Logo Passei Direto
Buscar
No decorrer da disciplina, viu-se que um dos marcos de consolidação do Direito Administrativo é a Revolução Francesa, que foi inspirada no iluminismo, corrente filosófica que defendeu a ideia de separação dos poderes. Meirelles (2008, p. 28) faz importante reflexão acerca do tema: “O impulso decisivo para a formação do Direito Administrativo foi dado pela teoria da separação dos poderes desenvolvida por Montesquieu, L’Espirit des Lois, 1748, e acolhida universalmente pelos Estados de Direito”.
Diante disso, assinale a alternativa correta em relação a quais poderes o Direito Administrativo se aplica.
a. Ao Governo e ao Poder Executivo, apenas.
b. Apenas ao poder Executivo.
c. Aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
d. À Administração Direta e ao Governo.
e. Aos Poderes Executivo e Judiciário.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender a aplicação do Direito Administrativo em relação aos poderes do Estado. O Direito Administrativo regula as atividades da Administração Pública, que está principalmente ligada ao Poder Executivo, mas também pode ter implicações em relação ao Legislativo e ao Judiciário, especialmente no que diz respeito à fiscalização e controle das atividades administrativas. Vamos analisar as alternativas: a) Ao Governo e ao Poder Executivo, apenas. - O termo "Governo" pode ser vago, mas geralmente se refere ao Poder Executivo. No entanto, não abrange completamente a aplicação do Direito Administrativo. b) Apenas ao poder Executivo. - Embora o Poder Executivo seja o principal afetado pelo Direito Administrativo, essa opção é muito restritiva. c) Aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. - Esta opção é mais abrangente e reconhece que o Direito Administrativo pode impactar todos os poderes, especialmente em questões de controle e fiscalização. d) À Administração Direta e ao Governo. - Novamente, "Governo" é vago e não abrange a totalidade dos poderes. e) Aos Poderes Executivo e Judiciário. - Embora o Judiciário tenha um papel na supervisão das ações administrativas, essa opção não menciona o Legislativo. A alternativa que melhor reflete a abrangência do Direito Administrativo, considerando a separação dos poderes e a sua aplicação, é: c) Aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Conforme os ensinamentos de Marcelo Caetano (2008 p. 339), o poder de polícia: “É o modo de atuar da autoridade administrativa que consiste em intervir no exercício das atividades individuais suscetíveis de fazer perigar interesses gerais, tendo por objeto evitar que se produzam, ampliem ou generalizem os danos sociais que a lei procura prevenir”.
Assinale a alternativa correta quanto ao poder de polícia.
a. A atividade administrativa exercida pelas entidades, órgãos e agentes da administração pública para limitar e condicionar o exercício das liberdades individuais, bem como os atributos do exercício do direito de propriedade, como o uso, o gozo e a disposição da propriedade, para que sejam adequados conforme o interesse público e bem estar da coletividade.
b. A atividade administrativa exercida pela polícia civil e penal para limitar e condicionar o exercício das liberdades individuais, bem como os atributos do exercício do direito de propriedade, como o uso, o gozo e a disposição da propriedade, para que sejam adequados conforme o interesse público e bem estar da coletividade.
c. A atividade administrativa exercida pelas entidades, órgãos e agentes da administração pública para limitar e condicionar o exercício das liberdades individuais, bem como os atributos do exercício do direito de propriedade, sem direito à indenização.
d. A atividade administrativa exercida pelo poder legislativo para limitar e condicionar o exercício das liberdades individuais, bem como os atributos do exercício do direito de propriedade, como o uso, o gozo e a disposição da propriedade, para que sejam adequados conforme o interesse público e bem estar da coletividade.
e. A atividade administrativa exercida pelas entidades, órgãos e agentes da administração pública para limitar e condicionar o exercício do direito de ir e vir, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina