Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Walter, estrangeiro, casou-se com Lúcia, por quem se apaixonou quando passou as férias em Florianópolis. O casal tem um filho, Ricardo, de 2 anos. Residente no Brasil há mais de cinco anos, Walter é acusado de ter cometido um crime em outro país. Como o Brasil possui promessa de reciprocidade com o referido país, este encaminha ao governo brasileiro o pedido de extradição de Walter. Nesse caso, o governo brasileiro.
A) não pode conceder a extradição, porque Walter tem um filho brasileiro.
B) pode conceder a extradição, por meio de ordem expedida por um juiz federal.
C) pode conceder a extradição, desde que cumpridos os requisitos legais do Estatuto do Estrangeiro.
D) não pode conceder a extradição, pois esta só seria possível se houvesse tratado com o país de origem de Walter.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para analisar a questão sobre a extradição de Walter, precisamos considerar a legislação brasileira e os princípios que regem a extradição. A extradição no Brasil é regida pela Lei de Extradição (Lei nº 6.815/1980) e pelo princípio da reciprocidade. Além disso, a Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso LI, estabelece que a extradição não será concedida se a pessoa extraditanda for brasileira ou se houver risco de pena de morte, tortura ou tratamento desumano. Vamos analisar as alternativas: A) não pode conceder a extradição, porque Walter tem um filho brasileiro. - Esta afirmação não é correta, pois a presença de um filho brasileiro não impede automaticamente a extradição. B) pode conceder a extradição, por meio de ordem expedida por um juiz federal. - Esta alternativa é parcialmente correta, mas não menciona os requisitos legais que devem ser cumpridos. C) pode conceder a extradição, desde que cumpridos os requisitos legais do Estatuto do Estrangeiro. - Esta alternativa é a mais correta, pois menciona que a extradição pode ser concedida, desde que os requisitos legais sejam atendidos. D) não pode conceder a extradição, pois esta só seria possível se houvesse tratado com o país de origem de Walter. - Esta afirmação não é correta, pois a extradição pode ocorrer com base na reciprocidade, mesmo na ausência de um tratado. Portanto, a alternativa correta é: C) pode conceder a extradição, desde que cumpridos os requisitos legais do Estatuto do Estrangeiro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ex-dirigente de federação sul-americana de futebol, após deixar o cargo que exercia em seu país de origem, sabedor de que existe uma investigação em curso na Colômbia, opta por fixar residência no Brasil, pelo fato de ser estrangeiro casado com brasileira, com a qual tem dois filhos pequenos. Anos depois, já tendo se naturalizado brasileiro, o governo da Colômbia pede a sua extradição em razão de sentença que o condenou por crime praticado quando ocupava cargo na federação sul-americana de futebol. Essa extradição:
a) não poderá ser concedida, porque o Brasil não extradita seus nacionais;
b) não poderá ser concedida, porque o extraditando tem filhos menores sob sua dependência econômica;
c) poderá ser concedida, porque o extraditando não é brasileiro nato.
d) poderá ser concedida se o país de origem do extraditando tiver tratado de extradição com a Colômbia.

Violento torcedor estrangeiro, integrante de torcida organizada e arrolado como impedido de entrar em estádios de futebol durante a Copa do Mundo, por figurar na lista da Interpol, após ter ingressado irregularmente em território nacional e ser capturado dentro de um dos estádios, tem a sua deportação promovida, por não se retirar voluntariamente. Sobre o caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
a) Nunca mais poderá o torcedor estrangeiro deportado reingressar no território nacional.
b) O torcedor estrangeiro deportado só poderá reingressar no território nacional após obter a nacionalidade brasileira;
c) O torcedor estrangeiro deportado só poderá reingressar no território nacional após o transcurso do lapso prescricional quinquenal para ressarcimento do Tesouro Nacional.
d) O torcedor estrangeiro deportado poderá retornar ao Brasil a qualquer tempo, desde que de forma regular;

Henrique, não aceitando o fim do relacionamento, decide matar Paola, sua ex-namorada. Para tanto, aguardou na rua a saída da vítima do trabalho e, após, desferiu-lhe diversos tiros, sendo estas lesões a causa eficiente de sua morte. Ele foi identificado por câmeras de segurança, porém, e denunciado pela prática de homicídio consumado. Em relação ao crime de porte de arma irregular, é correto afirmar que Henrique não foi denunciado com base no princípio da:
a) especialidade;
b) alternatividade
c) consunção
d) subsidiariedade

Os princípios que resolvem o conflito aparente de normas são:
a) especialidade, legalidade, intranscendência e alternatividade.
b) especialidade, legalidade, consunção.
c) especialidade, subsidiariedade, consunção.
d) legalidade, consunção, subsidiariedade.

No que tange ao conceito de crime, nos termos do Código Penal brasileiro, é correto afirmar:
a) A tentativa é punida mesmo quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime;
b) A omissão é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado;
c) Considera-se crime tentado quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal;
d) O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, responde nas mesmas penas aplicáveis ao crime consumado.

Acerca da aplicação da lei penal, do conceito analítico de crime, da exclusão de ilicitude e da imputabilidade penal, julgue o item que se segue: "O direito penal brasileiro não admite a punição de atos meramente preparatórios anteriores à fase executória de um crime, uma vez que a criminalização de atos anteriores à execução de delito é uma violação ao princípio da lesividade".
a) Certo
b) errado

Acerca da aplicação da lei penal, do conceito analítico de crime, da exclusão de ilicitude e da imputabilidade penal, julgue o item que se segue. "A legítima defesa é causa de exclusão da ilicitude da conduta, mas não é aplicável caso o agente tenha tido a possibilidade de fugir da agressão injusta e tenha optado livremente pelo seu enfrentamento."
a) errado
b) Certo

Em relação aos elementos do crime, assinale a opção correta.
a) Na sistemática brasileira penal, o erro de proibição inevitável afasta a ilicitude da conduta;
b) De acordo com a teoria adotada pelo CP, em regra, a consciência da ilicitude é requisito essencial do dolo;
c) O crime culposo, considerando-se o seu elemento subjetivo, não admite a participação, seja dolosa, seja culposa;
d) A embriaguez culposa é causa excludente de culpabilidade;
e) aferição de um resultado classificado a título subjetivo de preterdolo exige a constatação efetiva da previsibilidade subjetiva.

Mais conteúdos dessa disciplina