Logo Passei Direto
Buscar

Mecânica

Outros
A nomenclatura dos cursos e programas de Educação Profissional foram atualizadas nos seguintes termos:
A) Apenas I e III estão corretas. B) Apenas II e III estão corretas. C) Apenas I e II estão corretas. D) Apenas III está correta. E) I, II e III estão corretas.
I “Educação Profissional de nível básico” passou a denominar-se “formação inicial e continuada de trabalhadores”;
II “Educação Profissional de nível técnico” passou a denominar-se “Educação Profissional Técnica de nível médio”;
III “Educação Profissional de nível tecnológico” passou a denominar-se “Educação Profissional Tecnológica, de graduação e de pós-graduação”.
A) Apenas I e III estão corretas.
B) Apenas II e III estão corretas.
C) Apenas I e II estão corretas.
D) Apenas III está correta.
E) I, II e III estão corretas.
User badge image
Desafios para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. “Educação Profissional de nível básico” passou a denominar-se “formação inicial e continuada de trabalhadores”. Essa afirmação está correta, pois houve uma atualização na nomenclatura. II. “Educação Profissional de nível técnico” passou a denominar-se “Educação Profissional Técnica de nível médio”. Essa afirmação também está correta, pois a nomenclatura foi ajustada para refletir melhor o nível de formação. III. “Educação Profissional de nível tecnológico” passou a denominar-se “Educação Profissional Tecnológica, de graduação e de pós-graduação”. Essa afirmação está correta, pois a nomenclatura foi ampliada para incluir as diferentes modalidades de formação. Agora, considerando que todas as afirmações I, II e III estão corretas, a alternativa correta é: E) I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O art. 3º do decreto nº 5154/2004 diz: “Os cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores, referidos no inciso I do art. 1o, incluídos a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização, em todos os níveis de escolaridade, poderão ser ofertados segundo itinerários formativos, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social.”
De acordo com o artigo acima, itinerário formativo significa:
A) “O conjunto de cursos de educação geral e profissional que juntos compõem o currículo do estudante ao final da graduação.”
B) As exigências de cada instituição de ensino nos termos de seu projeto pedagógico
C) A organização por áreas profissionais em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica
D) O conjunto de etapas que compõem a organização da educação profissional em uma determinada área, possibilitando o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos.
E) Os objetivos contidos nas diretrizes curriculares nacionais definidos pelo Conselho Nacional de Educação.

A educação profissional técnica de nível médio é desenvolvida de forma articulada com o Ensino Médio, observando-se:
Em relação às assertivas, estão corretas:
I Os objetivos contidos nas diretrizes curriculares nacionais definidos pelo Conselho Nacional de Educação;
II A carência de cada cidade, levando-se em consideração o ritmo da clientela;
III As normas complementares dos respectivos sistemas de ensino;
IV As exigências de cada instituição de ensino, nos termos de seu projeto pedagógico.
A) I, III, IV.
B) I,II,III.
C) II,III,IV.
D) I,II,IV.
E) I,II,III,IV.

No âmbito do Sistema Federal de Ensino, a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação, é constituída por várias instituições.
Assinale a alternativa em que a instituição citada NÃO é parte deste sistema
A) Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - Institutos Federais.
B) Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.
C) Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ e de Minas Gerais - CEFET-MG.
D) Centros Técnicos de Capacitação de Recursos Humanos com fins lucrativos.
E) Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais.

O Programa Nacional da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), abrange tanto a formação inicial e continuada de trabalhadores, quanto a educação profissional técnica de nível médio, que deverão ter:
A) Uma carga horária mínima de 800 horas para a formação geral e no mínimo 1200 horas para a formação profissional, quando se tratar de formação inicial e continuada de trabalhadores; e uma carga horária mínima de 1000 horas para a formação geral e uma carga horária mínima de 1000 horas para habilitação profissional e técnica.
A) Uma carga horária mínima de 800 horas para a formação geral e no mínimo 1200 horas para a formação profissional, quando se tratar de formação inicial e continuada de trabalhadores; e uma carga horária mínima de 1000 horas para a formação geral e uma carga horária mínima de 1000 horas para habilitação profissional e técnica.
B) Uma carga horária mínima de 1200 horas para a formação geral e no mínimo 200 horas para a formação profissional, quando se tratar de formação inicial e continuada de trabalhadores; e uma carga horária mínima de 1200 horas para a formação geral e uma carga horária mínima de 1200 horas para habilitação profissional e técnica.
C) Uma carga horária mínima de 800 horas para a formação geral e no mínimo 1000 horas para a formação profissional, quando se tratar de formação inicial e continuada de trabalhadores; e uma carga horária mínima de 1200 horas para a formação geral e uma carga horária mínima de 800 horas para habilitação profissional e técnica.
D) Uma carga horária mínima de 800 horas para a formação geral e no mínimo 400 horas para a formação profissional, quando se tratar de formação inicial e continuada de trabalhadores; e uma carga horária mínima de 2000 horas para a formação geral e uma carga horária mínima de 200 horas para habilitação profissional e técnica.
E) Uma carga horária mínima de 800 horas para a formação geral e no mínimo 800 horas para a formação profissional, quando se tratar de formação inicial e continuada de trabalhadores; e uma carga horária mínima de 1600 horas para a formação geral e uma carga horária mínima de 800 horas para habilitação profissional e técnica.

O prazo máximo estabelecido, na lei 11.892/2008, para que o Diretor-Geral, nomeado para o cargo de Reitor da instituição transformada ou integrada em Instituto Federal elabore e encaminhe ao Ministério da Educação a proposta de estatuto e o plano de desenvolvimento institucional do Instituto Federal, assegurando a participação da comunidade, é de:
A) 180 dias
A) 180 dias
B) 120 dias
C) 90 dias
D) 60 dias
E) 30 dias

Dentre as alternativas abaixo, a que NÃO caracteriza forma de extinção do mandato do reitor é:
A) Decurso do prazo.
B) Aposentadoria.
C) Renúncia do cargo.
D) Destituição do cargo.
E) Adiamento da eleição do novo reitor.

Os Institutos Federais tem seus objetivos, finalidades e características próprias.
A alternativa que diz respeito a APENAS os objetivos é:
A) realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade; e estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão sob a perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional;
B) ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica; e desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais;
C) ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos; e desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica;
D) orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal; e constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica;
E) realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico; e desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos.

O professor Raimundo queria candidatar-se ao cargo de Diretor-Geral do Campus, mas sua candidatura NÃO foi aceita porque:
A) Ele era ocupante de cargo efetivo na carreira docente;
B) Tinha cargo efetivo de nível superior da carreira dos técnicos administrativos;
C) Tinha exercido dois mandatos consecutivos neste cargo;
D) Estava na classe de professores associados da carreira do magistério superior;
E) Já tinha exercido um mandato de quatro anos.

Segundo Juvinall e Marshek (2008), a figura abaixo ilustra o “fluxo de força” através de um parafuso e porca utilizados para fixar dois componentes entre si. A compressão entre as roscas do parafuso e da porca ocorre para as roscas numeradas como 1, 2 e 3. Observando a figura assinale V para as afirmacoes verdadeiras e F para as falsas. Em seguida escolha a alternativa correta.
I) ( ) A rosca 1 suportará uma parcela maior da carga distribuída entre as três roscas consideradas quando aplicada a carga. II) ( ) A - representa a linha de fratura por cisalhamento para a rosca do parafuso. III) ( ) B - representa a linha de fratura por cisalhamento para a rosca da porca. IV) ( ) O material da rosca da porca deve ser mais macio do que o do parafuso. V) ( ) A rosca da porca deve ser fabricada com um passo ligeiramente maior do que a rosca do parafuso, de modo que os dois passos sejam teoricamente iguais após a carga ser aplicada.
A) F, V, F, F, V;
B) V, F, F, V, F;
C) F, V, V, F, F;
D) V, F, F, V, V;
E) V, V, V, F, F.

Mais conteúdos dessa disciplina