Logo Passei Direto
Buscar
A pesquisa científica se traduz como uma sequência de métodos que contribuem para a evolução de uma linha de pensamento. Isso significa que esses processos de investigação norteiam o pesquisador sobre quais caminhos seguir para que seu estudo seja relevante.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre pesquisa científica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Podemos considerar pesquisa científica a atividade realizada por um adolescente que apresenta introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências.
II. ( ) Podemos considerar pesquisa científica a atividade realizada por um adulto na qual, mesmo cumprindo as formalidades do método científico, encontra resultados contrários à hipótese inicial.
III. ( ) Podemos considerar pesquisa científica a atividade realizada por um estudante que escreve um texto inovador sobre cultura escolar em uma avaliação de vestibular.
IV. ( ) Podemos considerar pesquisa científica a atividade realizada por grupos de pesquisa acadêmicos no desenvolvimento de fórmulas inovadoras.
F, V, V, V.
V, V, F, V.
V, F, V, F.
F, V, V, F.
F, F, V, F.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre pesquisa científica: I. ( ) Podemos considerar pesquisa científica a atividade realizada por um adolescente que apresenta introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. É falsa (F). Apenas seguir uma estrutura formal não garante que a atividade seja uma pesquisa científica, pois é necessário que haja um método rigoroso e uma investigação sistemática. II. ( ) Podemos considerar pesquisa científica a atividade realizada por um adulto na qual, mesmo cumprindo as formalidades do método científico, encontra resultados contrários à hipótese inicial. É verdadeira (V). A pesquisa científica é válida independentemente do resultado, e encontrar resultados contrários à hipótese inicial é parte do processo científico. III. ( ) Podemos considerar pesquisa científica a atividade realizada por um estudante que escreve um texto inovador sobre cultura escolar em uma avaliação de vestibular. É falsa (F). Embora o texto possa ser inovador, uma avaliação de vestibular não é uma pesquisa científica, pois não segue um método de investigação sistemática. IV. ( ) Podemos considerar pesquisa científica a atividade realizada por grupos de pesquisa acadêmicos no desenvolvimento de fórmulas inovadoras. É verdadeira (V). Grupos de pesquisa acadêmicos que desenvolvem fórmulas inovadoras geralmente seguem métodos científicos e contribuem para o conhecimento. Portanto, a sequência correta é: F, V, F, V. A alternativa que apresenta essa sequência é: F, V, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir:“O Ministério da Saúde fixou quatro estratos geográficos de interesse, correspondendo a agrupamentos de estados brasileiros, a saber: estados das regiões Norte e Nordeste; estados da região Centro-Oeste e Sudeste exceto São Paulo; estados da Região Sul e, por fim, o Estado de São Paulo, como domínio adicional.”Fonte: TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: . Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo sobre Coleta de Dados, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A Amostragem Aleatória Simples consiste em um sorteio ou seleção espontânea da amostra.
II. ( ) A Amostragem Sistemática se dá quando a população se encontra em um sistema aberto.
III. ( ) A Amostragem Proporcional Estratificada é definida por categorias fluidas e dinâmicas.
IV. ( ) A Amostragem Probabilística permite conhecer a probabilidade de ocorrência de um evento.
V, F, F, V.
V, F, V, F.
F, F, V, F.
F, V, V, F.
F, V, V, V.

Leia o excerto a seguir:“A entrevista como coleta de dados sobre um determinado tema científico é a técnica mais utilizada no processo de trabalho de campo. Através dela, os pesquisadores buscam obter informações, ou seja, coletar dados objetivos e subjetivos. Os dados objetivos podem ser obtidos também através de fontes secundárias tais como: censos, estatísticas, etc. Já os dados subjetivos só poderão ser obtidos através da entrevista, pois que, eles se relacionam com os valores, às atitudes e às opiniões dos sujeitos entrevistados.”Fonte: BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. Vol. 2 nº 1 (3), 2005. Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre entrevista, pode-se afirmar que, se o pesquisador visa abordar realidades pouco conhecidas, recomenda-se o tipo de entrevista:
sem qualquer estrutura, pois oferece linhas de pensamento, argumentação e categorias ao entrevistado.
menos estruturada possível, a fim de coletar os dados junto a informantes-chave que podem ser especialistas no tema em estudo.
semiestruturada a fim de preencher as categorias pré-definidas em uma planilha.
mais estruturada possível, contando com todas as categorias e níveis pré-definidos.
por pauta, a fim de que o entrevistado possa preencher o questionário e suas opções restritas.

Leia o trecho a seguir:“LILACS, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, é o principal índice e repositório da produção científica e técnica da área da saúde publicada nos países da América Latina e Caribe (AL&C). Contém documentos publicados a partir de 1982, incluindo teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos, e artigos de revistas, entre outros. Complementa índices internacionais, como MEDLINE e Web of Science.”Fonte: LILACS. LILACS. 2017. Disponível em: . Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre interesses e motivações de pesquisa, pode-se afirmar que, ao produzir um artigo, o cientista:
cumpre seu papel com a sociedade, ao divulgar seus resultados.
permite a elaboração do seu projeto de pesquisa.
promove a base de dados em que o artigo está disponível.
possibilita a divulgação da sua formação.
busca o financiamento da pesquisa em andamento.

Leia o trecho a seguir:“Em sentido amplo, [...] ‘método em pesquisa significa a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos’. Desta forma, todo trabalho de pesquisa deve ser planejado e executado de acordo com as normas que acompanham cada método.” Fonte: DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01-13. 2008. Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidade de pesquisa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A pesquisa quantitativa considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-los e analisá-los.
Porque:
II. Ela utiliza técnicas de dados como a observação participante, história ou relato de vida, entrevista e outros.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o trecho a seguir:“Testar os procedimentos significa saber se as rotinas e técnicas que vamos utilizar são possíveis de execução com os recursos que dispomos ou iremos necessitar de novos recursos. Ex.: Na realização de pesquisa experimental com cão, é necessário que saibamos manipular o animal, anestesiar e os outros procedimentos da pesquisa. Apenas poderemos começar a pesquisa quando tivermos habilitados o suficiente com os procedimentos e questionários.”Fonte: CASTRO, A. A.; CLARK, O. A. C. Planejamento da pesquisa, 2001. Disponível em . Acesso em: 06 jan. 2019.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos, analise as afirmativas a seguir:
I. O Método Histórico investiga eventos do passado a fim de compreender os modos de vida do presente.
II. No Método Estatístico os dados, depois de coletados, são reduzidos a termos quantitativos, demonstrados em tabelas, gráficos, quadros, etc.
III. O Método Etnográfico se refere a aspectos culturais e consiste no levantamento e na descrição de todos os dados possíveis sobre as sociedades e grupos, com a finalidade de conhecer melhor seus estilos de vida e cultura específica.
IV. Estudo de caso consiste em comparar padrões, costumes, estilos de vida, culturas.
Está correto apenas o que se afirma em: I e IV.
II e III.
I, II e III.
I, III e IV.
I, II e IV.

Leia o trecho a seguir:“Talvez a reflexão mais importante seja a de que qualquer método apresenta prós e contras. O pesquisador deve, sempre, estudar bem o método, porém sem ficar tão preso às normas de conduta metodológicas que, como na fábula indiana, se atenha de tal forma às partes – tromba com uma mangueira, cauda com ponta peluda como uma vassoura, pata grossa como um tronco –, que se esqueça de perceber o todo: o elefante.” Fonte: MARTINEZ, M.; SILVA, P. C. Fenomenologia: o uso como método em Comunicação. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.17, n.2, mai./ago. 2014. Disponível em: . Acesso em 06 jan. 2020. (adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidade de pesquisa, pode-se afirmar que, ao estudar com método científico um objeto a partir de como ele se mostra, sem categorizações prévias, um pesquisador:
está utilizando o método indutivo.
está utilizando o método de campo.
está utilizando o método fenomenológico.
está utilizando o método dedutivo.
está utilizando o método dialético.

Leia o trecho a seguir:“Ao conhecer, caracterizar, analisar e elaborar sínteses sobre um objeto de pesquisa, o investigador dispõe atualmente de diversos instrumentos metodológicos. Sendo assim, o direcionamento do tipo de pesquisa que será empreendido dependerá de fatores como a natureza do objeto, o problema de pesquisa e a corrente de pensamento que guia o pesquisador.”Fonte: SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA; C. D. DE; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Ano I - Número I - Julho. 2009. Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidade de pesquisa, pode-se afirmar que a pesquisa documental é elaborada a partir de:
estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.
levantamento de publicações em bases de pesquisa como BIREME e LILACS.
materiais sem tratamento analítico, reportagens, contratos, diários, etc.
planilhas com dados estruturados e categorizados.
entrevistas realizadas em pesquisa de campo.

Leia o trecho a seguir:“A observação atenta dos detalhes coloca o pesquisador dentro do cenário de forma que ele possa compreender a complexidade dos ambientes psicossociais, ao mesmo tempo em que lhe permite uma interlocução mais competente. Por isto, a observação é mais adequada a uma análise de comportamentos espontâneos e à percepção de atitudes não verbais, podendo ser simples ou exigindo a utilização de instrumentos apropriados.”Fonte: FERREIRA, L. B.; TORRECILHA, N.; MACHADO, S. H. S. A. Técnica de Observação em Estudos de Administração. XXXVI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre técnica de observação, pode-se afirmar que o pesquisador que busca a descrição precisa dos fenômenos ou teste de hipóteses, lança mão da:
observação sistemática.
observação complexa.
observação simples.
observação de dados.
observação participante.

Leia o trecho a seguir:“Este trabalho tem como motivação básica redirecionar a pesquisa em administração, tomando mais efetiva sua contribuição ao desenvolvimento. Propõe-se uma estratégia de pesquisa que procura reorientar o esforço acadêmico para o entendimento de problemas e a melhoria de condições sociais através da aproximação e do comprometimento dos pesquisadores com as comunidades pesquisadas.”Fonte: CAMPOS, A. M. Pesquisa: relevância social, cooperação e abertura a aprendizagem. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 24, n. 4, p. 141- 145, Dez. 1984. Disponível em . Acesso em: 06 jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Interesses e motivações de pesquisa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A justificativa para a realização de uma pesquisa será plausível quando revelar os interesses pessoais do pesquisador.
Porque:
II. Isso é o suficiente para o financiamento público e/ou privado de uma pesquisa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina