Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
A sociedade empresária Pará de Minas Veículos Ltda. pretende requerer sua recuperação judicial. Ao analisar a minuta de petição inicial, o gerente administrativo listou os impedimentos ao pedido de recuperação. Assinale a opção que apresenta um desses impedimentos.
A) O devedor ter, há menos de 5 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial.
B) O devedor possuir ativo que não corresponda a, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) do passivo quirografário.
C) O devedor deixar de requerer sua autofalência nos 30 (trinta) dias seguintes ao vencimento de qualquer obrigação líquida.
D) A sociedade ter como administrador pessoa condenada por crime contra o patrimônio ou contra a fé pública.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta sobre os impedimentos ao pedido de recuperação judicial, vamos analisar cada uma das alternativas: A) O devedor ter, há menos de 5 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial. - Esta é uma condição que impede a nova recuperação judicial, pois a lei estabelece que não se pode requerer recuperação judicial se já tiver sido concedida nos últimos 5 anos. B) O devedor possuir ativo que não corresponda a, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) do passivo quirografário. - Essa situação não é um impedimento, mas sim uma condição que pode levar à falência. C) O devedor deixar de requerer sua autofalência nos 30 (trinta) dias seguintes ao vencimento de qualquer obrigação líquida. - Isso não é um impedimento para a recuperação judicial, mas uma obrigação que pode levar a consequências. D) A sociedade ter como administrador pessoa condenada por crime contra o patrimônio ou contra a fé pública. - Essa situação pode ser um impedimento, pois a lei prevê que a recuperação judicial não pode ser concedida se o administrador tiver condenação por esses crimes. Analisando as opções, a alternativa que apresenta um impedimento ao pedido de recuperação judicial é: A) O devedor ter, há menos de 5 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Antes da decretação de falência da sociedade Talismã & Sandolândia Ltda., foi ajuizada ação de execução por título extrajudicial por Frigorífico Rio Sono Ltda., esta enquadrada como empresa de pequeno porte.
Com a notícia da decretação da falência pela publicação da sentença no Diário da Justiça, o advogado da exequente tomará ciência de que a execução do título extrajudicial
a) não será suspensa, em razão do enquadramento da credora como empresa de pequeno porte.
b) está suspensa pelo prazo improrrogável de 180 (cento e oitenta) dias, contados da publicação da sentença.
c) não será suspensa, em razão de ter sido ajuizada pelo credor antes da decretação da falência.
d) está suspensa, devendo o credor se submeter às regras do processo falimentar e ter seu crédito verificado e classificado.

Sobre recuperação e falência, é INCORRETO afirmar que
a) no processo de recuperação e falência de empresas, todas as obrigações, inclusive as de natureza gratuitas, serão exigidas do devedor.
b) o administrador judicial da empresa sob procedimento de recuperação não será necessariamente um advogado.
c) o plano de recuperação judicial apresentado pelo devedor deverá ser aprovado pela assembleia-geral de credores.
d) durante o procedimento de recuperação judicial, o devedor será mantido na condução da atividade empresarial, sob fiscalização do Comitê, se houver, e do administrador judicial nomeado, salvo se houver sido condenado em sentença penal transitada em julgado por crime cometido em recuperação judicial ou falência anteriores ou por crime contra o patrimônio, a economia popular ou a ordem econômica, previstos na legislação vigente.
e) uma vez decretada a falência, o falido fica inabilitado para exercer qualquer atividade empresarial a partir da decretação da falência e até a sentença que extingue suas obrigações.

A Lei nº 11.101, disciplina a recuperação judicial, a recuperação extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária. Estão fora do alcance da referida Lei as seguintes instituições:
A sequência correta é:
I. Empresa pública e sociedade de economia mista.
II. Instituição financeira pública ou privada, cooperativa de crédito, consórcio.
III. Entidade de previdência complementar, sociedade operadora de plano de assistência à saúde, sociedade seguradora.
IV. Sociedade de capitalização e outras entidades legalmente equiparadas.
A Apenas as assertivas II e IV estão incorretas.
B Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
C Apenas a assertiva IV está incorreta.
D As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

