Logo Passei Direto
Buscar
Quincas Borba é uma obra escrita por Machado de Assis. Inicialmente publicado como folhetim entre os anos de 1886 e 1891, tem como enredo a vida de Pedro Rubião de Alvarenga, que se torna discípulo de Quincas Borba. É uma obra escrita no Realismo, portanto carrega consigo algumas marcas deste período literário. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- A filosofia inventada por Quincas Borba segue a trajetória do Humanitismo, de que a vida é um campo de batalha no qual só os mais fortes sobrevivem. II- A ingenuidade de Rubião faz com que eles sejam presa fácil de pessoas oportunistas, como Cristiano Palha, que se aproximam dele apenas por interesse financeiro. III- Machado de Assis, em Quincas Borba, utiliza o narrador para dialogar com o leitor da obra. IV- Apesar do desfecho trágico, da loucura de Rubião e da posterior miséria na qual ele morre, a obra Quincas Borba não possui características do Realismo. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- A filosofia inventada por Quincas Borba, o Humanitismo, realmente sugere que a vida é um campo de batalha onde apenas os mais fortes sobrevivem. Esta afirmativa está correta. II- A ingenuidade de Rubião faz com que ele seja presa fácil de pessoas oportunistas, como Cristiano Palha, que se aproximam dele apenas por interesse financeiro. Esta afirmativa também está correta, pois Rubião é manipulado por pessoas que se aproveitam de sua ingenuidade. III- Machado de Assis, em Quincas Borba, utiliza o narrador para dialogar com o leitor da obra. Esta afirmativa está correta, pois o estilo de Machado de Assis frequentemente envolve um narrador que se dirige ao leitor, criando uma interação. IV- Apesar do desfecho trágico, da loucura de Rubião e da posterior miséria na qual ele morre, a obra Quincas Borba possui características do Realismo. Esta afirmativa está incorreta, pois a obra é, de fato, uma representação clara do Realismo, com suas características de análise social e psicológica. Com base na análise, as sentenças I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: A) As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França, na metade do século XIX, se desenvolveu na Europa e chegou ao Brasil, e sua concepção fazia oposição ao romantismo. Sobre o significado da palavra Parnasianismo, é correto afirmar:
A Enfatiza e valoriza o verso livre, desconsiderando a perfeição da forma.
B É assim denominado, pois no Monte Parnaso, na Grécia, residiam os poetas.
C O significado da palavra sugere um retorno ao movimento Barroco.
D O termo está relacionado ao conjunto de pensadores humanistas.

No período pós-romântico, houve grande empenho da crítica literária pelo nacionalismo da literatura. Para Antonio Cândido, essa conexão, difundida a partir do século XVIII, tem no Romantismo o intuito de dar a conhecer a literatura genuinamente brasileira, ou seja, atender ao propósito da formação da nossa literatura.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Em 1879, Sílvio Romero, crítico literário, utilizando o pseudônimo de Feuerbach, ataca em seus textos o parlamento imperial.
II- Em 1873, Machado de Assis expõe sua opinião sobre a literatura nacional, a qual, segundo ele, deveria exprimir o sentimento, além de caracterizar o tempo e o país.
III- A filosofia positivista, que transformou a sociedade da época em questão, em nada contribui para as causas da nacionalidade.
IV- Para os críticos da época, as narrativas sociais e literárias que representavam o sentimento imaginário da realidade contribuem para a definição da identidade nacional.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

O Realismo literário surgiu entre 1850 e 1870, momento em que afloravam as descobertas científicas cujo contexto social estava longe dos excessos sentimentais do romantismo. Sobre o pensamento científico-filosófico deste período, é correto afirmar:
a) Auguste Comte exaltava uma realidade positiva da ciência e das suas leis.
b) O homem podia ser considerado criação divina.
c) A verdade era baseada na metafísica e na teologia.
d) Apesar da ciência, a literatura cedia lugar ao idealismo romântico.

Os escritores regionalistas, ao retratarem a realidade local, contribuíram para o fortalecimento das nossas letras, bem como para a disseminação das peculiaridades regionais, a exemplo do sertão, temática abordada pelo escritor Euclides da Cunha.
Sobre a obra Os Sertões, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os Sertões é fruto das observações de Euclides da Cunha quando este acompanhava o conflito de Canudos na condição de correspondente de O Estado de S. Paulo.
( ) O livro apresenta uma denúncia sobre o massacre dos sertanejos de Canudos, por conta dos confrontos entre o Exército e os seguidores de Antônio Conselheiro.
( ) No que se refere à estrutura do livro, Euclides divide a obra em três partes, que correspondem à terra, ao homem e à luta.
( ) Euclides buscou imitar os grandes autores gregos, para tanto explora na obra aspectos mitológicos.
A F - F - V - V.
B F - V - F - V.
C V - F - F - F.
D V - V - V - F.

