Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
A primeira constituição do Brasil, de 1824, estabelecia uma organização do sistema político em quatro poderes. Além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, havia o poder:
A) Absoluto.
B) Hierárquico.
C) Moderador.
D) Régio.
E) Patriarcal.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A primeira constituição do Brasil, de 1824, realmente estabelecia uma organização do sistema político em quatro poderes. Os três poderes tradicionais (Executivo, Legislativo e Judiciário) eram complementados por um quarto poder. Analisando as alternativas: A) Absoluto - Não é um poder reconhecido na constituição. B) Hierárquico - Também não é um poder mencionado. C) Moderador - Este é o poder que foi instituído pela constituição de 1824, exercido pelo Imperador, que tinha a função de mediar os conflitos entre os outros poderes. D) Régio - Não é um poder reconhecido na constituição. E) Patriarcal - Não é um poder mencionado na constituição. Portanto, a alternativa correta é: C) Moderador.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o Período Colonial Brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA:
1) (TJ-SC/TJ-SC/2009) Sobre o Período Colonial Brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA:
a) De 1500 a 1530 a economia brasileira gravitou em torno do pau-brasil. Após 1530, declinando o comércio com as Índias, a coroa portuguesa decidiu-se pela colonização do Brasil.
b) A extração do pau-brasil foi declarada estanco, ou seja, passou a ser um monopólio real, cabendo ao rei conceder a permissão a alguém para explorar comercialmente a madeira. O primeiro arrendatário a ser beneficiado com o estanco foi Fernando de Noronha, em 1502.
c) A administração colonial foi efetuada inicialmente por meio do sistema de Capitanias Hereditárias. Com seu fracasso foram instituídos os Governos Gerais, não para acabar com as capitanias, mas para centralizar sua administração.
d) No sistema de Capitanias hereditárias a ocupação das terras era assegurada pela Carta de Doação e pelo Foral. A carta de doação determinava os direitos e deveres dos donatários e o Foral cedia aos donatários as terras, bem como o poder administrativo e jurídico das mesmas.
e) O primeiro núcleo de colonização do Brasil foi a Vila de São Vicente, fundada no litoral paulista em 1532.

2) (MPE-RS/MPE-RS/2016) Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta com relação à história da América portuguesa no século XVIII.
a) Além do fato de não terem sido instituídas universidades na colônia pela Coroa portuguesa, tampouco foi permitida a criação de agremiações literárias no ambiente colonial, encaradas como nocivas à dominação imperial portuguesa.
b) Desde a primeira metade do século, desenvolveu-se em Portugal uma República das Letras que resultou na fundação da Academia Real de História em 1720, com importante repercussão para a historiografia luso-brasileira.
c) O mundo letrado setecentista caracterizou-se pelo desenvolvimento de uma literatura autônoma, distinta de outras formas discursivas, tais como a história e a retórica jurídica, e também pelo surgimento de um vigoroso sentimento nacional brasileiro.
d) Marcada pelos ideais iluministas da Revolução Francesa, a Reforma Pombalina teve profundo impacto na racionalização da administração colonial portuguesa e, com a expulsão dos jesuítas, em seu sistema de ensino.
e) Caracterizado pelo fechamento cultural em relação às discussões letradas que definiram o Iluminismo europeu, o ambiente intelectual na colônia foi avesso à incorporação de ideais estrangeiros, mantendo-se preso à compreensão de mundo oferecida pelo barroco ibérico.

3) (TJ-SC/TJ-SC/2016) Sobre o Período Colonial brasileiro, assinale a única alternativa que está INCORRETA:
a) Portugal só deu início à colonização das terras conquistadas, que passaram a chamar-se Brasil, devido à pressão que sofria com o declínio de seu comércio com o oriente e com a sistemática ameaça estrangeira no território brasileiro.
b) O sistema de Capitanias Hereditárias foi implantado por D. João III mas não teve o sucesso esperado. Entre os fatores que contribuíram para o fracasso das capitanias podemos citar: falta de terras férteis em algumas regiões, falta de interesse dos donatários, conflitos com os indígenas, falta de recursos financeiros para o empreendimento por parte de quem recebia a capitania.
c) Tomé de Souza foi o primeiro Governador-Geral do Brasil e a sede do governo geral foi estabelecida na Bahia.
d) A estrutura econômica brasileira do período colonial tinha como principais características a monocultura, o latifúndio, o trabalho escravo e a produção para o mercado externo.
e) O primeiro núcleo de colonização do Brasil foi a Vila de Santos, fundada.

4) (ACAFE/PC-SC/2008) Sobre a economia do período colonial do Brasil, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
a) O ciclo do ouro contribuiu para a formação de núcleos urbanos no interior do Brasil e para a transferência da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro.
b) A propriedade agrícola no qual se baseava o sistema colonial tinha duas características básicas: a monocultura e o trabalho escravo.
c) O pau-brasil foi um dos primeiros produtos explorados no Brasil, sendo obtido pelos europeus numa relação de escambo com os nativos.
d) O ciclo da cana-de-açúcar foi fundamental para a criação de um mercado econômico interno, realizando a ligação comercial entre o litoral e o interior da colônia.

5) (CEPERJ/SEDUC-RJ/2009) Durante o período colonial, o modelo escravista predominou como forma hegemônica nas relações sociais de produção do Brasil. Quanto ao emprego da violência, durante a escravidão colonial no Brasil, a assertiva correta é:
a) O escravismo colonial brasileiro teve um índice moderado no emprego da violência para obtenção do trabalho escravo, devido à índole cordial do povo português e à influência da fé cristã.
b) Embora a violência aberta fosse fundamental para a sustentação do sistema escravista brasileiro, este não se sustentava apenas pelo uso da violência, pois desenvolveram-se ao longo do tempo, oportunidades diferenciadas de inserção dos homens no escravismo colonial brasileiro.
c) Enquanto houve escravismo no Brasil, o emprego da violência física e do terror foi o único modo de fazer com que os escravos se dedicassem ao trabalho, tanto na lavoura quanto nos serviços domésticos.
d) O modelo colonial brasileiro tinha um índice baixíssimo de emprego da violência, tanto física quanto psicológica, já que boa parcela da população de escravos brasileiros tornou-se sócia dos senhores de engenho; tratava-se de um sistema que congregava práticas feudais, escravidão e um nascente emprego de mão de obra assalariada.
e) Devido ao costume, adotado por todos os senhores de engenho, de liberar alguns lotes de sua propriedade para que os escravos pudessem realizar a produção de gêneros agrícolas voltados para o próprio consumo e a venda no mercado interno, a violência do escravismo colonial brasileiro praticamente desapareceu.

6) (CESPE/Instituto Rio Branco/2013) Com referência aos ciclos econômicos e transformações ocorridas ao longo dos primeiros séculos da formação do Brasil, assinale a opção correta.
a) A União das Monarquias Ibéricas (1580-1640) permitiu que as disputas entre portugueses e espanhóis fossem relativamente amenizadas na ocupação territorial da América do Sul.
b) À medida que se expandia, a agroindústria açucareira forçava a ultrapassagem dos limites de Tordesilhas, ampliando o domínio territorial português em direção aos sertões ocidentais da Colônia.
c) Eventuais atritos entre colonos espanhóis e portugueses foram irrelevantes para o processo de negociação de tratados de limites entre os Estados ibéricos. A rigor, esses acordos, assinados entre os séculos XVII e XVIII, respondiam prioritariamente a interesses estratégicos e a injunções da política europeia.
d) Os tratados de limites firmados entre as coroas espanhola e portuguesa extinguiram-se no século XVIII.
e) O ciclo dos currais e do gado, iniciado no sul do país, correspondeu a um dos capítulos mais importantes da ocupação territorial do Brasil no período colonial.

7) (Prefeitura de Betim – MG/2016) Sobre a economia do Brasil colonial, assinale a alternativa CORRETA.
a) Com a descoberta do ouro, foi introduzida a mão de obra escrava negra.
b) O ciclo do açúcar foi irrelevante e pouco rentável.
c) A colônia podia desenvolver-se livremente sem nenhuma interferência da metrópole.
d) A economia da colônia foi controlada e limitada pelas práticas mercantilistas.

8) (CESPE/Instituto Rio Branco/2008) Considerando as duas primeiras ondas revolucionárias do século XIX, citadas no texto, e sua vinculação, direta ou indireta, com o continente americano, assinale a opção correta.
a) Fatores internos, ainda que existentes, tornaram-se irrelevantes para a desintegração do sistema colonial ibérico frente à influência exercida pela conjuntura revolucionária européia no processo de independência latino-americana, conforme sugerido pelo texto.
b) Entre os grandes libertadores da América espanhola, Simon Bolívar notabilizou-se pelo destemor com que se lançou à luta para emancipar a atual Argentina e pela convicção de que a prosperidade da América subordinava-se à existência de Estados plenamente autônomos.
c) A onda revolucionária de 1848, por sua amplitude e espontaneidade, foi amplamente exitosa em suas aspirações populares, tanto na Europa - com o fim do sistema eleitoral censitário - quanto na América - com as reformas de Jackson (EUA).
d) Semelhantemente ao ocorrido quando da invasão da Península Ibérica pelas tropas francesas de Napoleão (1808), a Revolução Espanhola de 1820 contribuiu para o recrudescimento da luta pela independência das colônias latino-americanas.
e) Inexistência de mercado interno expressivo e impossibilidade de aplicação de capitais pela via de empréstimos aos Estados são dois poderosos motivos que explicam o reduzido impacto da expansão capitalista européia, ocorrida na segunda metade do século XIX, sobre a América Latina.

9) (FCC/SEE-MG/2016) O mapa e o conhecimento histórico permitem afirmar que a Revolução Pernambucana de 1817 reveste-se de grande importância, pois, entre outras razões,
a) defendia que a transposição para o Brasil dos princípios socialistas de liberdade e igualdade implicava na demolição do sistema colonial e a extinção da opressão que pesava sobre os escravos negros.
b) foi uma revolta armada, de caráter liberal, que conseguiu se expandir por várias províncias e buscou apoio internacional dos Estados Unidos e da Inglaterra.
c) é considerada a mais expressiva revolta na história da colônia, bem como a mais ampla, ousada e profunda, uma vez que propunha o rompimento dos laços com Portugal e Inglaterra.
d) reduziu a escombros não só o sistema colonial, mas também a escravidão, o sistema latifundiário e a economia agroexportadora, permitindo a passagem do Brasil da condição de colônia à de nação independente.

Em termos econômicos, o período colonial brasileiro se estruturou em torno de três grandes eixos: a dependência externa, o latifúndio e a escravidão. O latifúndio se caracterizou tanto pela monocultura quanto pelas relações sociais e políticas de cunho aristocrático centralizadas em torno dos proprietários de terras.
Assinale a alternativa que explica a existência da grande propriedade no período colonial brasileiro.
a) Cuidar da justiça.
b) Governar a capitania.
c) Arrecadar impostos.
d) Comandar do exército.

Mais conteúdos dessa disciplina