Logo Passei Direto
Buscar
Com relação à competência tributária, assinale a alternativa correta.
(A) A repartição da receita tributária afeta a competência tributária.
(B) A repartição de receita objetiva preservar o pacto federativo e minimizar os efeitos do federalismo assimétrico.
(C) Os impostos de competência do Distrito Federal, por terem natureza de Estado-membro, sofrem repartição de receita.
(D) Territórios Federais possuem competência tributária para legislar.
(E) Uma das características da competência residual é que, no caso das contribuições residuais, estas não se subordinam à anterioridade nonagesimal.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre competência tributária: (A) A repartição da receita tributária afeta a competência tributária. - Esta afirmação não é correta, pois a competência tributária é definida pela Constituição e não é afetada pela repartição da receita. (B) A repartição de receita objetiva preservar o pacto federativo e minimizar os efeitos do federalismo assimétrico. - Esta afirmação é verdadeira, pois a repartição de receitas busca equilibrar as finanças entre os entes federativos. (C) Os impostos de competência do Distrito Federal, por terem natureza de Estado-membro, sofrem repartição de receita. - Esta afirmação não é correta, pois os impostos do Distrito Federal não são repartidos como os dos Estados. (D) Territórios Federais possuem competência tributária para legislar. - Esta afirmação é incorreta, pois os Territórios Federais não possuem a mesma competência tributária que os Estados. (E) Uma das características da competência residual é que, no caso das contribuições residuais, estas não se subordinam à anterioridade nonagesimal. - Esta afirmação é confusa e não reflete corretamente a regra da anterioridade. Após a análise, a alternativa correta é: (B) A repartição de receita objetiva preservar o pacto federativo e minimizar os efeitos do federalismo assimétrico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

De acordo com o que se depreende do texto, analise as assertivas abaixo.
É correto o que se afirma em
I. De acordo com o autor, a busca por modelo de desenvolvimento adequado e satisfatório passa necessariamente pelo Estado, sem o qual não há soberania.
II. Para o autor, o Brasil esteve muito atrasado, nos anos anteriores à publicação, em relação à busca de um modelo de desenvolvimento socioeconômico mais eficiente.
III. O futuro do país passa necessariamente por um modelo que valorize o empreendedorismo e os princípios privados de acumulação.
(A) I, II e III.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) II, apenas.

Levando em consideração o 2º parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, analise as assertivas abaixo.
É correto o que se afirma em
I. A flexão do termo “retomada” no plural obrigaria a flexão de somente mais três palavras para manter adequada a concordância.
II. No primeiro período, pode-se optar pela flexão do verbo “ser” no presente do indicativo, no entanto haveria diferença semântica.
III. A forma “que se deseja construir” pode ser permutada para “que deseja ser construída”, sem prejuízo para o sentido ou para a organização sintática da frase.
(A) I e III, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) I, apenas.
(E) III, apenas.

Levando em consideração o último parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, analise as assertivas abaixo.
É correto o que se afirma em
I. Em “dada a especificidade histórica da sociedade brasileira e latino-americana”, é opcional a flexão no plural do termo destacado, sem a necessidade de quaisquer outras alterações para a manutenção do sentido e da correção gramatical.
II. No penúltimo período, a expressão “em favor de” pode ser substituída pela oração “que vá de encontro a”, sem que haja prejuízo para o sentido ou para a correção gramatical do trecho.
III. No segundo período, a retirada do acento grave indicativo de crase em “à manutenção” gerará uma estrutura sintática válida, porém de sentido diferente do da estrutura original.
(A) I, II e III.
(B) I e II, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) I, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina