Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
A inclusão deve ser feita somente para crianças que apresentarem laudos?
a. Sim, e somente para laudos que apontam transtornos de aprendizagem.
b. Não, porém as adaptações só englobam crianças com dificuldades de aprendizagem.
c. Sim, não deve ser feita nenhuma adaptação para crianças sem laudo.
d. Sim, pois deve-se priorizar o ensino tradicional.
e. Não, as adaptações devem ser feitas para qualquer criança que apresentar diferentes desenvolvimentos.
User badge image
psicopedagogia360

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa pergunta, é importante considerar o conceito de inclusão educacional. A inclusão não deve ser restrita apenas a crianças que possuem laudos, pois todas as crianças têm o direito de aprender em um ambiente que atenda às suas necessidades, independentemente de terem ou não um diagnóstico formal. Analisando as alternativas: a) Sim, e somente para laudos que apontam transtornos de aprendizagem. - Esta opção limita a inclusão apenas a crianças com laudos, o que não é adequado. b) Não, porém as adaptações só englobam crianças com dificuldades de aprendizagem. - Embora reconheça que a inclusão não deve ser restrita a laudos, ainda limita as adaptações. c) Sim, não deve ser feita nenhuma adaptação para crianças sem laudo. - Esta opção é muito restritiva e não condiz com os princípios da inclusão. d) Sim, pois deve-se priorizar o ensino tradicional. - Esta opção não considera a diversidade das necessidades das crianças. e) Não, as adaptações devem ser feitas para qualquer criança que apresentar diferentes desenvolvimentos. - Esta opção é a mais adequada, pois reconhece que todas as crianças, independentemente de laudos, podem ter diferentes necessidades e merecem adaptações. Portanto, a alternativa correta é: e) Não, as adaptações devem ser feitas para qualquer criança que apresentar diferentes desenvolvimentos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia, esta área possui duas esferas de atuação, que são a área clínica e a institucional. Elas possuem algumas características que a diferenciam. Assinale a alternativa correta:
a ) No campo clínico o neuropsicopedagogo atua em grupos utilizando de técnicas da psicanálise para entender melhor o aluno. Já no institucional, atua individualmente utilizando-se da psicologia comportamental para intervenções.
b ) No campo clínico, o neuropsicopedagogo atua na investigação e intervenção de possíveis transtornos ou dificuldades de aprendizagem, além de orientar escolas e professores com a forma de melhor trabalhar com o aluno avaliado. Já no campo institucional o trabalho é feito em conjunto, dentro do ambiente escolar, na prevenção e adaptações curriculares necessárias para atender aos alunos.
c ) No campo clínico, o neuropsicopedagogo atua na prevenção de transtornos de aprendizagem, atendendo em grupos e trabalhando juntamente com demais profissionais. Já no campo institucional, ele trabalha individualmente aplicando testes e auxiliando a família.
d ) No campo clínico o neuropsicopedagogo atua de forma individual, utilizando-se de técnicas da psicologia experimental e avaliando o aluno. Já no institucional sua atuação é coletiva, utilizando técnicas de adaptação curricular para melhor desenvolvimento.
e ) No campo clínico, o neuropsicopedagogo atua na orientação e intervenção de necessidades especiais, propiciando melhor adaptação escolar. No campo institucional, o neuropsicopedagogo avalia individualmente e também pode atender clinicamente em ambientes individuais, aplicando testes padronizados dentro do ambiente escolar.

A neurociência é uma grande aliada da educação. Podemos perceber isso por conta das novas descobertas de metodologias e técnicas educacionais atuais.
Por que é importante aliarmos cada vez mais a neurociência com a educação?
a ) Conhecendo as estruturas dos órgãos entende-se melhor como funciona cada um e automaticamente, como cada um se comporta no organismo, o que auxilia nas aulas de ciências no ambiente escolar.
b ) Conhecendo a biologia e como fisiologicamente acontece a aprendizagem, tem-se melhores práticas e resultados mais eficazes destas, além de dar suporte para perceber e intervir com os alunos que possuem dificuldade ou transtornos de aprendizagem, assim como com os demais que não possuem deficiências.
c ) Não há evidências de que é importante aliar a educação com a neurociência, uma vez que uma não tem relação com a outra.
d ) A neurociência não tem grande importância para educação, até porque muitas teorias nunca se aplicarão às práticas da sala de aula.
e ) As aulas de ciências sairão ganhando quando um professor entender melhor do funcionamento cerebral, suas aulas sobre sistema nervoso terão melhor eficácia. Somente para esses casos a neurociência é importante.

Por que é importante a escola estar atenta às contribuições da neurociência? a) Não há necessidade dessa atualização, pois até hoje temos o mesmo modelo escolar e dá certo. b) Para que se entendam os processos de funcionamento das aulas de ciências, contribuindo para melhor prática do professor nas matérias relacionadas às ciências humanas e biológicas. c) Para se perceber e laudar alunos que possuam transtornos ou dificuldades de aprendizagem, observando e podendo encaminhar para tratamentos alternativos, como também organizar testes convalidados para investigação dentro do ambiente escolar feitos individualmente. d) Para mero conhecimento, até porque a neurociência traz somente teorias e quase nada se aplica à prática de sala de aula. e) Pois é dentro da escola onde ocorre a maior parte da aprendizagem, principalmente a sistematizada. É um campo de trabalho extenso com diversos tipos de crianças e com desenvolvimentos diferentes, mas com a neurociência contribuindo, pode-se ter uma ideia maior e mais abrangente das diferentes formas de aprender e de ensinar, e o que traz resultado ou não.

Em relação aos transtornos específicos de aprendizagem, cite duas ações a se executar para com quem possui prejuízo na escrita:
a ) Precisão na ortografia; tamanho das letras.
b ) Precisão na ortografia; espaço entre as letras.
c ) Precisão na ortografia; precisão na gramática e pontuação.
d ) Precisão na ortografia; coordenação motora.
e ) Precisão na ortografia; caligrafia.

Mais conteúdos dessa disciplina