Logo Passei Direto
Buscar
UFSC – Lendo com atenção as proposições abaixo, assinale a opção que preencha, sequencialmente, as lacunas, de forma correta: I. Este é o livro _______ me referi. II. As provas _______ faço referência, explicá-las-ei mais tarde. III. O revólver ________ matou o vizinho foi encontrado no jardim. IV. Vi ontem, na praia, um amigo de infância, ______ nome não me lembro. V. Gostamos de rever a casa _______ vivemos nossa infância.
 ao qual – das quais – com cujo – do qual – em que;
 a que – às quais – com o qual – de cujo – na qual;
 que – de que – com que – a que – na qual;
User badge image
Portuguesando

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada lacuna e as opções apresentadas: I. Este é o livro _______ me referi. - A opção correta aqui é "ao qual", pois se refere a um livro de forma formal. II. As provas _______ faço referência, explicá-las-ei mais tarde. - A opção correta é "das quais", pois se refere a provas de forma que indica posse. III. O revólver ________ matou o vizinho foi encontrado no jardim. - A opção correta é "que", pois é um pronome relativo que se refere ao revólver. IV. Vi ontem, na praia, um amigo de infância, ______ nome não me lembro. - A opção correta é "cujo", pois indica posse do nome. V. Gostamos de rever a casa _______ vivemos nossa infância. - A opção correta é "em que", pois indica o local onde vivemos. Agora, vamos verificar as opções:  ao qual – das quais – com cujo – do qual – em que; - "ao qual" (certo), "das quais" (certo), "com cujo" (incorreto, deveria ser "cujo"), "do qual" (incorreto, deveria ser "que"), "em que" (certo).  a que – às quais – com o qual – de cujo – na qual; - "a que" (incorreto, deveria ser "ao qual"), "às quais" (certo), "com o qual" (incorreto, deveria ser "cujo"), "de cujo" (incorreto, deveria ser "cujo"), "na qual" (certo).  que – de que – com que – a que – na qual; - "que" (certo), "de que" (incorreto, deveria ser "das quais"), "com que" (incorreto, deveria ser "cujo"), "a que" (incorreto, deveria ser "ao qual"), "na qual" (certo). Analisando as opções, a única que contém todos os itens corretos é a primeira, mas tem erros. Portanto, não há uma alternativa correta que preencha todas as lacunas de forma adequada. Você precisa criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

FJPF – Em “Outra coisa com que Dona Dondon não se conformava”, o verbo conformar-se rege a preposição com. Com a substituição do verbo, passa a haver erro evidente de regência na seguinte alternativa:

 Outra coisa a que Dona Dondon não se submetia.
 Outra coisa contra que Dona Dondon sempre protestava.
 Outra coisa de que Dona Dondon normalmente divergia.
 Outra coisa em que Dona Dondon vivia contestando.
 Outra coisa sobre que Dona Dondon se recusava a falar.

CESGRANRIO – No quadro abaixo foram parafraseados trechos do texto, utilizando-se pronomes relativos. Indique a opção em que o pronome está usado de acordo com a norma culta da língua:

 “a frase acima era frequentemente citada por meu pai,...” “a frase acima de que meu pai frequentemente citava...”
 “é mais comum a ocorrência de uma danosa competição predatória, com resultados negativos...” “é mais comum a ocorrência de uma danosa competição predatória, onde os resultados são negativos...”
 “Os resultados evidenciaram que os jovens tinham reflexos mais rápidos,...” “Os resultados evidenciaram que os jovens, cujos os reflexos eram mais rápidos,”
 “Tal exigência retarda a inclusão de milhares de jovens,” “Tal exigência retarda de que se incluam...”
 “Como se trata de um problema complexo, seu equacionamento requer uma profunda mudança...” “Como se trata de um problema complexo cujo equacionamento requer uma profunda mudança...”

FEPESE – Assinale a alternativa em que as duas frases estão corretas quanto à regência verbal:

 1. Os amigos assistiram ao concerto de que você tanto gostou. 2. Esta é a foto a que me referi dias atrás.
 1. Por ser orgulhoso, preferiu declarar falida a firma do que aceitar qualquer ajuda. 2. Ele agia discretamente sempre visando lucros imediatos.
 1. Assiste ao trabalhador o direito de férias. 2. Eles lhe proibiram de participar da passeata.
 1. Naquele ambiente, aspirava-se a um ar carregado. 2. Perdoei-lhe as ofensas dirigidas contra a minha integridade moral e ética.
 1. Paguei todos os valores devidos 2. Esperava, ansioso, que se procedesse o sorteio

FCC – Ambos os elementos sublinhados estão empregados de modo correto na frase:

 Quando penso em fazer algo de que ninguém tenha ainda experimentado, arrisco-me a colher as desventuras com que me alertaram meus pais.
 A autoridade dos pais, pela qual os adolescentes costumam se esquivar, não deve ser imposta aos jovens, cuja a reação tende a ser mais e mais libertária.
 Nas sociedades mais antigas, em cujas venerava-se a sabedoria dos ancestrais, não se manifestava qualquer repulsa com os valores tradicionais.
 Os pais experientes, a cujas recomendações o adolescente não costuma estar atento, não devem esmorecer diante das reações rebeldes.
 A autoridade da experiência, na qual os pais julgam estar imbuídos, costuma mobilizar os filhos em buscar seu próprio caminho.

Mais conteúdos dessa disciplina