Logo Passei Direto
Buscar
A História Natural da Doença (HND) compreende as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte (Rouquayrol, 1999).
Sobre os períodos que caracterizam a HND são feitas as seguintes afirmações:
I O período pré-patogênico ocorre previamente à instalação do agente patogênico e é caracterizado pela ausência da doença.
II O período pré-patogênico envolve medidas de atenção primária à saúde.
III O período patogênico é caracterizado pela instalação do agente patogênico.
IV O período pós-patogênico é caracterizado pela presença ou ausência de incapacidades ou invalidez conforme a doença que se instalou.
Todas as afirmações são falsas.
Apenas a afirmação II é verdadeira.
Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
Todas as afirmações são verdadeiras.
Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras.
User badge image
Perguntas sobre Epidemiologia

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a História Natural da Doença (HND): I. O período pré-patogênico ocorre previamente à instalação do agente patogênico e é caracterizado pela ausência da doença. Verdadeiro, esse período realmente se refere ao tempo antes da infecção ou instalação da doença. II. O período pré-patogênico envolve medidas de atenção primária à saúde. Verdadeiro, nesse período são implementadas ações de prevenção e promoção da saúde, que são características da atenção primária. III. O período patogênico é caracterizado pela instalação do agente patogênico. Verdadeiro, esse período é quando o agente patogênico se instala e começa a causar a doença. IV. O período pós-patogênico é caracterizado pela presença ou ausência de incapacidades ou invalidez conforme a doença que se instalou. Verdadeiro, esse período refere-se às consequências da doença, que podem incluir incapacidades ou a recuperação. Com base na análise, todas as afirmações (I, II, III e IV) são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: "Todas as afirmações são verdadeiras."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1995, propôs a criação do grupo WHOQOL (World Health Organization Quality of Life) que construiu um instrumento (ferramenta de mensuração, questionário) válido para a avaliação do conceito de qualidade de vida a nível internacional: o instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100).
Sobre os principais usos do WHOQOL-100 são feitas as seguintes afirmações:
I O WHOQOL-100 pode ser aplicado na prática clínica para melhorar a relação médico-paciente e avaliar o resultado do tratamento.
II O WHOQOL-100 somente pode ser aplicado em indivíduos que possuam fluência em dois ou mais idiomas.
III Os resultados obtidos com a aplicação do WHOQOL-100 podem ser úteis na construção e implementação de Políticas Públicas de Saúde.
IV Os pesquisadores em geral podem aplicar os questionários propostos pela OMS, como o WHOQOL-100, em suas pesquisas desde que não modifiquem suas orientações.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Apenas a afirmativa II é falsa.
Todas as afirmativas são falsas.
As afirmativas I, II e III são falsas.
Apenas a afirmativa III é verdadeira.

O principal problema de saúde no Brasil são as iniquidades nas condições sociais e de saúde. A iniquidade na saúde pode ser definida como a presença de diferenças injustas, evitáveis ou remediáveis na saúde de populações ou grupos definidos com critérios sociais, econômicos, demográficos ou geográficos.
Sobre as iniquidades são feitas as seguintes afirmações:
I De acordo com os dados do IBGE, PNAD, 2004, 83% dos domicílios urbanos estão ligados à rede geral de abastecimento de água e apenas 25% dos domicílios rurais recebem água da rede geral.
II Em alguns municípios do Amazonas o percentual de crianças e adolescentes pobres é superior a 90%.
III No Nordeste em 2010 existiam quase meio milhão de jovens analfabetos.
IV A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) segundo a renda familiar em 2000 foi 34,5% nas famílias mais pobres e 15,8% nas famílias mais ricas.
Todas as afirmações são falsas.
Todas as afirmações são verdadeiras.
As afirmações I e IV são verdadeiras.
Apenas a afirmação II é verdadeira.
As afirmações III e IV são verdadeiras.

Os determinantes sociais de saúde exercem importante influência no processo saúde-doença.
Analisando as duas afirmações conclui-se que:
As formas concretas de inserção socioeconômica da população como as condições de trabalho e condições de vida em geral, são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico.
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
As duas afirmações são falsas.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

Em Epidemiologia, os indicadores utilizados com mais frequência para avaliar o risco de um problema de saúde ou para descobrir a situação de morbidade em uma comunidade são as duas medidas básicas da frequência: a prevalência e a incidência.
A taxa de prevalência de uma determinada doença pode sofrer diminuição em virtude da:
Emigração de pessoas sadias.
Maior duração da doença.
Imigração de casos.
Melhora dos recursos diagnósticos.
Maior letalidade da doença.

As doenças são sujeitas a variações com aumentos periódicos em determinadas épocas do ano, geralmente relacionados ao seu modo de transmissão. A propriedade de um fenômeno considerado periódico (cíclico) de repetir-se sempre na mesma estação do ano é a definição de:
Pandemia.
Endemia.
Surto.
Sazonalidade.
Epidemia.

De acordo com a interferência do pesquisador no estudo, o tipo de estudo no qual o pesquisador não se limita à simples observação, mas interfere pela exclusão, inclusão ou modificação de um determinado fator é chamado de:
Intervencional.
Analítico.
Primário.
Secundário.
Observacional.

Mais conteúdos dessa disciplina