Logo Passei Direto
Buscar
UPENET – Leia os versos abaixo e responda. “Em Pasárgada tem tudo [...] Tem telefone automático Tem alcalóide à vontade Tem prostitutas bonitas” (Manuel Bandeira) O emprego do verbo ter nos contextos acima é característico da língua popular. Assinale a alternativa em que a substituição desse verbo se faz de acordo com a língua culta:
 Deve haver telefone automático. / Existe prostitutas bonitas.
 Existe telefone automático. / Deve existir prostitutas bonitas.
 Há alcalóide à vontade. / Há prostitutas bonitas.
 Deve haver tudo. / Devem haver prostitutas.
 Existe alcalóide à vontade. / Existe prostitutas bonitas.
User badge image
Portuguesando

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

A alternativa que faz a substituição do verbo "ter" de acordo com a língua culta é:  Há alcalóide à vontade. / Há prostitutas bonitas. Essa opção utiliza "há", que é a forma culta para indicar a existência de algo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No trecho: “A noite vai ficando velha...”, observa-se a concordância nominal, de acordo com as normas gramaticais vigentes, o que não acontece, entretanto, em um dos itens abaixo. Marque-o:

 Estavam abandonados a empresa, a indústria e o casarão.
 Referia-se à vaidade e orgulho excessivo.
 É necessário a ajuda de todos.
 Havia bastantes motivos para tal desfecho.
 Deveremos todos permanecer alerta e conscientes.

As frases a seguir contêm lacunas no lugar dos verbos. I. Cada um dos animais ____ receber tratamento adequado às suas necessidades. II. Não só os ursos, mas também os elefantes daquele zoológico ____ falta de espaço. III. Todo mês, ____ para o zoológico municipal as aves apreendidas pelo Ibama. Os verbos que, respectivamente, completam corretamente as lacunas estão em:

 deve – sente – encaminham-se;
 devem – sente – encaminham-se;

Mais conteúdos dessa disciplina