Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
A tabela periódica atual está organizada tendo por base a ordem crescente do número atômico dos elementos, classificando-os em famílias e períodos, em função da distribuição eletrônica e do número quântico principal da camada de valência.
Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Se o conjunto de números quânticos n = 3, l = 1 e m = 0 descreve o comportamento do elétron de valência de um átomo X, no estado fundamental, então X é um calcogênio.
( ) Um elemento Y que nas condições ambientes se encontra no estado líquido é formado por átomos representados por 35Y80. Y apresenta 7 elétrons na camada de valência.
( ) A configuração eletrônica de um átomo neutro no estado fundamental é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p2; o número de orbitais vazios remanescentes no nível principal M desse átomo é 6.
( ) Um cátion diatômico A2+ apresenta a configuração eletrônica 3s2 3p6 para o último nível; o número atômico do elemento A é igual a 18.
[A] V, F, F, V
[B] V, F, V, F
[C] F, V, V, F
[D] F, V, F, V
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: ( ) Se o conjunto de números quânticos n = 3, l = 1 e m = 0 descreve o comportamento do elétron de valência de um átomo X, no estado fundamental, então X é um calcogênio. É falsa (F). Os calcogênios estão na família 16 da tabela periódica e têm elétrons de valência na camada p, ou seja, l = 1 não é correto para um calcogênio, pois eles têm l = 0 (s) ou l = 1 (p) com mais de 4 elétrons na camada de valência. ( ) Um elemento Y que nas condições ambientes se encontra no estado líquido é formado por átomos representados por 35Y80. Y apresenta 7 elétrons na camada de valência. É verdadeira (V). O elemento que é líquido à temperatura ambiente e tem 7 elétrons na camada de valência é o bromo (Br), que tem o número atômico 35. ( ) A configuração eletrônica de um átomo neutro no estado fundamental é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p2; o número de orbitais vazios remanescentes no nível principal M desse átomo é 6. É falsa (F). A configuração eletrônica dada corresponde ao elemento germânio (Ge), que tem 4 elétrons na camada de valência (3s2 3p2), e no nível M (n=3) existem 4 orbitais (3s e 3p) e não 6 orbitais vazios. ( ) Um cátion diatômico A2+ apresenta a configuração eletrônica 3s2 3p6 para o último nível; o número atômico do elemento A é igual a 18. É verdadeira (V). A configuração 3s2 3p6 corresponde ao gás nobre argônio (Ar), que tem número atômico 18. Agora, juntando as análises, temos a sequência: F, V, F, V. Portanto, a alternativa correta é: [D] F, V, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Este artigo é prenhe de figuras de linguagem que, além de trazerem nuanças de poeticidade, dão leveza ao texto.
Assinale o trecho que NÃO é constituído por figura de linguagem.
[A] Aqueles traços redondos, argolas inclinadas para a direita como matagal ao vento, engatadas umas às outras, como vagões de trem, que diabos seriam?
[B] A letra de mão, que também atende pelo bonito nome de cursiva, com origem em “correr” e “corrente”, terá ensino facultativo.
[C] Os avanços tecnológicos têm ocorrido velozmente, mas corte tão nítido e abrupto, muro geracional intransponível, ainda estava por vir.
[D] O tipo cursivo, como até os chimpanzés saberiam prever, foi atropelado impiedosamente pela eletrônica.

A respeito de recursos coesivos no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
Assinale a sequência correta.
( ) Em O tempo aí empregado (linha 4), o sentido retomado por aí refere-se ao ensino da letra cursiva.
( ) Em O computador sim (linha 15), a palavra sim substitui a expressão acertou em cheio.
( ) Em Mas nenhum deles acertou em cheio (linha 15), o pronome deles recupera os golpes citados anteriormente – a máquina de escrever e a prensa de Gutemberg.
( ) Em É um mundo que vai embora (linha 24), se substituir um por o, o sentido do final do texto volta ao início dele, devido à expressão história do mundo.
[A] V, V, F, F
[B] V, V, V, F
[C] F, V, V, V
[D] F, F, V, V

selvagem das sociedades sem lei. [...] Não é apenas o excesso de leis que atrapalha, são os absurdos que saem da cabeça do legislador brasileiro. Enquanto isso, leis que realmente ajudariam a fazer do Brasil um país menos pesado para os brasileiros ficam paradas no Congresso Nacional.
A leitura do trecho permite afirmar que o assunto em foco trata de uma crítica
[A] ao descaso do Congresso Nacional em aprovar maior número de leis.
[B] aos estados brasileiros que não cumprem as leis, apesar de terem excelente gestão.
[C] ao excesso de leis que complexizam a vida do brasileiro, das instituições, do país.
[D] aos legisladores brasileiros que não conseguem atingir a modernidade.

Mais conteúdos dessa disciplina