Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro base Fundamentos para a Educação especial, adaptações curriculares são:
A adaptações obrigatórias, no sentido de mudar o currículo e adaptá-lo a todos os alunos inclusos da escola;
B adaptações físicas na escola, no sentido de dar acessibilidades aos alunos inclusos.
C aplicações de exercícios e provas para alunos com dificuldade de aprendizagem;
D respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os alunos e dentre eles os que apresentam necessidades educacionais especiais.
E adaptações exclusivas aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e defasagem nas avaliações escolares.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder à sua pergunta sobre adaptações curriculares, vamos analisar cada uma das alternativas: A) Adaptações obrigatórias, no sentido de mudar o currículo e adaptá-lo a todos os alunos inclusos da escola. - Essa opção fala sobre a obrigatoriedade das adaptações, mas não aborda o conceito de inclusão de forma ampla. B) Adaptações físicas na escola, no sentido de dar acessibilidades aos alunos inclusos. - Essa opção se refere mais a adaptações físicas do que curriculares, portanto não é a mais adequada. C) Aplicações de exercícios e provas para alunos com dificuldade de aprendizagem. - Embora isso seja uma prática comum, não abrange o conceito mais amplo de adaptações curriculares. D) Respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os alunos e dentre eles os que apresentam necessidades educacionais especiais. - Esta opção é mais abrangente e reflete a ideia de que as adaptações curriculares devem beneficiar todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades especiais. E) Adaptações exclusivas aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e defasagem nas avaliações escolares. - Essa opção é muito restritiva e não reflete a inclusão de todos os alunos. A alternativa que melhor define adaptações curriculares, considerando a inclusão e a diversidade de necessidades, é a D) respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os alunos e dentre eles os que apresentam necessidades educacionais especiais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Há uma clara diferença entre doença mental e deficiência mental. Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para Educação Especial, enumere as explicações que se relacionam com os dois conceitos a seguir: 1. Deficiência mental 2. Doença mental
Agora marque a sequência correta:
( ) Funcionamento intelectual significativamente inferior à média.
( ) Apresenta limitações significativas em outras áreas, como a comunicação.
( ) Interfere nos comportamentos sociais dos sujeitos.
( ) Envolve quadros de neuroses e psicoses, como a depressão.
A 1, 1, 2, 2
B 1, 2, 2, 2
C 1, 1, 2, 1
D 1, 1, 1, 2
E 2, 1, 2, 2

A visão interacionista das deficiências mudou o olhar sobre o sucesso ou fracasso escolar do deficiente.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para Educação Especial sobre a visão interacionista em relação ao deficiente, é correto afirmar que:
A Os interacionistas consideram o fracasso escolar do deficiente como resultado direto de suas condições físicas.
B A visão interacionista considera as condições externas como um fator central para explicar o desempenho escolar do deficiente.
C A visão interacionista considera as condições psicológicas como o aspecto decisivo para explicar o fracasso escolar do deficiente.
D Os interacionistas explicam o bom ou mau desempenho escolar do deficiente por meio de fatores biológicos e técnicos.
E Para os interacionistas, fatores externos, como o ambiente ou o contexto escolar, em nada interferem na aprendizagem do deficiente.

O professor deve levar em conta as diferentes modalidades de alunos especiais a fim de planejar adequadamente as aulas, de modo a atingir os objetivos e finalidades da educação escolar no atendimento educacional especializado. De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos para Educação Especial, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos casos a seguir: 1. Alunos surdos 2. Alunos com deficiência visual 3. Alunos com deficiência física neuromotora
Agora marque a sequência correta:
( ) Exigem mudanças na organização do ambiente escolar para oportunizar condições de acessibilidade.
( ) Demandam a reorganização dos sistemas de ensino e dos projetos políticos pedagógicos das escolas, a fim de garantir o bilinguismo desde a educação infantil até o ensino superior.
( ) Necessitam de ampliação de materiais, de organização do ambiente escolar e do auxílio de recurso que tem a função de corrigir ou melhorar a focalização por ampliação.
A 2 – 1 – 3
B 3 – 1 – 2
C 1 – 2 – 3
D 2 – 3 – 1
E 3 – 2 – 1

Mais conteúdos dessa disciplina