Logo Passei Direto
Buscar
São implicações organizativas do Sistema Único de Saúde, EXCETO:
A) Equidade.
B) Regionalização.
C) Hierarquização.
D) Descentralização.
E) Participação social.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender quais são as implicações organizativas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. As opções apresentadas são: A) Equidade - É um dos princípios fundamentais do SUS, buscando garantir acesso igualitário aos serviços de saúde. B) Regionalização - Também é uma implicação do SUS, que busca organizar os serviços de saúde de acordo com as regiões. C) Hierarquização - Este é um conceito que se aplica ao SUS, onde os serviços de saúde são organizados em níveis de complexidade. D) Descentralização - É uma característica do SUS, que visa transferir a gestão dos serviços de saúde para níveis mais locais. E) Participação social - Este também é um princípio do SUS, que busca envolver a população na gestão e controle dos serviços de saúde. A pergunta pede a opção que não é uma implicação organizativa do SUS. Todas as opções apresentadas são, de fato, implicações do SUS, mas a que pode ser considerada menos diretamente uma "implicação organizativa" é a E) Participação social, pois é mais um princípio do que uma estrutura organizativa. Portanto, a resposta correta é: E) Participação social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A estratégia de Saúde da Família visa a organização da Atenção Primária no País, de acordo com os preceitos do SUS.
Assinale a alternativa CORRETA, em relação ao processo de trabalho das equipes de Saúde da Família
a. Realizar somente atenção à saúde na Unidade Básica de Saúde e no domicílio, excluindo locais do território de sua unidade como salões comunitários, escolas, creches, praças, etc
b. A equipe Saúde da Família deve realizar o mapeamento definitivo da área adstrita, de modo que a configuração do território de atuação esteja de acordo com as especialidades e competências legais dos profissionais da equipe básica
c. A equipe Saúde da Família deve realizar trabalho interdisciplinar e em equipe, desassociadas das áreas técnicas específicas, com vistas ao fortalecimento dos diversos saberes profissionais especializados para garantir o desenvolvimento de uma atenção fragmentada
d. A equipe Saúde da Família deve atualizar o cadastramento das famílias e dos indivíduos sempre que possível para análise anual da situação epidemiológica da sua área de abrangência.
e. A equipe Saúde da Família deve realizar diagnóstico, programação e implementação das atividades, segundo critérios de risco à saúde, priorizando sua solução dos problemas de saúde mais frequentes

A Constituição Federal assinala, no Capítulo 2, dos Direitos Sociais, artigo 6, que a saúde é um direito.
O conceito de saúde, de acordo com a Lei n. 8080 de 19 de setembro de 1990, é:
a. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições mínimas ao seu pleno exercício.
b. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo exclusivamente ao Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
c. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo exclusivamente ao município prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício, por meio de ações Inter setoriais e interdepartamentais que garantam as pessoas o acesso a bens e serviços.
d. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o município prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. O dever do Estado não exclui o dever das pessoas, famílias, empresas e da própria comunidade na busca de bem-estar físico, mental, espiritual e sanitário.
e. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício, tendo como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

A alocação de recursos, a orientação programática e o estabelecimento de estratégia de emergências e prioridades em saúde pública podem ser estabelecidos por dados
a. estritamente hospitalares
b. da sociedade civil
c. exclusivos da rede privada de saúde
d. cartoriais
e. epidemiológicos

Analise as afirmativas a seguir em relação à organização do Sistema Único de Saúde e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I - Porta de entrada – serviço de atendimento inicial à saúde do usuário do SUS.
II - Mapa de Saúde – descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados somente pelo SUS, sem participação da iniciativa privada.
III - Rede de Atenção à Saúde – conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, para a integralidade da assistência.
IV - Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica – acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços na rede regionalizada.
a. apenas as afirmativas II e III estão corretas
b. apenas a afirmativa I está correta
c. apenas a afirmativa II está correta;
d. apenas as afirmativas I e III estão corretas;
e. todas as afirmativas estão corretas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é constituído pelo/por, EXCETO:
a. Serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais.
b. Serviços de saúde prestados por órgãos e instituições estrangeiras.
c. Serviço privado em caráter complementar
d. Pelo conjunto de ações e serviços de saúde.
e. Serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições da administração direta e indireta.

Mais conteúdos dessa disciplina