Logo Passei Direto
Buscar
Ao observar os conceitos ligados à Geografia da população, é necessário estender um olhar de natureza historiográfica a respeito dos processos de desenvolvimento econômico que condicionaram as formas de reprodução material da sociedade brasileira. Neste contexto, a integração entre os temas da Geografia Humana e da História Econômica faz-se mais evidente. Considerando a dinâmica proposta pelo texto-base, analise as seguintes afirmacoes, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. I. ( ) Um dos enfoques da política econômica de Juscelino Kubitschek foi privilegiar os investimentos governamentais na criação de indústrias de suporte ao capital privado nacional, que ‘puxaria’ o desenvolvimento interno. II. ( ) As ‘Reformas de base’ foram criadas no segundo governo Vargas, e tinham o objetivo de promover mudanças na realidade agrária do país e na condição de ocupação de imóveis urbanos sem função social. III. ( ) A deposição de João Goulart, em Março de 1964, marcou o início de um regime de governo ligado às Forças Armadas, cuja expressão de desenvolvimento esteve baseada em um período de crescimento conhecido como ‘Milagre econômico’. Agora, assinale a opção que corresponde à sequência correta.
F – V – F.
V – V – F.
F – V – V.
V – F – F.
F – F – V.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações para determinar se são verdadeiras (V) ou falsas (F): I. ( ) Um dos enfoques da política econômica de Juscelino Kubitschek foi privilegiar os investimentos governamentais na criação de indústrias de suporte ao capital privado nacional, que ‘puxaria’ o desenvolvimento interno. É verdadeira (V). Juscelino Kubitschek implementou a política do "cinquenta anos em cinco", que visava acelerar o desenvolvimento econômico do Brasil, priorizando a industrialização e os investimentos em infraestrutura. II. ( ) As ‘Reformas de base’ foram criadas no segundo governo Vargas, e tinham o objetivo de promover mudanças na realidade agrária do país e na condição de ocupação de imóveis urbanos sem função social. É falsa (F). As Reformas de Base foram propostas durante o governo de João Goulart, e não no segundo governo Vargas. Elas visavam a reforma agrária, a reforma urbana, entre outras. III. ( ) A deposição de João Goulart, em Março de 1964, marcou o início de um regime de governo ligado às Forças Armadas, cuja expressão de desenvolvimento esteve baseada em um período de crescimento conhecido como ‘Milagre econômico’. É verdadeira (V). O "Milagre Econômico" ocorreu durante a ditadura militar, que se instaurou após a deposição de Goulart, e foi caracterizado por um crescimento econômico acelerado. Portanto, a sequência correta é: V – F – V. A alternativa que corresponde a essa sequência é: V – F – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao observar a dinâmica do crescimento demográfico, o estudante / pesquisador em Geografia Econômica deve analisar processos que correlacionem a realidade da ocupação do espaço e do meio ambiente pelo homem, cujas ações acabam por determinar a ocorrência de mudanças não apenas no meio natural, mas na sua forma de integração social e de desenvolvimento econômico.
Neste sentido, a partir da contextualização apresentada pelo texto, é correto afirmar que
o crescimento vegetativo é dado pela diferença entre o número de nascimentos e de óbitos em um certo período, ao passo que o crescimento natural é expresso pelo valor absoluto dos indivíduos nascidos vivos.
as tendências de crescimento da população brasileira apontam para uma redução progressiva do crescimento do número de habitantes, o qual poderá inclusive involuir na segunda metade do século XXI.
ao observar as estimações populacionais e projeções demográficas para a população brasileira, observa-se a hipótese de um crescimento acelerado que deverá dobrar a população atual em menos de cem anos.
nos últimos trinta anos, a população brasileira praticamente dobrou; tal situação contribui para uma redução sensível da qualidade dos serviços públicos em um contexto de paralisação de investimentos públicos.
um país que apresenta, em um certo momento, um número de mortes igual a X e um número de nascimentos igual a 1,1X, paralelamente a um número de imigrantes igual a 0,2X e de emigrantes igual a 0,4X, tem crescimento demográfico positivo.

Mais conteúdos dessa disciplina