar as dificuldades de cada um. Sobre os desafios da avaliação na diversidade e necessidades especiais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A forma de avaliar não reflete a atitude do professor, sua interação com a turma ou seus princípios educacionais e pedagógicos, pois o processo avaliativo é definido exclusivamente pela instituição, que deve obedecer à legislação educacional.
( ) Diagnosticada a dificuldade de aprendizagem, o professor precisará parar, analisar, retomar, reconstruir, a fim de que o aluno possa perceber os seus erros e buscar as formas para superá-los.
( ) Os professores, ao perceberem a dificuldade de aprendizagem, não podem parar, uma vez que têm um planejamento a cumprir, uma apostila padronizada para concluir e uma turma por esperar.
( ) A avaliação, enquanto construção do conhecimento, constitui-se pela busca do desenvolvimento permanente da aprendizagem, compreendendo as dificuldades e oportunizando novas oportunidades de estudo.
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - V.
c) F - F - V - V.
d) V - F - F - V.

O processo de inclusão deve ser percebido pela escola em sua forma mais ampla, possibilitando e favorecendo o acesso e a permanência de todos os alunos, que possuem algum tipo de deficiência, ou não, nas classes comuns do sistema regular de ensino. No entanto, para que isso aconteça de forma efetiva, é importante que a escola repense suas ações nos diversos aspectos que perpassam toda a estrutura escolar, bem como se proponha a desenvolver estratégias adequadas de ensino para esses alunos, respeitando suas diferenças e seus modos de aprender, procurando com isso a concretização e o sucesso da proposta de inclusão. Sobre a inclusão de todos os alunos no ambiente escolar regular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Ao entender sua função social, a escola abre caminhos para a inclusão, lidando com o diferente e respeitando o tempo de cada um aprender. ( ) O atual sistema educativo preconiza as ações de inclusão e possui todas as ferramentas necessárias para garantir o aprendizado de forma inclusiva. ( ) As ações que visam à inclusão envolvem a alteração da base curricular, adaptações estruturais e a preparação dos professores e demais envolvidos no processo educacional. ( ) As adequações pedagógicas devem envolver a organização administrativa e disciplinar, o currículo, a metodologia, os recursos humanos e os recursos materiais da escola regular. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A - F - V - V - F.
B - V - F - V - V.
C - F - F - V - V.
D - V - V - F - V.

A pessoa com deficiência intelectual passa pelos mesmos estágios do desenvolvimento, porém essas etapas são processadas de forma mais lenta. No processo de aprendizagem de indivíduos com deficiência intelectual, deve-se considerar como ponto indispensável para sua concretização a busca pelo desenvolvimento da autoimagem e da autoconfiança, como estímulo para que a pessoa com deficiência se esforce para atingir os objetivos que foram propostos inicialmente. No contexto escolar, é importante destacar que o sujeito com deficiência intelectual apresenta características singulares de aprendizagem. Sobre o processo educacional da pessoa com deficiência intelectual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) É de extrema importância que se inicie um trabalho que aborde conceitos e operações simples e concretas, possibilitando de forma gradual a construção de ações mais complexas e abstratas.
( ) Elogiar as conquistas obtidas, incentivar constantemente e desafiar a construção de novos conhecimentos são fatores indispensáveis quando se pretende intervir de forma positiva no processo de aprendizagem desse indivíduo.
( ) Para que o aluno assimile o que foi ensinado não se deve explorar várias vezes os mesmos conceitos, pois pode tornar o processo cansativo, e o aluno pode relacionar diferentes contextos da realidade.
( ) Avaliar quais os tipos de operações mentais que já consegue utilizar e de que conceitos que o indivíduo dispõe é importante para desenvolver ações adequadas ao estágio de desenvolvimento da turma regular, visando a sua interação com o grupo.
A V - F - F - V.
B V - V - F - F.
C F - V - V - F.
D F - F - V - V.

Desde a Constituição de 1988, a educação básica no Brasil vem sofrendo grandes mudanças. É importante, ao analisá-la, considerarmos certos aspectos preliminares, como o pacto federativo, a desigualdade social, as ligações internacionais e a própria noção de educação básica, a fim de contextualizar as políticas de avaliação, focalização, descentralização, desregulamentação e financiamento.
Sobre o histórico da educação básica no Brasil, analise as seguintes afirmativas: I- A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. II- A ideia de desenvolvimento do educando nessas etapas que formam um conjunto orgânico e sequencial é o do reconhecimento da importância da educação escolar para os diferentes momentos dessas fases da vida. III- A educação básica é um conceito definido como um nível da educação nacional e que congrega, articuladamente, as três etapas que estão sob esse conceito: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. IV- O conceito de educação básica é definido como um nível da educação nacional e que congrega, articuladamente, as etapas iniciais do processo de aprendizagem, constituídos pela Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa IV está correta.
B As afirmativas I e IV estão corretas.
C As afirmativas I, II e III estão corretas.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.

O Plano Nacional de Educação - PNE - determina as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo de metas visam à garantia do direito à educação básica com qualidade. O segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação. Por fim, o quarto grupo de metas refere-se ao Ensino Superior. Sobre o Plano Nacional de Educação - PNE -, analise as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Tem como objetivo discutir, planejar e refletir sobre o modelo de escola que queremos: uma escola participativa, comprometida com a relação escola-sociedade, ou somente por imposição, já com métodos definidos de ensino-aprendizagem.
II- Traz em seu contexto as diretrizes que buscam orientar a educação nacional, independentemente de ser pública ou privada, definindo as responsabilidades da União, dos Estados e municípios.
III- É composto por 92 artigos entre a Educação Básica e o Ensino Superior, buscando refletir a educação brasileira, em que encontramos muitos desafios numa nação com diversas realidades para educandos e educadores.
IV- Formado por 20 metas, é a base para os estados e municípios elaborarem seus planos educacionais com previsão de recursos financeiros, que devem ser aprovados para a sua execução.
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa IV está correta.
C As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina