Logo Passei Direto
Buscar
João é arquiteto e Maria é engenheira civil. Ambos trabalham no CAU/RO. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que indica uma proposição com valor lógico verdadeiro.
A) João é arquiteto e Maria não é engenheira civil.
B) Se João não é arquiteto, então Maria é engenheira civil.
C) Se João é arquiteto, então Maria não é engenheira civil.
D) João não é arquiteto ou Maria não é engenheira civil.
E) João não é arquiteto e Maria não é engenheira civil.
User badge image
Portuguesando

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas com base nas informações fornecidas: A) João é arquiteto e Maria não é engenheira civil. - FALSO, pois sabemos que Maria é engenheira civil. B) Se João não é arquiteto, então Maria é engenheira civil. - VERDADEIRO, pois a afirmação "Maria é engenheira civil" é verdadeira, independentemente da condição de João. C) Se João é arquiteto, então Maria não é engenheira civil. - FALSO, pois sabemos que João é arquiteto e Maria é engenheira civil. D) João não é arquiteto ou Maria não é engenheira civil. - FALSO, pois ambas as afirmações são verdadeiras. E) João não é arquiteto e Maria não é engenheira civil. - FALSO, pois sabemos que João é arquiteto e Maria é engenheira civil. Portanto, a alternativa que indica uma proposição com valor lógico verdadeiro é: B) Se João não é arquiteto, então Maria é engenheira civil.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Texto 1 - O egoísmo por detrás do eu lírico Natália Cola de Paula É sabido que a arte da escrita tem a virtude de criar, eternizar, denunciar e embelezar a vida. Ademais, é clichê dizer o quanto ela transmite conhecimento, histórias, momentos e sentimentos, fazendo-nos viajar sem sair do aconchego de nossas casas. Enfim, a escrita tem todas essas funções e características, mas é sob outro prisma que será abordada neste artigo.
As palavras “denunciadora” e “descarregar”, presentes no texto, são formadas por:
a) processos de composição por justaposição.
b) processos de composição por aglutinação.
c) um processo de derivação sufixal e um processo de derivação prefixal, respectivamente.
d) um processo de derivação prefixal e um processo de derivação sufixal, respectivamente.
e) processos de composição prefixal e sufixal, simultaneamente.

No que se refere à colocação pronominal, assinale a alternativa em que o pronome oblíquo destacado está posicionado INCORRETAMENTE.
a) “Muito fala-se dos desdobramentos e reflexos dessa mensagem no leitor (...)”
b) “(...) sonha que seu texto inspire e mude a vida de alguém, ou apenas que lhe abra um leve sorriso e aquiete o coração.”
c) “(...) sem ela, ele simplesmente não vive, pois não se expressa.”
d) “O eu lírico do poeta, por exemplo, necessita da poesia para sobreviver, não apenas a faz por hobby ou prazer (...)”
e) “(...) assim como a poesia, que liberta o poeta de suas próprias amarras, trazendo-o à luz de fora da caverna.”

Em relação à função dos vocábulos no texto, assinale a alternativa correta.
a) O vocábulo destacado em “É olhando através desse prisma que analisaremos a escrita.” é uma das formas do verbo “analisar” que, nessa construção, está conjugado na primeira pessoa do plural, no tempo futuro do presente, expressando uma ação que ainda vai acontecer.
b) O vocábulo destacado em “(...) o poeta ou o escritor tem seu lado altruísta (...)” é um advérbio que, nessa construção está sendo usado para caracterizar um dos lados do poeta.
c) O vocábulo destacado em “[o poeta] sonha que seu texto inspire e mude a vida de alguém (...)” é um pronome relativo que, nessa construção, tem, junto com a preposição “de”, função de complemento nominal.
d) O vocábulo destacado em “Fazendo uma analogia, a poesia está para o poeta como a lágrima está para aquele que sofre.” é um substantivo feminino que, nessa construção, tem função de adjetivo, caracterizando uma atitude do poeta.
e) O vocábulo destacado em “Portanto, a poesia é para o poeta e o texto é para o escritor, puraliberdade (...)” é um substantivo feminino que, nessa construção, junto ao adjetivo “pura”, tem função de objeto direto.

Em relação ao acento gráfico, assinale a alternativa correta.
a) Os vocábulos “estão” e “reflexão” são acentuados graficamente, porque todos os paroxítonos terminados em “ão” devem receber acento.
b) Os vocábulos “alguém” e “também” são acentuados graficamente, porque todos os vocábulos oxítonos terminados em “em/ ens” devem receber acento.
c) Os vocábulos “lírico” e “caráter” são acentuados graficamente, porque todos os proparoxítonos devem receber acento.
d) Os vocábulos “está” e “há” são acentuados graficamente, porque todo monossílabo tônico terminado em “a” deve receber acento.
e) Os vocábulos “lágrima” e “crítica” são acentuados graficamente, porque todos os paroxítonos terminados em “a” devem receber acento.

Assinale a alternativa em que a grafia de todas as palavras está de acordo com a ortografia oficial e com as regras de acentuação gráfica das palavras da Língua Portuguesa.
(A) Por psicopatologia compreende-se o ramo da psiquiatria que estuda as causas e a natureza das doenças mentais, ou seja, psicopatologicas.
(B) Por psicopatologia compreende-se o ramo da psiquiatria que estuda as causas e a natureza das doenças mentais, ou seja, psicopatológicas.
(C) Por pscicopatologia compreende-se o ramo da psciquiatria que estuda as causas e a natureza das doenças mentais, ou seja, pscicopatológicas.
(D) Por psicopatologia comprende-se o ramo da psiquiatria que estuda as causas e a natureza das doenças mentais, ou seja, psicopatológicas.
(E) Por pisicopatologia comprende-se o ramo da pisiquiatria que estuda as causas e a natureza das doenças mentais, ou seja, pisicopatológicas

Em relação ao texto “O difícil, mas possível, diálogo entre a arte e a ciência”, assinale a alternativa correta.
Em um contexto pós-revolução científica, é por meio dos trabalhos de Sigmund Freud e Salvador Dalí, os quais representam respectivamente o movimento artístico do surrealismo e o pensamento científico da psicanálise, que se estabeleceu um diálogo entre a arte e a ciência.
a) Em um contexto pós-revolução científica, é por meio dos trabalhos de Sigmund Freud e Salvador Dalí, os quais representam respectivamente o movimento artístico do surrealismo e o pensamento científico da psicanálise, que se estabeleceu um diálogo entre a arte e a ciência.
b) A apropriação que o surrealista Salvador Dalí fez da interpretação científica dos sonhos, proposta pela psicanálise de Sigmund Freud, é um representante do difícil, mas possível, diálogo entre a arte e a ciência, do qual trata o texto.
c) O interessante diálogo entre ciência e arte, sobre o qual trata o texto, faz referência, especificamente, ao evento em que o psicanalista Sigmund Freud recebeu a visita de Salvador Dalí, quando, apesar das dificuldades comunicativas, puderam dialogar os representantes da ciência e da arte daquele momento.
d) Por meio da revolução científica, apesar de terem trazido inegáveis avanços para a humanidade, ciência e arte se distanciaram à medida que o trabalho científico se distanciou do homem comum, já que a arte é produzida de modo intuitivo por esse homem comum.
e) Um dos diálogos entre a ciência e a arte se estabeleceu na psicanálise, por meio da metodologia psicanalítica de interpretação dos sonhos proposta por Sigmund Freud a partir da publicação do livro Interpretação dos Sonhos.

No trecho “Com isso, distanciou-o também da arte, que talhada para captar a essência humana, o faz de maneira basicamente intuitiva.”, o pronome em destaque
(A) trata-se do sujeito também indicado, nesse caso, pela expressão “o trabalho científico”.
(B) trata-se do complemento de objeto direto também indicado, nesse caso, pela expressão “homem comum”.
(C) trata-se do sujeito também indicado, nesse caso, pela expressão “homem comum”.
(D) trata-se do complemento de objeto direto também indicado, nesse caso, pela expressão “o trabalho científico”.
(E) trata-se do complemento de objeto indireto também indicado, nesse caso, pela expressão “o trabalho científico do homem comum”

Em “[...] a retomada desse episódio na peça Histeria, do dramaturgo Terry Johnson, mostra que não desistimos, e que novas maneiras podem ser tentadas.”, a expressão em destaque
a) se refere ao movimento artístico do surrealismo que se apropriou das teorias da psicanálise.
b) se refere à publicação, em 1899, do livro de Sigmund Freud, Interpretação dos Sonhos.
c) se refere à tradução do livro Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud, para o espanhol.
d) se refere à revolução científica que resultou no distanciamento entre ciência e arte.

A matriz, considerada nas questões, é particularmente curiosa, porque, ao considerarmos o produto Mn = M.M.M..... .M (n fatores), observa-se a geração da sequência de Fibonacci.
Para todo número inteiro positivo n, a soma das matrizes Mn e Mn+1 é igual a matriz
a) M2n+3.
b) M2n+1.
c) Mn+2.
d) Mn+3.

No sistema de numeração decimal, o número inteiro representado pelo produto 87.255 é formado por n algarismos. O número n é igual a
a) 14.
b) 12.
c) 13.
d) 11.

Mais conteúdos dessa disciplina