Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
No exterior, as preocupações com a conscientização e o combate ao preconceito estão no mesmo nível de problematização, porém as iniciativas das bibliotecas na inserção da temática LGBTQI+ estão mais avançadas no sentido de desenvolver programas e projetos sobre a temática, especialmente nos Estados Unidos da América.
Sobre essas iniciativas, analise as sentenças a seguir:
I- Bibliotecas públicas e privadas, universitárias e comunitárias, realizam eventos específicos que discutem autores LGBTQI+.
II- O Mês do Livro LGBTQI+ é uma iniciativa que está empenhada em atender às necessidades de informação e acesso daquela comunidade, em sua forma mais abrangente.
III- O mês de junho foi estabelecido como Mês Nacional de Lésbicas e Gays pela indústria editorial americana.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Bibliotecas públicas e privadas, universitárias e comunitárias, realizam eventos específicos que discutem autores LGBTQI+. Verdadeiro, muitas bibliotecas têm promovido eventos que abordam a literatura e autores LGBTQI+. II- O Mês do Livro LGBTQI+ é uma iniciativa que está empenhada em atender às necessidades de informação e acesso daquela comunidade, em sua forma mais abrangente. Verdadeiro, essa iniciativa visa promover a visibilidade e o acesso à literatura LGBTQI+. III- O mês de junho foi estabelecido como Mês Nacional de Lésbicas e Gays pela indústria editorial americana. Falso, o mês de junho é reconhecido como o Mês do Orgulho LGBTQI+, mas não foi especificamente estabelecido pela indústria editorial americana, embora muitas iniciativas editoriais ocorram nesse mês. Com base nas análises, as sentenças I e II estão corretas, enquanto a III está incorreta. Portanto, a alternativa correta é: B) As sentenças I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Mattos (2020), ações sociais e culturais são valiosos meios de atuação contra discriminação e preconceito, em suas mais variadas formas. O bibliotecário pode oportunizar aos usuários diversas formas de reflexão a respeito do tema com atividades na biblioteca. Considerando o que corresponde diretamente com essas ações, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Ação cultural - Semana do troca-troca de livros.
b) Ação cultural - Semana da Consciência Negra com atividades que buscam trazer uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
c) Ação cultural - Semana da diversidade, com a valorização e o respeito pela diversidade.
d) Ação cultural - Projeto baú cultural, com contação de histórias e outras atividades para inserção da temática africana/afro-brasileira na sala de aula.

Painéis interativos são propícios como metodologia para desenvolvimento de projetos de ação cultural. Esse tipo de trabalho com painéis traz articulação da Biblioteca com outros profissionais, oportuniza interação entre os usuários e, ainda, oportuniza divulgação pelos desdobramentos em redes sociais.
Sobre as vantagens trazidas para a biblioteca nos projetos de painéis interativos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ação interdisciplinar.
II- Ação individualizada.
III- Ação de extensão.
( ) Objetiva a expansão da experiência dos usuários e organizadores em ações extramuros da biblioteca, apoiando atividades de cunho social e cultural.
( ) Estabelece vínculos de solidariedade e cooperação entre os envolvidos na ação cultural que sejam participantes de várias áreas do conhecimento.
( ) Ação exclusiva da biblioteca, sem participação de outros agentes e instituições parceiras.

Houve época na história da educação em que associava-se os espaços angulares das escolas como lugares de castigo e até humilhação. Felizmente, os tempos mudaram, e atualmente podemos utilizar os cantos das salas de aula ou das paredes dos colégios como oportunidades de divulgação e incentivo à leitura.
A respeito dessa ação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Mobiliários confortáveis e divertidos, coloridos nas paredes, são possibilidades de encantamento do espaço como forma de atrair os leitores para a adesão ao projeto.
( ) A denominação desse tipo de projeto deve ser seriamente levada em consideração, correndo o risco de comprometer a proposta.
( ) A divulgação da ação a ser realizada no canto da leitura e lazer, é fundamental para o seu sucesso.
A F - V - V.
B F - V - F.
C V - F - V.
D V - V - F.

O profissional da informação precisa se manter em constante preocupação com a atualização de suas concepções e práticas. No que se refere ao desenvolvimento de práticas de ação cultural, as inovações são frequentes, pois a criatividade humana é ilimitada.
A respeito dos projetos realizados em redes sociais, é preciso ter objetivos. Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Incentivar, integrar, divulgar são itens obrigatórios no projeto para redes sociais.
( ) O marketing institucional é o ponto central dos projetos de ação cultural em redes sociais.
( ) Para ser criativo, o profissional deve estar atento às novidades sociais e tecnológicas de projetos de incentivo à leitura.
A V - F - V.
B F - F - V.
C F - V - F.
D V - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina