Logo Passei Direto
Buscar
A preocupação portuguesa em ocupar a região estava inserida, em um primeiro momento, no contexto da defesa do território.
Assinale a afirmativa que exemplifica corretamente o relato do autor a respeito da posição da coroa portuguesa para a região amazônica.
(A) A defesa do território foi realizada mediante a construção de fortificações, como a do Real Forte Príncipe da Beira (1775), baluarte de proteção que garantia aos portugueses a posse e o domínio da capitania do Maranhão.
(B) A instalação das reduções jesuítas em Chiquitos e Moxos fazia parte de uma política de ocupação lusa do território da bacia amazônica ampliado pelo Tratado de Madrid (1750).
(C) A abertura de caminhos fluviais se deu por expedições, como a de Manuel Félix de Lima que, ao comercializar com os jesuítas de Moxos, mostrou a viabilidade da navegação entre os rios Guaporé, Mamoré, Madeira e Amazonas (1742).
(D) O capitão general Antônio Rolim de Moura, para confirmar a presença lusa, fundou a vila capital, Vila Bela da Santíssima Trindade (1752), à margem direita do rio Jauru, para supervisionar o acesso às minas de Mato Grosso.
(E) A administração pombalina (1750-1777) pretendia consolidar o domínio português na região amazônica mediante a integração de índios e africanos à sociedade colonial, estimulando casamentos interraciais.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas exemplifica corretamente a posição da coroa portuguesa em relação à região amazônica, no contexto da defesa do território. (A) A defesa do território foi realizada mediante a construção de fortificações, como a do Real Forte Príncipe da Beira (1775), baluarte de proteção que garantia aos portugueses a posse e o domínio da capitania do Maranhão. - Esta alternativa menciona fortificações, que estão relacionadas à defesa do território, mas se concentra mais na capitania do Maranhão do que na Amazônia. (B) A instalação das reduções jesuítas em Chiquitos e Moxos fazia parte de uma política de ocupação lusa do território da bacia amazônica ampliado pelo Tratado de Madrid (1750). - Esta alternativa fala sobre a ocupação, mas se refere a reduções jesuítas, que não são diretamente uma ação da coroa portuguesa em termos de defesa territorial. (C) A abertura de caminhos fluviais se deu por expedições, como a de Manuel Félix de Lima que, ao comercializar com os jesuítas de Moxos, mostrou a viabilidade da navegação entre os rios Guaporé, Mamoré, Madeira e Amazonas (1742). - Embora mencione expedições, não se relaciona diretamente com a defesa do território. (D) O capitão general Antônio Rolim de Moura, para confirmar a presença lusa, fundou a vila capital, Vila Bela da Santíssima Trindade (1752), à margem direita do rio Jauru, para supervisionar o acesso às minas de Mato Grosso. - Esta alternativa menciona a fundação de uma vila para confirmar a presença portuguesa, mas não se foca na defesa do território amazônico. (E) A administração pombalina (1750-1777) pretendia consolidar o domínio português na região amazônica mediante a integração de índios e africanos à sociedade colonial, estimulando casamentos interraciais. - Embora mencione a consolidação do domínio, não se relaciona diretamente com a defesa do território. Após analisar as alternativas, a que melhor exemplifica a posição da coroa portuguesa em relação à defesa do território na região amazônica é a (A), pois fala sobre a construção de fortificações, que é uma ação direta de defesa territorial. Portanto, a resposta correta é: (A) A defesa do território foi realizada mediante a construção de fortificações, como a do Real Forte Príncipe da Beira (1775), baluarte de proteção que garantia aos portugueses a posse e o domínio da capitania do Maranhão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O livro de onde foi retirado este fragmento recebeu o nome de Comédias da Vida Privada. O humor deste fragmento é conseguido basicamente pelo seguinte processo:
Assinale a opção que mostra uma substituição inadequada para a expressão sublinhada.
(A) exagerar os dados fornecidos.
(B) misturar momentos distantes do tempo.
(C) criticar as preocupações sociais.
(D) utilizar um vocabulário ultrapassado.
(E) descrever ações de forma grotesca.

Na palavra “falatório”, o sufixo -ório tem o mesmo valor semântico no seguinte vocábulo:
Assinale a opção que apresenta o problema de construção dessa frase do texto.
(A) auditório.
(B) promontório.
(C) laboratório.
(D) relatório.
(E) palavrório.

Assinale a opção que mostra uma substituição inadequada para a expressão sublinhada.
“As tradições matrimoniais se transformaram através dos tempos ...”
(A) sucessivamente.
(B) pré-matrimonialmente.
(C) cronologicamente.
(D) abreviadamente.
(E) finalmente.

Mais conteúdos dessa disciplina