Logo Passei Direto
Buscar
A ideia utilitarista de que uma ação moral deve maximizar o prazer e a felicidade dos envolvidos na ação, foi difundida pelos consequencialistas:
A) Hobbes, Bentham.
B) Kant, Stuart Mill.
C) Rousseau, Locke.
D) Aristóteles e Platão.
E) Bentham e Stuart Mill.
User badge image
PsiCaSaude

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos identificar quais pensadores estão associados ao utilitarismo e ao consequencialismo. Analisando as opções: A) Hobbes, Bentham - Hobbes não é conhecido por suas contribuições ao utilitarismo, enquanto Bentham é um dos fundadores do utilitarismo. B) Kant, Stuart Mill - Kant é um filósofo deontológico e não utilitarista, enquanto Stuart Mill é um importante defensor do utilitarismo. C) Rousseau, Locke - Ambos são filósofos do contrato social, mas não estão associados ao utilitarismo. D) Aristóteles e Platão - Esses filósofos são mais associados à ética da virtude e não ao utilitarismo. E) Bentham e Stuart Mill - Ambos são figuras centrais do utilitarismo, com Bentham sendo o criador da teoria e Stuart Mill expandindo e defendendo suas ideias. Portanto, a alternativa correta é: E) Bentham e Stuart Mill.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

De acordo com as teses de Hannah Arendt (1906-1975) os seres humanos têm a capacidade de fazer reflexões, nesse sentido, existiria um comprometimento de cada indivíduo, ainda que ele não seja voluntariamente assumido, de estabelecer juízos e pensar a respeito dos acontecimentos.
Assim, analise a relação entre as proposições.
I-A responsabilidade é uma aptidão humana, para a percepção de Hannah Arendt, Porque
II-Existe fortes vínculos entre o indivíduo e a sociedade em sua compreensão da liberdade, por isso, todo ser humano dispõe de condições racionais para avaliar a justiça ou a injustiça da conduta alheia.
A) A afirmação I é verdadeira e a II é falsa.
B) As afirmacoes I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
C) A afirmação I é falsa e a II verdadeira.
D) As afirmações I e II são verdadeiras, mas não se relacionam entre si.
E) As afirmações I e II são falsas.

A pandemia de covid-19 agravou a crise econômica que já havia no Brasil. O desemprego e o aumento da pobreza indicam uma dramática realidade e os números são alarmantes. A verdade é que, para além de estatísticas, os dados acabam por revelar uma situação que afeta subjetivamente milhões de brasileiros e brasileiras, o que pode causar consequências para a sociabilidade a longo prazo, para além das questões objetivas, não menos importantes.
A partir das matrizes de discussão sobre a miséria e a fome, analise as afirmações.
I-A pobreza e as desigualdades são consideradas naturais das sociedades e, em alguma medida, benéficas ao próprio funcionamento do mercado por fomentar a concorrência, segundo a abordagem econômica liberal individualista.
II-Para a visão individualista a pobreza e a miséria não são responsabilidade do Estado. O Estado tem o papel de buscar políticas que fomentem o mercado, oportunizando os indivíduos com suas iniciativas a vencer suas vulnerabilidades.
III-- A abordagem do Estado social entende que é preciso agir pontualmente e de forma paliativa nas desigualdades, sendo o Estado a entidade que pode regulamentar os desequilíbrios, intervindo no mercado.
IV- Na visão do Estado de bem-estar-social, a pobreza e a fome não são consideradas um problema individual, mas como produto das relações sociais, portanto, coletivo.
A) Somente as afirmações III e IV estão corretas.
B) Somente as afirmações II e IV estão corretas.
C) Somente as afirmações I e III estão corretas.
D) Somente as afirmações I e II estão corretas.
E) As afirmações I;II;III; IV estão corretas.

De acordo com Marilena Chaui (2000) é preciso redefinir o lugar da política em nossa vida cotidiana. Nesse sentido, é preciso combater as deturpações de que a política é um fardo e maléfica, a partir
A) da luta entre as classes.
B) da participação dos partidos políticos.
C) da recusa das atividades políticas.
D) da deliberação do governo central.
E) da consciência política.