Conforme alerta Fábio Ulhôa Coelho, na obra Comentários à Nova Lei de Falências e de Recuperação de Empresas − Lei n° 11.101, de 9/2/2005 (Editora Saraiva, p. 24/25) A crise fatal de uma grande empresa significa o fim de postos de trabalho, desabastecimento de produtos ou serviços, diminuição na arrecadação de impostos e, dependendo das circunstâncias, paralisação de atividades satélites e problemas sérios para a economia local, regional ou, até mesmo, nacional. Por isso, muitas vezes o direito se ocupa em criar mecanismos jurídicos e judiciais de recuperação da empresa (...). No Brasil, a nova Lei de Falências introduziu o procedimento da recuperação das empresas, em substituição à concordata. Contudo, como bem destaca o autor, “nem todo aquele que exerce atividade econômica empresarial encontra-se sujeito à nova Lei de Falências.” Nesse sentido, estão excluídas do procedimento de recuperação judicial
a)
a) as Empresas públicas e sociedades de economia mista, que também não se sujeitam à falência.
b) as Sociedades anônimas, eis que se submetem apenas a procedimento de liquidação judicial.
c) a Instituição financeira, sujeita a Regime de Administração Especial Temporária − RAET, que precede a decretação da falência.
d) a Sociedade de previdência complementar, a qual, embora não excluída da falência, possui procedimento de recuperação específico, consistente em intervenção pelo órgão regulador.
e) a Cooperativa de crédito, salvo se constituída na forma de sociedade de capitalização.

Aplica-se a lei de falência a:
A) Instituições financeiras.
B) Sociedades operadoras de planos de saúde.
C) Sociedades seguradoras.
D) Empresário Individual de Responsabilidade Limitada.

Em relação aos prazos da Lei nº. 11.101/2005, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, assinale a alternativa correta:
A Realizada a verificação dos créditos, será publicado um edital com a relação de créditos já apurados, para no prazo de 15 (quinze) dias os credores apresentarem ao administrador judicial suas habilitações de créditos que não foram relacionados no edital ou suas divergências em relação aos créditos já verificados e relacionados;
B Realizada a verificação dos créditos, será publicado um edital com a relação de créditos já apurados, para no prazo de 30 (trinta) dias os credores apresentarem ao administrador judicial suas habilitações de créditos que não foram relacionados no edital ou suas divergências em relação aos créditos já verificados e relacionados;
C Realizada a verificação dos créditos, será publicado um edital com a relação de créditos já apurados, para no prazo de 20 (vinte) dias os credores apresentarem ao administrador judicial suas habilitações de créditos que não foram relacionados no edital ou suas divergências em relação aos créditos já verificados e relacionados;
D Realizada a verificação dos créditos, será publicado um edital com a relação de créditos já apurados, para no prazo de 10 (dez) dias os credores apresentarem ao administrador judicial suas habilitações de créditos que não foram relacionados no edital ou suas divergências em relação aos créditos já verificados e relacionados.

Mostardas, Tavares & Cia Ltda. EPP requereu sua recuperação judicial tendo o pedido sido despachado pelo juiz com a nomeação de Frederico Portela como administrador judicial. Em relação à remuneração do administrador judicial, será observada a seguinte regra:
a) a remuneração não excederá 5% (cinco por cento) do valor devido aos credores submetidos à recuperação judicial.
b) caberá ao devedor arcar com as despesas relativas à remuneração do administrador judicial e das pessoas eventualmente contratadas para auxiliá-lo.
c) a remuneração deverá ser paga até o final do encerramento da verificação dos créditos e publicação do quadro de credores.
d) será devida remuneração proporcional ao trabalho realizado quando o administrador judicial for destituído por descumprimento de deveres legais.

Segundo a Lei nº 11.101/2005, é atribuição do Comitê de Credores, na recuperação judicial, EXCETO:
A Fiscalizar as atividades e examinar as contas do administrador judicial.
B Comunicar ao juiz, caso detecte violação dos direitos ou prejuízo aos interesses dos credores.
C Aprovar, rejeitar ou modificar o plano de recuperação judicial apresentado pelo credor.
D Requerer ao juiz a convocação da assembleia geral de credores.

De acordo com a Lei 11.101, de 09 de fevereiro de 2005, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, é CORRETO afirmar que a assembleia geral de credores terá por atribuições deliberar na falência sobre:
A) a constituição do Comitê de Credores, a escolha de seus membros e sua substituição.
B) o pedido de desistência do devedor, nos termos do §4° do art. 52 desta Lei.
C) o nome do gestor judicial, quando do afastamento do devedor.
D) a aprovação, rejeição ou modificação do plano de recuperação judicial apresentado pelo devedor.
E) o nome do administrador judicial, quando do afastamento do devedor.

De acordo com a Lei 11.101, de 09 de fevereiro de 2005, que regula a recuperação judicial; a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, é CORRETO afirmar que ao administrador judicial compete na recuperação judicial:
A) relacionar os processos e assumir a representação judicial da massa falida.
B) receber e abrir a correspondência dirigida ao devedor, entregando a ele o que não for assunto de interesse da massa.
C) avaliar os bens arrecadados.
D) praticar os atos necessários à realização do ativo e ao pagamento dos credores.
E) fiscalizar as atividades do devedor e o cumprimento do plano de recuperação judicial.

Mais conteúdos dessa disciplina