Logo Passei Direto
Buscar
O SAD detectou 184 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal em junho de 2013. Isso representou um aumento de 437% em relação a junho de 2012, quando o desmatamento somou 34 quilômetros quadrados. Devido a baixa cobertura de nuvens foi possível monitorar 88% do território em junho 2013 enquanto em junho 2012 havia mais nuvens e foi possível monitorar 73% do território.
Em relação à coesão e à coerência textuais, está correto afirmar que:
a) O único elemento coesivo presente no texto é o pronome indefinido “isso”, referente ao desmatamento de 184 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal em junho de 2013.
b) Embora haja elementos coesivos no texto, a presença de mais operadores discursivos orientaria melhor a leitura do texto.
c) Releia o parágrafo: “As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 169 quilômetros quadrados em junho de 2013. Em relação a junho de 2012, quando a degradação florestal somou 15 quilômetros quadrados, houve um aumento de 1078%.” Mantém-se a coerência do parágrafo anterior reescrevendo-o da seguinte forma: “Em junho de 2012, a quilometragem de florestas degradadas na Amazônia Legal foi meramente inferior ao do ano seguinte”.
d) O texto utiliza muitos hiperônimos, hipônimos e sinônimos do campo semântico predominante no texto.
e) Os dados apresentados no texto não lhe conferem consistência e relevância, fatores importantes de coerência.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à coesão e coerência do texto apresentado: a) O único elemento coesivo presente no texto é o pronome indefinido “isso”, referente ao desmatamento de 184 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal em junho de 2013. - Essa afirmação é incorreta, pois o texto possui outros elementos coesivos além do pronome "isso". b) Embora haja elementos coesivos no texto, a presença de mais operadores discursivos orientaria melhor a leitura do texto. - Essa opção pode ser considerada verdadeira, pois a adição de mais operadores poderia melhorar a fluidez e a compreensão do texto. c) Releia o parágrafo: “As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 169 quilômetros quadrados em junho de 2013. Em relação a junho de 2012, quando a degradação florestal somou 15 quilômetros quadrados, houve um aumento de 1078%.” Mantém-se a coerência do parágrafo anterior reescrevendo-o da seguinte forma: “Em junho de 2012, a quilometragem de florestas degradadas na Amazônia Legal foi meramente inferior ao do ano seguinte”. - Essa reescrita não mantém a coerência, pois altera o sentido original. d) O texto utiliza muitos hiperônimos, hipônimos e sinônimos do campo semântico predominante no texto. - Essa afirmação é um pouco vaga, mas o texto não parece explorar amplamente esses recursos. e) Os dados apresentados no texto não lhe conferem consistência e relevância, fatores importantes de coerência. - Essa afirmação é incorreta, pois os dados apresentados são relevantes e consistentes para a análise do desmatamento. Após essa análise, a alternativa que parece mais correta é a b), pois reconhece a presença de elementos coesivos, mas sugere que mais operadores discursivos poderiam melhorar a leitura do texto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em seu romance A geração da Utopia, o escritor angolano Pepetela retrata parte do processo histórico que envolveu a construção da nação angolana. Escrito em Berlim e editado inicialmente em Portugal, o livro contempla trinta anos de história de um grupo de jovens angolanos que vão estudar em Lisboa, posteriormente se engajam na luta armada pela independência de Angola e, finalmente, vivem as contradições da chegada ao poder. A partir dos referenciais teóricos da História Social da Cultura e levando em conta o processo de independência dos países africanos ao longo do século XX, é CORRETO afirmar que:
Assinale a alternativa CORRETA.
A( ) sendo o romance uma narrativa ficcional e, portanto, uma invenção do autor, não pode ser tomado como fonte confiável para os historiadores, uma vez que estes trabalham com fontes verdadeiras. Nesse sentido, não é pertinente estudar a história de Angola através de sua literatura.
B( ) a partir do romance de Pepetela, sobre o caso de Angola, podemos ter uma boa compreensão do processo de independência dos países africanos, o qual foi marcado exclusivamente pela atuação dos jovens intelectuais que, saídos das então colônias, vão para as metrópoles europeias estudar; lá, mantêm contato com a efervescência política do pós-segunda guerra, que irá influenciá-los nas lutas revolucionárias em seus países.
C( ) Portugal foi a última das metrópoles europeias a admitir a independência de suas colônias africanas. Em Angola, a autonomia deu-se em meio a uma guerra civil entre diferentes facções que lutavam pela emancipação e disputavam o poder.
D( ) a Revolução dos Cravos, nos inícios dos anos 1950, em Portugal, acabou com o governo ditatorial e criou um clima de efervescência democrática, o que influenciou os jovens africanos que lá estudavam; entre estes incluíam-se jovens de Guiné Bissau, Moçambique e Angola, então colônias portuguesas.
E( ) a França foi uma das metrópoles que, ao contrário das demais, atuou favoravelmente à independência dos países africanos, haja vista o caso da Argélia, que se tornou independente através de acordos políticos e diplomáticos.

Mais conteúdos dessa disciplina