O desemprego, a desigualdade social e a violência, que vivemos nos dias atuais, são problemas sociais que estão vinculados aos efeitos do individualismo.
Sobre o individualismo, coloque C(certo) E (errado).
( ) A valorização exagerada do individualismo e a negação dos vínculos coletivos do ser humano afetam as relações em sociedade.

Essa teoria política tem como base a paixão do medo, que significa
A) A representação política das vontades coletivas por meio de um Estado liberal.
B) A ruptura com a representação de um Estado dominador e absoluto.
C) A metáfora Bíblica da bondade, da paz, da generosidade do Sr. Leviatã.
D) A expressão - paixão do medo, significa que o amor venceu o medo.
E) A presença de um iminente perigo, já que os indivíduos constituiriam ameaças uns aos outros.

De acordo com estudiosos do tema cidadania, grandes retrocessos ocorreram no século XX com os regimes totalitários, como o fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha, e o stalinismo na URSS.
Sobre as tensões políticas e sociais vividas pelos cidadãos no século XX, analise as asserções.
I- As lutas pelo direito ao voto, empreendidas pelos grupos sociais de mulheres, operários, negros e indígenas, resultaram em avanços e conquistas de direito ao voto.
II- O século XX na América Latina, foi marcado por ditaduras que consideravam o direito de participação política uma ameaça. O Estado brasileiro patrocinou fortes repressões e violências, com vigilância e prisões ilegais, tortura e desaparecimentos de cidadãos.
III- O caráter oligárquico da Republica Brasileira de 1889, representada pela influência dos coronéis, ricos fazendeiros que atuavam como oligarcas locais nas regiões mais pobres do interior do país, agiam contra os mecanismos de coerção, desenvolvidos pelo voto de cabresto.
A) As afirmações II e III estão corretas.
B) Somente a afirmação II está correta.
C) As afirmações I e II estão corretas.
D) Somente a afirmação I está correta.
E) Somente a afirmação III está correta.

De acordo com a filósofa Hannah Arendt (1906-1975) a consciência da liberdade advém do relacionamento entre os seres humanos e, a ação e a orientação de como deve-se agir é resultado de uma escolha.
Pensando assim, assinale as afirmações sobre Liberdade para Arendt.
I - O exercício da liberdade, sob a perspectiva privada, estaria vinculado à busca constante pelo acúmulo de riquezas ou ao consumo desenfreado, reduzindo a vida humana em um ciclo de trabalho árduo, automatizado e superficial, no qual a exploração e a insatisfação pessoal se tornariam constantes.
II – Para Arendt a liberdade está vinculada ao conceito do exercício de práticas públicas, a liberdade política é uma atividade executada pelos homens por meio do convívio entre eles, sendo a liberdade política uma atividade estritamente da vida pública.
III- A classificação da liberdade enquanto ação política ressalta a potência que existe nesse valor, uma vez que estimula a ação conjunta que decidirá sobre coisas de interesse comum, estabelecendo constantemente novas formas de construir a realidade.
IV – Os estudos da filósofa Hannah Arendt demonstram os fortes vínculos entre o indivíduo e a sociedade, contudo, evidencia que o ser humano não tem aptidão à responsabilidade.
A) Somente as afirmações I; III estão corretas.
B) Somente as afirmações III e IV estão corretas.
C) Somente a afirmação IV está correta.
D) Somente as afirmações II e III estão corretas.
E) As afirmações I; II; III estão corretas.

O termo política decididamente se insere no rol de termos utilizados cotidianamente que, no entanto, não apresenta uma conceituação evidente ou que apresenta apenas um único sentido.
Com base em seus estudos sobre a pluralidade de significados aplicados a esse vocábulo, avalie as asserções:
I-A raiz da palavra "política" encontra-se no idioma grego, que exprime os afazeres típicos da condução da vida coletiva da polis, a cidade-Estado da antiguidade grega.
II-A palavra política direcionada a identificação das atividades de governo quando exercida pelos poderes públicos, pode ser entendida como uma forma de administração do poder público, sob a forma do Estado.
III-Quando mencionamos as políticas das empresas privadas, estamos pensando sobre os princípios e as formas que as organizações são regidas.
A) As afirmações I; II; III estão corretas.
B) Somente as afirmações II e III estão corretas.
C) Somente as afirmações I e II estão corretas.
D) Somente a afirmação III está correta.
E) Somente a afirmação I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina