Logo Passei Direto
Buscar

Gestão de Custos

Colégio Objetivo
Leia o texto a seguir: Em 79º lugar, Brasil estaciona no ranking de desenvolvimento humano da ONU, país registrava crescimento do IDH desde 2010, mas manteve mesmo patamar entre 2014 e 2015. O ranking de desenvolvimento humano foi divulgado pela Organização das Nações Unidas com dados de 188 países. O Índice de Desenvolvimento Humano leva em consideração três fatores: Saúde (expectativa de vida); Conhecimento (média de anos de estudo e os anos esperados de escolaridade); Padrão de vida (renda nacional bruta per capita). Se for levado em conta o "IDH ajustado à desigualdade", o índice de desenvolvimento humano do país cairia de 0,754 para 0,561 e o Brasil cairia 19 posições no ranking mundial.
Com relação ao IDH e à desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
A A estabilização do IDH brasileiro demonstra que o país já atingiu um patamar de desenvolvimento sustentável ideal, onde a saúde, a educação e a renda da população melhoraram nos últimos anos.
B O IDH brasileiro de 2014 e 2015 revela que o país estacionou no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à educação, saúde e distribuição de renda.
C Graças à promoção de políticas públicas de inclusão, educação de qualidade e saúde para todos, o IDH médio do Brasil tem melhorado nos últimos anos, especialmente em 2014 e 2015.
D Com IDH de 0,754, Brasil é considerado elevado no desenvolvimento humano, mesmo se for considerado o IDH ajustado à desigualdade.
User badge image
Estudando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que foi apresentado no texto sobre o IDH e a desigualdade social no Brasil: A) A estabilização do IDH brasileiro demonstra que o país já atingiu um patamar de desenvolvimento sustentável ideal, onde a saúde, a educação e a renda da população melhoraram nos últimos anos. - Esta afirmação é incorreta, pois o texto menciona que o Brasil manteve o mesmo patamar entre 2014 e 2015, o que indica que não houve melhora. B) O IDH brasileiro de 2014 e 2015 revela que o país estacionou no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à educação, saúde e distribuição de renda. - Esta alternativa está correta, pois o texto afirma que o Brasil "manteve mesmo patamar" no IDH, sugerindo que não houve avanço nas políticas públicas. C) Graças à promoção de políticas públicas de inclusão, educação de qualidade e saúde para todos, o IDH médio do Brasil tem melhorado nos últimos anos, especialmente em 2014 e 2015. - Esta afirmação é falsa, já que o texto indica que o Brasil estacionou no IDH, não melhorou. D) Com IDH de 0,754, Brasil é considerado elevado no desenvolvimento humano, mesmo se for considerado o IDH ajustado à desigualdade. - Embora o IDH de 0,754 seja considerado elevado, o texto menciona que, ao considerar o IDH ajustado à desigualdade, o índice cairia significativamente, o que contradiz essa afirmação. Portanto, a alternativa correta é: B) O IDH brasileiro de 2014 e 2015 revela que o país estacionou no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à educação, saúde e distribuição de renda.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Atualmente, enfrentamos desafios éticos que decorrem da diversidade cultural das sociedades contemporâneas, do consumismo, do individualismo, do desprezo ao próximo e à natureza, gerando um quadro de crise que tem sérias implicações sobre a ética, valores e responsabilidade social. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Podemos notar diferentes aspectos nesta crise: agravamento da desigualdade social, crise no sistema de trabalho e crise ecológica.
( ) Vivemos atualmente uma crise ecológica sem precedentes. Com os níveis de consumo atuais, esgotaremos os recursos naturais, o que favorece a sustentabilidade.
( ) A desigualdade hoje se mostra tão grande que pode até levar à desumanização dos indivíduos.
( ) A crise atual e suas implicações são de inteira responsabilidade da iniciativa privada, pois ela é fundamental no desenvolvimento do país.
a) V - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - V - F.
d) V - V - F - V.

Em cada época, nos tempos dos homens, a cultura foi se modificando. Como éramos nômades, tínhamos a oportunidade de conhecer novos grupos de pessoas, com isso uma cultura diferente. Com o passar dos anos, a humanidade foi transformando-se e adicionando novos conhecimentos culturais por onde passavam, alguns foram destruídos, outros adicionados, como na época dos Romanos. Hoje em dia, a diversidade cultural é grande, nosso país tem grandes diferenças culturais, do norte ao sul, do leste ao oeste. Isso faz com que haja muitas vezes conflitos culturais, religiosos e até mesmo políticos.
Referente à cultura, analise as afirmativas a seguir: I- Considerada em constante transformação da sua identidade nos grupos sociais. II- Pode-se dizer que é um agente criador de debates interligado com os aspectos fisiológicos, históricos e culturais. III- Representa a história de um grupo de pessoas que podem ser modificadas com o passar do tempo. IV- Demonstra mudanças rápidas com as políticas antissociais com o passar do tempo. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Somente afirmativa IV está correta.

Com os protestos de junho de 2013, a insatisfação da população quanto à política e à economia no Brasil está sendo gestada. Entretanto, muitos outros fatores fizeram as pessoas saírem à rua. Uma amostra da verdadeira insatisfação é o chamado “panelaço”, quando nossa presidente ou algum membro do governo aparece na televisão informando aos brasileiros que o problema atual é passageiro. No entanto, pode-se considerar que é um mero esforço do governo tentando tranquilizar a população. O governo vem tentando apresentar a responsabilidade social, mas, sem força política e sem ajuda das organizações sociais, percebe-se que as ONGs começam a ter mais responsabilidade social para tentar ajudar as pessoas mais necessitadas.
Referente ao assunto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Organização Social. II- Organização Não Governamental (ONG). ( ) Recebe benefícios do Estado e doações voluntárias de pessoas e empresas. ( ) Tem o objetivo de pressionar o governo para efetuar os investimentos na área social. ( ) Representa as minorias no país, como as mulheres, indígenas, homoafetivos, moradores de ruas, entre outros. ( ) Gestão do espaço social em função do bem-estar de vida, principalmente das classes sociais baixas, bem como de toda a sociedade. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - II - II - II
B II - II - I - I.
C II - II - I - II.
D I - II - II - I.

Em se tratando de ética, roubar um remédio para seu ente querido caracteriza-se falta de ética, mesmo sabendo que o preço sugerido é muito alto para sua aquisição, e que, sem ele, infelizmente, poderá ocorrer a morte? Não podemos pensar que sempre existiu ética, seria um erro, pois, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os direitos humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo. Com relação à ética, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.
II- Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.
III- Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.
IV- Um conjunto de regras bem definidas podem acarretar vários motivos, em que um grupo de pessoas ou comunidade pode efetuar o que é certo ou errado, sem a permissão do Estado.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina