Logo Passei Direto
Buscar
Quais são os mecanismos de ruptura que determinam a capacidade de carga em estacas tracionadas?
1) Ruptura na interface solo-estaca;
2) Ruptura solo-solo segundo superfície cônica.
User badge image
Questões Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Os mecanismos de ruptura que determinam a capacidade de carga em estacas tracionadas incluem: 1) Ruptura na interface solo-estaca: Este mecanismo ocorre quando a resistência ao deslizamento entre a estaca e o solo é superada. A capacidade de carga é influenciada pela fricção lateral e pela adesão do solo à superfície da estaca. 2) Ruptura solo-solo segundo superfície cônica: Neste caso, a ruptura ocorre quando a estaca puxa o solo ao seu redor, formando uma superfície de ruptura cônica. A resistência do solo à tração e a coesão entre as partículas do solo são fatores importantes nesse mecanismo. Esses dois mecanismos são fundamentais para a análise da capacidade de carga de estacas tracionadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um tubulão com as características abaixo, segundo a NBR 6122, pode ser classificado como uma fundação:
É uma fundação profunda, pois a cota de assentamento da base (2,80m) é duas vezes maior que sua menor dimensão, no caso o diâmetro do fuste (0,80m, ou seja: 2 x 0,80 = 1,60m < 2,80m).

Para o perfil geotécnico a seguir, determine a tensão efetiva final aos 7,5m e aos 90,0m de profundidade, respectivamente. Considere o acréscimo de tensão devido à sobrecarga de 95% da sobrecarga em 7,5m de profundidade e 5% aos 90m de profundidade.
38,75 ton/m² e 181,25 ton/m².

Sobre fundações, assinale a alternativa correta:
A estaca tipo Franki é uma estaca de concreto armado, moldada no solo, que usa um tubo de revestimento recuperável, cravado dinamicamente com ponta fechada por meio de bucha (tampão) de concreto seco ou seixo rolado compactado, colocado dentro da extremidade inferior do tubo.

Sobre o cálculo estrutural de fundações profundas moldadas in loco, é possível afirmar que:
a minoração da resistência do concreto depende do tipo de estaca. Essa dependência é explicada pelas técnicas e condições promovidas pelo tipo de estaca.

Qual é o tipo de estaca utilizado para qualquer fundação, mas principalmente para fundações de equipamentos industriais, reforços de fundações e locais com restrição ou dificuldade de acesso para equipamentos de grande porte?
Estaca raiz.

Deseja-se saber o valor estimado de capacidade de carga admissível à tração de uma estaca do tipo pré-moldada em concreto. Sabe-se que será executada em solo arenoso, possuindo 5 metros de comprimento. O valor médio de N do solo, por meio de ensaio SPT, nesse caso, é de 25 golpes. O diâmetro da estaca é de 40 cm. Sabe-se que o mecanismo de ruptura da estaca é dado na interface solo -estaca. Utilize o método de Décourt-Quaresma para fazer a estimativa.
O valor da capacidade de carga estimada é de, aproximadamente, 45,11tf.

Mais conteúdos dessa disciplina