Logo Passei Direto
Buscar
O indivíduo sente a emoção através dos impulsos nervosos que levam os estímulos do meio externo ao cérebro, então ocorre o seu processamento junto com as emoções reafirmando que o quociente emocional (QE) é tão importante quanto o intelectual, um não deve ser superior ao outro, mas estar em uma sincronia. Para esse autor há a distinção de duas mentes: uma que sente, e outra que pensa.
Qual das alternativas abaixo dizem respeito à um trecho escrito por Goleman que ratifica essa afirmação?
a. Segundo Goleman “a mente racional não decide que emoções devemos ter, o que ela pode fazer é enganar essas emoções e trocá-las por outra, tornando o indivíduo mais confortável’’.
b. Segundo Goleman “a mente racional decide que emoções podemos ter, e também pode controlar o curso dessas reações”.
c. Segundo Goleman ‘’a mente racional não decide que emoções devemos ter, o que ela pode fazer é controlar o curso dessas reações”.
d. Segundo Goleman “a mente racional não decide que emoções devemos ter, o que ela pode fazer é interromper o curso dessas reações”.
e. Segundo Goleman ‘’ “a mente é irracional nesse sentido, pois não controla as emoções, sendo um instinto diretamente automático’’.
User badge image
ExpressãoComunicativa

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao que Goleman afirma sobre a relação entre a mente racional e as emoções. a) "Segundo Goleman “a mente racional não decide que emoções devemos ter, o que ela pode fazer é enganar essas emoções e trocá-las por outra, tornando o indivíduo mais confortável’’." - Essa afirmação não reflete exatamente a ideia de Goleman sobre a mente racional. b) "Segundo Goleman “a mente racional decide que emoções podemos ter, e também pode controlar o curso dessas reações”." - Essa afirmação contradiz a ideia de que a mente racional não decide as emoções. c) "Segundo Goleman ‘’a mente racional não decide que emoções devemos ter, o que ela pode fazer é controlar o curso dessas reações”." - Essa afirmação está mais alinhada com a ideia de que a mente racional não determina as emoções, mas pode influenciar como reagimos a elas. d) "Segundo Goleman “a mente racional não decide que emoções devemos ter, o que ela pode fazer é interromper o curso dessas reações”." - Essa afirmação também é válida, mas não é a mais precisa em relação ao controle das reações. e) "Segundo Goleman ‘’a mente é irracional nesse sentido, pois não controla as emoções, sendo um instinto diretamente automático’." - Essa afirmação não reflete a ideia de que a mente racional pode ter algum controle sobre as emoções. Após analisar as alternativas, a que melhor representa a afirmação de Goleman sobre a relação entre a mente racional e as emoções é: c) Segundo Goleman ‘’a mente racional não decide que emoções devemos ter, o que ela pode fazer é controlar o curso dessas reações”.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Apesar das grandes mudanças nos processos produtivos, adaptação e evolução tecnológica de materiais e maquinários, a saúde do trabalhador ainda encontra-se em uma posição muito vulnerável, o adoecimento ainda é uma grande presença nos ambientes organizacionais, em decorrência da repetição dos movimentos para executar as tarefas e do excesso de informações imposto pela informatização das tarefas.
O Mendes (1999, p. 25) sugere algumas ações básicas para a melhoria do quadro acima exposto. Com base no texto acima e no que foi estudado a unidade, analise as asserções a seguir e assinale a resposta que corresponda com as ações básicas propostas por Mendes.
I - Busca da compreensão das relações (do nexo) entre o trabalho e a saúde-doença dos trabalhadores que se refletem sobre a atenção à saúde prestada.
II - A possibilidade/necessidade de mudanças dos processos de trabalho – das condições e dos ambientes – em direção à humanização do trabalho.
III - O exercício de uma abordagem multidisciplinar e intersetorial das ações na perspectiva da totalidade, buscando a superação da compreensão e intervenções estanques e fragmentadas sobre a questão.
IV – A participação dos trabalhadores, enquanto sujeitos de sua vida e sua saúde, capazes de contribuir com seu conhecimento para o avanço da compreensão do impacto do trabalho sobre o processo saúde-doença e de intervir politicamente para transformar esta realidade.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. II e III apenas.
c. II, III e IV apenas.
d. I e IV apenas.
e. I, II e III apenas.

Existem classificações que são utilizadas por nós para entendermos e definirmos cursos de ação frente as patologias, são exemplos mais comuns a CID – Classificação Internacional de Doenças e o DSM-V, o famoso manual americano de doenças mentais, há cerca de 300 anos Ramazzini construiu uma classificação empírica da onde, segundo Mendes (1999, p. 37), podemos pegar algumas características para iniciarmos uma sistematização da Patologia do Trabalho.
Com base no texto e os estudos analisados até aqui, leia as asserções a seguir e assinale a alternativa que está de acordo com as características da sistematização da patologia do trabalho.
I - As doenças diretamente causadas pela nocividade da matéria manipulada que dão origem às doenças profissionais.
II - As doenças ligadas pela radiação de grandes empresas, que dão origem às doenças dos profissionais que atuam diretamente com elas.
III - As doenças produzidas pelas condições de trabalho: posições forçadas, inadequadas, em pé, sentado, inclinado, encurvado.
IV – As doenças produzidas pelas condições do indivíduo pré-determinados (tanto físicas como mentais) que são potencializadas com o ambiente ao seu redor.
a. I e IV apenas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. II e IV apenas.
d. II e IV apenas.
e. I e III apenas.

Rodrigues (2001), afirma que a forma de Gestão vai influenciar de maneira contundente os aspectos relacionados à qualidade de vida existente nos ambientes de trabalho. O autor enfatiza a necessidade de uma ação mediadora por parte dos gestores para estabelecer um ambiente de trabalho mais sinergético e harmonioso.
Para Chiavenato (1999) a maneira ideal para que alcancemos essa construção ambiental é primeiramente promover um tipo de mudança, qual seria? Assinale a resposta correta.
a. Mudança de ótica do trabalhador, valorizando suas habilidades e não sua mão de obra.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Enxergar o trabalhador como pessoa e respeitando seu potencial.
d. Otimizar suas habilidades, proporcionando um crescimento pessoal e profissional.
e. Enxergar o trabalhador como pessoa e respeitando seu potencial. Provocar no trabalhador uma visão mais otimista, participativa e integrativa.

A Lesão por esforço repetitivo (LER) é uma lesão/ inflamação, que atinge, especialmente, os membros superiores, sendo a manifestação mais comum a tenossinovite (inflamação dos tendões), os primeiros casos registrados atingiram profissionais digitadores, mas hoje já vem sendo diagnosticada em outros trabalhadores que desempenham funções de caráter repetitivo. O principal sintoma é a manifestação de uma dor difusa impossibilitando a sua localização, de intensidade variável, podendo haver ou não vermelhidão dos membros atingidos.
Conforme os sintomas avançam podem gerar o comprometimento funcional de que maneira? Analise as asserções a seguir e assinale a resposta correta.
I - Comprometimento parcial dos membros atingidos culminando na perda da função o que gera a incapacitação do colaborador em sua função original por um período de tempo mais curto.
II - Comprometimento funcional dos membros atingidos culminando na perda da função o que gera a incapacitação do colaborador em sua função original.
III - Em casos mais leves há o comprometimento da função de preensão impossibilitando a realização pelo indivíduo de tarefas do dia a dia como correr, caminhar, nadar ou se exercitar, podendo o indivíduo se abster das realizações dessas atividades por um período de tempo, até poder novamente estar apto para realizá-los.
IV - Em casos mais graves há o comprometimento da função de preensão impossibilitando a realização pelo indivíduo de tarefas do dia a dia como pentear o cabelo, escovar os dentes, segurar o garfo ou um copo com água.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. I e III apenas.
c. I e IV apenas.
d. II e III apenas.
e. II e IV apenas.

George Elton Mayo (1880-1949) foi o psicólogo americano conhecido com um dos fundadores da escola de relações humanas da filosofia da administração, quais foram seus feitos?
Analise as alternativas e assinale a correta.
a. A experiência pioneira da influência da iluminação possibilitou uma reflexão de como aspectos psicológicos e sociais contribuem para a qualidade de vida do trabalhador.
b. Suas experiências tratando da relevância sobre a iluminação do ambiente no trabalho refletiu sua importância, também, no índice de acidente e na fadiga.
c. A experiência sobre iluminação culminou em análises a respeito da monotonia em ambiente de trabalho.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Sua experiência pioneira em 1927 tratou das influências da iluminação do ambiente na produtividade.

Qualidade de vida é uma atitude diante da necessidade de trabalhar competitivamente, sem menosprezar conceitos como bem-estar, inclusive promovendo-os por meio de programas de qualidade comprometidos com a inovação, resgate e promoção de talentos, limites humanos, desenvolvimento e treinamento de habilidades, preservação do meio ambiente e otimização da comunicação, sua falta abre espaço fértil para o surgimento e elevação de níveis de adoecimento físico, mental e emocional dos trabalhadores.
Com base nos estudos feitos até aqui, leia as asserções a seguir e assinale a alternativa que corresponda com o foco e abordagem correta da QVT nos anos de 1969/1975.
I - A QVT dava ênfase aos indivíduos antes de dar ênfase aos resultados da empresa, mas, ao mesmo tempo, era vista como um elo dos projetos cooperativos do trabalho gerencial, seu foco era a variável.
II - A QVT dava ênfase aos indivíduos antes de dar ênfase aos resultados da empresa, mas, ao mesmo tempo, era vista como um elo dos projetos cooperativos do trabalho gerencial. Seu foco era a abordagem.
III - A QVT foi tratada como reação individual ao trabalho ou às consequências pessoais de experiência do trabalho, seu foco era a variável.
IV - A QVT é vista como conceito global e como uma forma de enfrentar os problemas de qualidade e produtividade, seu foco era o método.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. II apenas.
c. IV apenas.
d. III apenas.
e. I apenas.

A expressão qualidade de Vida tem sido usada frequentemente para descrever valores ambientais e humanos, A origem do conceito segundo França e Rodrigues (1999), é ligado às condições humanas e éticas do trabalho, compreendendo desde a exposição a riscos ocupacionais oferecidos pelo ambiente físico, os padrões de relação entre o trabalho contratado e o reconhecimento/retribuição proposta, implicações éticas e ideológicas, até dinâmica do uso do poder formal e informal.
Com base nesse texto e os estudos feitos na unidade, analise as asserções a seguir e assinale a alternativa que responda a seguinte questão: Para Rodrigues, o que é qualidade de vida no ambiente de trabalho?
I - Qualidade de vida no trabalho é uma compreensão abrangente e comprometida das condições de vida no trabalho, que inclui aspectos do bem-estar e garantia de saúde e segurança física, mental e social.
II - Qualidade de vida no trabalho é uma compreensão abrangente e comprometida das condições de vida no trabalho, que inclui aspectos da infraestrutura do local, pontos cruciais para possíveis acidentes, condições de alojamento entre outros fatores.
III - Qualidade de vida no trabalho é uma compreensão abrangente e comprometida das condições de vida no trabalho, que inclui aspectos que possibilitam a capacitação para realizar tarefas com segurança e bom uso da energia pessoal.
IV - Qualidade de vida no trabalho é uma compreensão abrangente e comprometida das condições de vida no trabalho, que inclui aspectos especialmente ligados ao bem estar dos colaboradores dentro do ambiente de produtividade.
a. II e III apenas.
b. I e III apenas.
c. I e IV apenas.
d. I, II e III apenas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina