Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Quando duas partículas eletrizadas com cargas simétricas são fixadas em dois pontos de uma mesma região do espaço, verifica-se, nesta região, um campo elétrico resultante que pode ser representado por linhas de força. Sobre essas linhas de força é correto afirmar que se originam na carga:
a) positiva e podem cruzar-se entre si
b) positiva e não se podem cruzar entre si
c) positiva e são paralelas entre si
d) negativa e podem cruzar-se entre si
e) negativa e não se podem cruzar entre si
User badge image
Praticando Para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender como as linhas de força do campo elétrico se comportam em relação às cargas elétricas. 1. As linhas de força do campo elétrico sempre se originam de cargas positivas e terminam em cargas negativas. 2. As linhas de força nunca se cruzam entre si, pois isso indicaria que em um ponto do espaço haveria mais de uma direção para o campo elétrico, o que não é possível. Agora, analisando as alternativas: a) positiva e podem cruzar-se entre si - Incorreta, pois as linhas de força não se cruzam. b) positiva e não se podem cruzar entre si - Correta, pois as linhas de força se originam de cargas positivas e não se cruzam. c) positiva e são paralelas entre si - Incorreta, pois as linhas de força podem divergir ou convergir, mas não são necessariamente paralelas. d) negativa e podem cruzar-se entre si - Incorreta, pois as linhas de força não se originam de cargas negativas e não se cruzam. e) negativa e não se podem cruzar entre si - Incorreta, pelas mesmas razões da alternativa anterior. Portanto, a alternativa correta é: b) positiva e não se podem cruzar entre si.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A figura representa a configuração de um campo elétrico gerado por duas partículas carregadas, A e B. Assinale a linha da tabela que apresenta as indicações corretas para as convenções gráficas que ainda não estão apresentadas nessa figura (círculos A e B) e para explicar as que já estão apresentadas (linhas cheias e tracejadas).
a) (+) (+) Linhas de força Superfície equipotencial
b) (+) ( - ) Superfície equipotencial Linhas de força
c) ( - ) ( - ) Linhas de força Superfície equipotencial
d) ( - ) (+) Superfície equipotencial Linhas de força
e) (+) ( - ) Linhas de força Superfície equipotencial

Acerca das informações contidas no texto acima, julgue a validade das afirmacoes a seguir.
I. Uma "gaiola de Faraday" é uma blindagem elétrica, ou seja, uma superfície condutora que envolve uma dada região do espaço e que pode, em certas situações, impedir a entrada de perturbações produzidas por campos elétricos e/ou magnéticos externos. II. A eficiência da "gaiola de Faraday" depende do comprimento de onda das ondas eletromagnéticas da telefonia celular, pois isso definirá as dimensões da malha utilizada em sua construção. III. A segunda proposta citada no texto é a geração de ondas nas mesmas frequências utilizadas pelas operadoras de telefonia móvel. Com isso, através de interferências destrutivas, compromete-se a comunicação entre a ERB (torre celular ou estação de rádio) e o telefone. Assinale a alternativa CORRETA:
I. Uma "gaiola de Faraday" é uma blindagem elétrica, ou seja, uma superfície condutora que envolve uma dada região do espaço e que pode, em certas situações, impedir a entrada de perturbações produzidas por campos elétricos e/ou magnéticos externos.
II. A eficiência da "gaiola de Faraday" depende do comprimento de onda das ondas eletromagnéticas da telefonia celular, pois isso definirá as dimensões da malha utilizada em sua construção.
III. A segunda proposta citada no texto é a geração de ondas nas mesmas frequências utilizadas pelas operadoras de telefonia móvel. Com isso, através de interferências destrutivas, compromete-se a comunicação entre a ERB (torre celular ou estação de rádio) e o telefone.
a) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
b) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.
c) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
d) Todas as afirmações são verdadeiras.

A bolinha encontra-se em uma posição não concêntrica com a casca esférica.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que corresponde a uma situação física verdadeira.
a) Se o fio for de material isolante, a bolinha não trocará cargas elétricas com a casca esférica condutora, porém induzirá uma carga total +Q na casca, a qual ficará distribuída sobre a parte externa da casca, assumindo uma configuração conforme representação na figura 1.
b) Se o fio for de material condutor, a bolinha trocará cargas elétricas com a casca esférica, tornando-se neutra e produzindo uma carga total -Q na casca esférica, a qual ficará distribuída uniformemente sobre a parte externa da casca, conforme representação na figura 2.
c) Se o fio for de material isolante, haverá campo elétrico na região interna da casca esférica devido à carga -Q da bolinha, porém não haverá campo elétrico na região externa à casca esférica neutra.
d) Se o fio for de material condutor, haverá campo elétrico nas regiões interna e externa da casca esférica, devido às trocas de cargas entre a bolinha e a casca esférica.

A figura a seguir representa, em corte, três objetos de formas geométricas diferentes, feitos de material bom condutor, que se encontram em repouso. Os objetos são ocos, totalmente fechados, e suas cavidades internas se acham vazias. A superfície de cada um dos objetos está carregada com carga elétrica estática de mesmo valor Q.
Em quais desses objetos o campo elétrico é nulo em qualquer ponto da cavidade interna?
A) Apenas em I.
B) Apenas em II.
C) Apenas em I e II.
D) Apenas em II e III.
E) Em I, II e III.

Um corpúsculo dotado de carga elétrica negativa é abandonado, a partir do repouso, no interior de um campo elétrico uniforme, gerado por duas placas metálicas, paralelas entre si e carregadas com cargas iguais e de sinais diferentes. O movimento adquirido por esse corpúsculo, em relação às placas, é:
a) retilíneo e uniforme.
b) retilíneo uniformemente retardado.
c) retilíneo uniformemente acelerado.
d) circular uniforme.
e) acelerado com trajetória parabólica.

Um dispositivo para medir a carga elétrica de uma gota de óleo é constituído de um capacitor polarizado no interior de um recipiente convenientemente vedado, como ilustrado na figura. A gota de óleo, com massa m, é abandonada a partir do repouso no interior do capacitor, onde existe um campo elétrico uniforme E. Sob ação da gravidade e do campo elétrico, a gota inicia um movimento de queda com aceleração 0,2g, onde g é a aceleração da gravidade. O valor absoluto (módulo) da carga pode ser calculado através da expressão:
a) Q = 0,8mg/E.
b) Q = 1,2E/mg.
c) Q = 1,2m/gE.
d) Q = 1,2mg/E.
e) Q = 0,8E/mg.

Em uma impressora a jato de tinta, gotas de certo tamanho são ejetadas de um pulverizador em movimento, passam por uma unidade eletrostática onde perdem alguns elétrons, adquirindo uma carga q, e, a seguir, se deslocam no espaço entre placas planas paralelas eletricamente carregadas, pouco antes da impressão. Considere gotas de raio igual a 10 μm lançadas com velocidade de módulo v = 20m/s entre placas de comprimento igual a 2,0cm, no interior das quais existe um campo elétrico vertical uniforme, cujo módulo é E = 8,0 ×104 N/C. Considerando que a densidade da gota seja de 1000kg/m3 e sabendo-se que a mesma sofre um desvio de 0,30mm ao atingir o final do percurso, o módulo da sua carga elétrica é de:
a) 2,0 ×10-14C.
b) 3,1 ×10-14C.
c) 6,3 ×10-14C.
d) 3,1 ×10-11C.
e) 1,1 ×10-10C.

Uma partícula de carga q e massa m é lançada com velocidade v, perpendicularmente ao campo elétrico uniforme produzido por placas paralelas de comprimento a, distanciadas de b entre si. A partícula penetra no campo num ponto equidistante das placas e sai tangenciando a borda da placa superior, conforme representado na figura a seguir. Desprezando a ação gravitacional, a intensidade do campo elétrico é:
a) qa/mvb2
b) 22qa/bmv
c) qa/mvb^2
d) 2qa/bmv

Mais conteúdos dessa disciplina