Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
No direito penal brasileiro aplica-se para o tempo do crime o momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o tempo do resultado. Neste caso, trata-se da:
Escolha uma opção:
a. Teoria da ação.
b. Teoria da ubiquidade.
c. Teoria do resultado.
d. Teoria do tempo certo.
e. Teoria da atividade.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções em relação ao que diz o direito penal brasileiro sobre o tempo do crime. A afirmação menciona que se aplica o momento da ação ou omissão, mesmo que o resultado ocorra em outro momento. Isso se refere à forma como o direito penal considera o tempo em que a conduta criminosa foi realizada. Vamos analisar as alternativas: a. Teoria da ação - Foca no momento em que a ação ou omissão ocorre, que é o que a afirmação menciona. b. Teoria da ubiquidade - Refere-se a situações em que a ação e o resultado ocorrem em lugares diferentes, mas não é o foco da afirmação. c. Teoria do resultado - Foca no momento em que o resultado ocorre, o que não se aplica aqui. d. Teoria do tempo certo - Não é uma teoria reconhecida no direito penal brasileiro. e. Teoria da atividade - Também se refere ao momento da ação, mas é mais comum associá-la à atividade em si. Diante disso, a alternativa que melhor se encaixa na descrição dada é: a. Teoria da ação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Direito Penal Positivo é visto pela doutrina como um conjunto de leis criadas ou reconhecidas pela comunidade politicamente organizada, cuja vontade do Estado impõe a todos os cidadãos o cumprimento, através da coerção, que é a pena. Ainda, sendo a doutrina majoritária, o Direito Penal Positivo, é:
Escolha uma opção:
I - Finalista.
II - Valorativo.
III - Sancionador.
a. Todas estão corretas.
b. Todas estão incorretas.
c. Apenas a II e III estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Apenas a III está correta.

Analise as assertivas e julgue verdadeiro ou falso:
( ) O princípio da inocência está previsto na Constituição Federal de 1988 de forma expressa e diz que todas as pessoas são inocentes até que se prove o contrário, e assim sendo, é permitida a prisão penal do réu após a produção de prova nos casos em que restar demonstrada sua culpa.
( ) Os efeitos causados pelo princípio constitucional da presunção de inocência no ordenamento jurídico nacional incluem a inversão, no processo penal, do ônus da prova para o acusador.
( ) Em relação à aplicação da lei processual penal no espaço, vigora o princípio da territorialidade.
a. V, V, F
b. V, V, V
c. F, F, V
d. V, F, V
e. F, V, V

O que é pena? Bom podemos conceituar a pena como a resposta do Estado a determinado indivíduo, tal qual consequência de uma infração penal praticada. Trata-se do exercício do ius puniendi. Outrora, as penas são restritas ao tipo penal e não são de aplicação automática e desmedida. O julgador deve fazer a análise do fato ao tipo e se manter atento às disposições legais. Como já dito anteriormente, o Direito Penal é um importante instrumento de preservação dos direitos e garantias do indivíduo em face do Estado Punidor. Conforme o conceito, quais são os princípios que regem a teoria da pena?
Assinale alternativas (V) e (F)
( ) Princípio da Legalidade
( ) Princípio da Intransmissibilidade da Pena
( ) Princípio da Individualidade da Pena
( ) Princípio da Proporcionalidade
( ) Princípio da Inderrogabilidade ou Inevitabilidade da Pena
( ) Princípio da Dignidade da Pessoa Humana
a. F-V-V-V-V-V
b. V-V-F-F-V-V
c. V-V-V-V-V-V
d. V-V-V-F-V-V
e. F-F-V-V-V-V

Sobre o Acordo de Não Persecução Penal, julgue as assertivas abaixo com “VERDADEIRO” ou “FALSO”:
Escolha uma opção:
( ) A celebração do acordo de não-persecução penal prescinde de análise do fumus comissi delicti, punibilidade concreta, legitimidade da parte e justa causa.
( ) É possível a celebração do acordo de não-persecução penal na hipótese de crime habitual.
( ) É possível a celebração do acordo de não-persecução penal desde que a infração à qual seja cominada pena mínima inferior a 4 anos e a infração seja cometida sem violência ou grave ameaça à pessoa ou à coisa.
( ) Além das condições legais, é vedado ao Ministério Público incluir outras condições ao investigado, mesmo que proporcionais e compatíveis com a infração praticada.
a. V, V, F, V
b. V, V, F, F
c. F, F, F, F
d. F, V , V,
e. F, V, F, F

Os crimes e as contravenções penais se diferem em sua essência pela gravidade das condutas descritas na lei. Os crimes (delitos) são mais graves devido às suas penas, ou seja, as penas aqui determinadas são de reclusão e detenção e, nas contravenções penais, as penas são de prisão simples e multa e todo crime gera um resultado, que pode se comportar:
Escolha uma opção:
I - Resultado jurídico: Todos os crimes geram resultados jurídicos, por esse motivo os crimes podem ser punidos em sua forma tentada.
II - Resultado naturalístico: Somente os crimes materiais possuem esse tipo de resultado, mas isso veremos em outro tópico.
a. Apenas a II está correta, todo crime gera um resultado naturalístico.
b. I e II estão corretas, todo crime gera um resultado que pode ser jurídico ou naturalístico.
c. Apenas a I está correta, todo crime gera um resultado jurídico.
d. Ambas estão incorretas, pois o resultado gerado pelo crime é mais ético e moral que jurídico.
e. Ambas estão incorretas, pois o resultado gerado pelo crime é jurisprudencial, e não jurídico ou naturalístico.

O Direito Penal é um ramo do Direito público e é chamado do “direito das condutas ilícitas” e se divide em Direito Penal Objetivo e Direito Penal Subjetivo. É a nossa principal fonte, ou seja, é dele que emanam os comandos necessários para que ocorra a repressão aos crimes e se divide em:
Escolha uma opção:
a. Parte Geral: Não trata de crimes. Aqui estão previstas as regras de como os crimes irão se portar de acordo com a conduta de quem os praticou. Essa parte vai do Art. 1º ao Art. 120º. Parte Especial: Aqui estão previstos os crimes em espécie e as normas explicativas, bem como outros institutos que iremos trabalhar. A parte especial está prevista no Art. 121 ao Art. 359. Parte especial 2: Aqui estão previstos outros crimes em espécie e vai do Art. 360 ao 400.
b. Parte Geral: Não trata de crimes. Aqui estão previstas as regras de como os crimes irão se portar de acordo com a conduta de quem os praticou. Essa parte vai do Art. 1º ao Art. 120º. Parte Especial: Aqui estão previstos os crimes em espécie e as normas explicativas, bem como outros institutos que iremos trabalhar. A parte especial está prevista no Art. 121 ao Art. 359.
c. Não possui nenhuma divisão.
d. Parte Especial: onde estão previstos os crimes em espécie e as normas explicativas, bem como outros institutos que iremos trabalhar. A parte especial está prevista no Art. 1º ao Art. 359.
e. Parte Geral: Não trata de crimes. Aqui estão previstas as regras de como os crimes irão se portar de acordo com a conduta de quem os praticou. Vai do Art. 1º ao Art. 359.

Os princípios são os fundamentos que alicerçam determinada legislação, e podem estar expressos na ordem jurídica positiva ou implícitos segundo uma dedução lógica, importando em diretrizes para o elaborador, aplicador e intérprete das normas. Julgue verdadeiro ou falso:
Escolha uma opção:
( ) Devido Processo Legal
( ) Autonomia Privada
( ) Responsabilidade Patrimonial
( ) Juiz Natural
( ) Imparcialidade
a. V, F, F, V, V
b. V, V, V, F, V
c. F, F, F, F, V
d. F, V, V, F, F
e. F, F, V, V, V

O concurso de pessoas se trata de uma prática de conduta ilícita, onde é praticado por duas ou mais pessoas, tendo total vontade e consciência de todos os envolvidos. Considerando o caso acima narrado, Quais são os requisitos para que seja nomeado concurso de pessoas?
Assinale alternativas (V) e (F)
( ) Relevância causal entre as ações
( ) Liame subjetivo entre os agentes e identidade do fato.
( ) Apenas pluralidade de conduta.
( ) Tem que ter a existencia do periculum libertatis.
a. V-F-V-F
b. F-V-F-F
c. V-V-V-V
d. V-V-V-F
e. F-F-F-V

Mais conteúdos dessa disciplina