Paralelamente ao realismo e ao naturalismo, surgiu na França o movimento dos parnasianos, o qual enfatizava a perfeição da forma e da estilística. Essa escola literária teve influência da doutrina ?arte pela arte?, que ressalta o belo. Sobre o Parnasianismo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Alberto de Oliveira.
II- Os autores Parnasianos.
III- A poesia parnasiana.
IV- Parnaso.
( ) Nome que influenciou os temas e a concepção de arte.
( ) Um dos representantes que trouxe de Paris as novidades literárias.
( ) Pretendiam um retorno à clareza clássica.
( ) Expressão artística que abordava temas universais, como a natureza, por exemplo.

A obra "Os Sertões" de Euclides da Cunha relata, a partir de uma linguagem grandiosa e rica em termos científicos, um relato do Brasil a partir do cenário da Guerra de Canudos. Discutiu na obra problemas que vão além do conflito do interior da Bahia. Com base na obra de Cunha, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Por discutir os problemas brasileiros, uma das características mais marcantes da obra "Os Sertões" é o regionalismo, característica também do Pré-Modernismo, período literário ao qual a obra pertence.
II- Na conclusão da obra, Euclides da Cunha explica como a obra "Os Sertões" foi escrita e relata parte das observações feitas enquanto era correspondente de O Estado de S. Paulo.
III- Na obra, Euclides leva muito em consideração o clima, a vegetação e a geografia, sendo que a combinação da biologia e da geologia serviu para explicar o homem na obra.
IV- Na obra "Os Sertões", a teoria de Darwin de que os mais fortes é que sobrevivem é comprovado a partir do momento em que o exército guiado por militares aniquila o sertanejo.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

O século XIX foi caracterizado por grandes mudanças, especialmente com o surgimento do cientificismo que se utiliza de dados concretos para analisar o homem e a natureza. Além disso, e segundo as concepções da nova filosofia, o Positivismo, somente a cientificidade e o desejo pelo conhecimento poderiam levar o ser humano à felicidade. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Na Europa, o movimento Realista se fortalece, tendo em vista a situação social e os grandes avanços na ciência.
II- Na Literatura, escritores, como Charles Dickens, Dostoievski, Tolstoi e Eça de Queirós, ganham notoriedade pelas suas obras.
III- O progresso industrial é uma das características do século XIX, o qual disseminou ideias materialistas.
IV- No século XIX, artistas e escritores inspiravam-se na idealização da alma e da natureza, desconsiderando, portanto, as mudanças sociais, tecnológicas e da ciência.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

Após o movimento do Realismo, o qual retratava o homem e o meio, surge no Brasil o Naturalismo, cuja característica principal era o tema voltado para a análise do comportamento patológico do ser humano. Essa estética naturalista tinha por base a observação fiel e científica da realidade, de forma bastante objetiva e detalhada. Sobre o Naturalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Segundo os naturalistas, o homem está condicionado às características biológicas, ou seja, é resultado do meio social e da herança genética.
( ) As obras naturalistas enfatizam o religioso, especialmente pelo fato de o homem possuir livre-arbítrio.
( ) Vulgarização dos sentidos, patologia e exploração social, miséria são algumas das características do Naturalismo.
( ) Os temas adotados pelos escritores brasileiros fazem menção à vida nos cortiços, ao preconceito, à escola social.
a) V - V - F - V.
b) V - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) F - F - V - V.

As vanguardas europeias - um conjunto de tendências que atuaram principalmente no campo das artes - exerceram considerável influência sobre o Modernismo brasileiro. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Futurismo.
II- Cubismo.
III- Dadaísmo.
IV- Surrealismo.
( ) Do ponto de vista artístico, foi o movimento mais completo. Rompeu com a tradição histórica ao propor a recusa da perspectiva única inventada pelos teóricos e artistas da Renascença.
( ) No campo literário o movimento se caracterizou pela sintaxe esdrúxula e sem ordenação. Os seus representantes pregavam a anarquia, inclusive a das palavras.
( ) O movimento valoriza a intervenção fantasiosa da realidade e pretendia uma pintura e literatura audaciosas e brilhantes. Os seus representantes exploravam o inconsciente.
( ) Fazia alusão à velocidade, ao perigo, à audácia e propunha mudanças na maneira de escrever.

Mais conteúdos dessa disciplina